Entoloma com pernas ásperas: foto e descrição

Nome:Entoloma de pernas ásperas
Nome latino:Entoloma hirtipes
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Agaricus acceptandus, Nolanea acceptanda, Rhodophyllus hirtipes, Agaricus hirtipes, Nolanea hirtipes
Características:
  • Grupo: lamelar
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Visualizar: Entoloma hirtipes

O entoloma de pernas ásperas é uma espécie não comestível da família Entolomov. Cresce em florestas de coníferas e mistas em pequenas famílias. Como o cogumelo contém toxinas, é necessário conhecer seus dados externos para que não caia acidentalmente na cesta e não cause intoxicação alimentar.

Como é o Entoloma com pernas ásperas?

O entoloma de pernas ásperas é um representante não comestível do reino dos cogumelos. Para não prejudicar a si mesmo e aos seus entes queridos, o conhecimento de Entola Shershavonozhkova deve começar com uma descrição.

Descrição do chapéu

Em um estágio inicial de crescimento, o cogumelo tem uma pequena tampa em forma de sino. Com a idade, a superfície adquire uma forma hemisférica com uma ligeira elevação no centro. O chapéu é coberto por uma fina pele marrom-escura, que muda de cor para um café claro no tempo seco.

A polpa é frágil e densa, colorida para combinar com a cor da capa. Quando quebrado, um odor desagradável aparece. A camada de esporos é formada por placas raras que crescem parcialmente até o pedículo. Em espécimes jovens, eles são brancos como a neve, tornam-se rosados ​​e adquirem uma cor marrom claro com a idade.

Importante! A espécie se reproduz por esporos angulares, que estão localizados em um pó de esporo rosa.

Descrição da perna

A perna da espécie é alta, com 9-16 cm de comprimento, é coberta por escamas claras de café, escurecendo na parte inferior. A polpa é fibrosa, com odor e sabor desagradáveis.

O cogumelo é comestível ou não

O entoloma de perna áspera é um cogumelo que não é comido. A polpa contém toxinas, por isso pode causar intoxicação alimentar se ingerida. Para não prejudicar a saúde, é necessário ter uma ideia da aparência e saber prestar os primeiros socorros em caso de envenenamento.

Sintomas de envenenamento, primeiros socorros

Sintomas de intoxicação com o uso de entoloma de pé áspero:

  • náusea;
  • fraqueza;
  • vômito;
  • respiração rápida;
  • dor na região epigástrica.
Importante! Com intoxicações graves, a temperatura sobe, aparece bradicardia.

Quando os primeiros sinais aparecerem, você deve fornecer imediatamente os primeiros socorros:

  • Por favor, chame um médico;
  • fornecer ao paciente uma posição horizontal e liberação de roupas embaraçosas;
  • criar acesso de ar fresco;
  • forneça uma bebida abundante;
  • dê à pessoa envenenada adsorventes e laxantes.

Onde e como cresce

Na Rússia, esta espécie é extremamente rara. Pode ser visto entre árvores decíduas e abetos, em clareiras ensolaradas, entre arbustos de baga. Cresce em pequenos grupos, raramente espécimes únicos. A espécie começa a frutificar a partir de julho, vai até as primeiras geadas.

Duplas e suas diferenças

Entoloma de pernas ásperas tem um gêmeo venenoso. A primavera é uma espécie pequena, de cor marrom escura. O gorro é pequeno, de formato hemisférico, a perna é fina e longa. Prefere crescer em grupos nas regiões temperadas. Começa a frutificar a partir do final de maio, o período vai até meados de julho. O cogumelo não é comestível; quando comido, causa uma leve intoxicação.

Conclusão

O entoloma de perna áspera é uma espécie não comestível que cresce em pequenas famílias em florestas mistas e de coníferas.Para não errar na escolha e não prejudicar a saúde, você não deve coletar presentes da floresta relacionados a esta espécie.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção