Contente
O entoloma de jardim é um cogumelo comestível que requer tratamento prévio. Tem um sabor agradável, porém pode ser confundido com equivalentes tóxicos, por isso é importante estudar as características e a estrutura do entoloma comestível.
Qual é a aparência do cogumelo de jardim Entoloma?
O fungo, também denominado podlivnik, subancotus, tireóide, corimbose, entoloma florestal ou abrunheiro, tem uma aparência bastante reconhecível. Tanto o gorro quanto o caule do cogumelo apresentam traços característicos.
Descrição do chapéu
A forma da tampa do entoloma de jardim depende da idade. Nos jovens subslivniks, é convexo e, à medida que cresce, torna-se prostrado e convexo-côncavo, com um pequeno tubérculo no centro. Uma foto de um entoloma de jardim mostra que as bordas da tampa são onduladas e irregulares. A superfície da pele é sedosa e fibrosa ou lisa e pegajosa durante a estação das chuvas.
Os entolomos de jardim jovens são geralmente de cor esbranquiçada, mas com a idade adquirem tons rosados, acinzentados e até avermelhados. Na parte inferior da tampa existem placas finas rosadas, largas e esparsas.
Descrição da perna
O entoloma de jardim Entoloma Clypeatum pode subir em um caule acima da superfície do solo até 10-12 cm. O diâmetro do caule pode chegar a 2-4 cm, é de forma cilíndrica e muitas vezes fortemente torcido. Nos cogumelos jovens, a perna é densa e quebradiça, nos adultos é oca, ligeiramente sulcada na parte superior e espessada na parte inferior. A cor da haste do entoloma de jardim pode variar de esbranquiçado a ligeiramente rosa ou cinza.
É possível comer Entoloma jardim ou não
O cogumelo possui polpa densa e fibrosa, acastanhada ou branca. O entoloma de jardim emite um leve aroma de pó, geralmente tem um gosto insosso.
De acordo com a classificação dos alimentos, o entoloma pertence aos cogumelos comestíveis condicionalmente. Você pode comê-lo, mas primeiro o cogumelo deve ser bem lavado, descascado e fervido por cerca de 20 minutos.
Como cozinhar jardim Entoloma
Você pode comer entoloma comestível cozido, frito ou em conserva. Após a preparação preliminar, que consiste na lavagem e limpeza do cogumelo, o sub-creme torna-se apto para uso posterior.
Como conservar o jardim Entoloma
Uma receita popular para fazer entoloma de jardim é a decapagem, que permite prepará-lo para o inverno. Você pode se preparar da seguinte maneira:
- Primeiro, cerca de 3 kg de cogumelos lavados e descascados são fervidos por 20 minutos.
- Em seguida, em outra panela, despeje a água sobre 3 colheres grandes de sal, 4 colheres pequenas de açúcar, 15 grãos de pimenta-do-reino, 8 pcs. cravos-da-índia secos e algumas folhas de louro.
- Depois que a mistura ferver, os cogumelos cozidos são adicionados à futura marinada e aguardar uma segunda fervura, sendo então fervidos por mais 15 minutos sob a tampa, mexendo regularmente.
Alguns minutos antes de cozinhar, coloque 6 colheres grandes de vinagre de mesa 9% na panela, mexa e desligue o fogo logo. Os entolomos da marinada são colocados em frascos esterilizados preparados, sem esperar pelo resfriamento, e bem aparafusados com tampas.
Entoloma Forest Roast
Um assado saboroso e saudável pode ser preparado a partir do cogumelo entoloma comestível:
- Uma pequena carcaça de frango com peso não superior a 1 kg é cortada, lavada e cortada em pedaços de tamanho médio.
- Em uma frigideira, o frango é frito até ficar meio cozido, pré-sal e pimenta a gosto.
- Cerca de 400 g de cebolas são cortadas em meias argolas, adicionadas à carne do frango e fritas até dourar.
- Uma pequena porção de cogumelos cozidos com entol, cerca de 50 g, é cortada em tiras ou pedaços e também frita durante 20 minutos.
- Frite 50 g de nozes em uma frigideira separada e triture.
- Enxaguar e secar com 50 g de passas.
- O molho de creme de leite é preparado em uma panela - 15 g de manteiga derretida, misturada com 25 g de farinha e salteada até que apareça o aroma reconhecível de nozes torradas.
- Mexendo a farinha continuamente, acrescente 400 g de creme de leite.
Depois de preparados todos os ingredientes do assado, resta arrumá-los em potes de cerâmica. Todos os ingredientes são despejados com molho de creme de leite quente e enviados ao forno pré-aquecido a 180 ° C por 25 minutos.
Receita para salgar o jardim Entoloma
O produto é adequado para fazer picles saborosos e saudáveis. A receita do cogumelo entoloma de jardim é muito simples:
- Os cogumelos frescos são lavados, descascados e fervidos em água com sal 2 vezes seguidas.
- Depois disso, o entoloma é lavado novamente, despejado com água limpa e novamente colocado no fogo.
- Os cogumelos são fervidos por uma hora.
- Camadas densas são colocadas em um frasco estéril, borrifando abundantemente cada camada com sal.
Além do sal, deve-se adicionar ao entoloma alho picado e sementes frescas de endro. Em seguida, o pote é fechado, a tampa pressionada com opressão e os cogumelos são retirados da geladeira por dois dias.
Onde e como cresce
O entoloma de jardim é um cogumelo especialmente comum nas regiões do norte da Rússia, incluindo a região de Leningrado. Geralmente cresce em florestas mistas e decíduas, forma uma simbiose com carvalhos, bétulas e freixos. Você pode ver o cogumelo em prados e ao longo de estradas, em gramados e em jardins.
É freqüentemente encontrado em chalés de verão sob árvores frutíferas e arbustos - macieiras e pereiras, espinheiro e abrunheiro, ao lado de rosas. Esta é a razão do nome de entoloma - jardim. Normalmente, o cogumelo cresce em grupos e é bastante grande.
Duplas e suas diferenças
O entoloma de jardim tem várias contrapartes, não só comestíveis, mas também francamente venenosas. Você precisa saber como eles se parecem, para não comer acidentalmente um cogumelo tóxico, e estudar cuidadosamente a foto do cogumelo entoloma de jardim.
Entoloma marrom claro
Este cogumelo comestível pertence ao mesmo gênero da variedade de jardim e, portanto, tem uma estrutura semelhante de cabeça e perna. A cor difere do entoloma da floresta, a tonalidade do fungo é geralmente cinza acastanhado ou esverdeado acastanhado e a perna é brilhante e branca.
Tin Entoloma
Esta variedade pertence à categoria dos cogumelos venenosos, por isso é especialmente importante não confundi-la com entoloma de jardim. O cogumelo tóxico tem um corpo frutífero semelhante em estrutura, mas sua tampa é muito grande, com até 20 cm de diâmetro. O entoloma de estanho se distingue por uma tonalidade clara do gorro, cinza cremoso ou esbranquiçado, e uma perna espessa em forma de taco de até 3 cm de diâmetro.
Uma característica distintiva do entoloma de jardim venenoso é um odor fraco e desagradável que emana da polpa na hora do intervalo. Além disso, o entoloma de estanho não é comum no norte da Rússia.
Entoloma de primavera
Este cogumelo venenoso é muito semelhante às espécies florestais, mas é menor em tamanho e mais escuro na cor. A maneira mais fácil de reconhecer um cogumelo venenoso é pelo tempo de seu aparecimento, ele cresce de final de abril a final de maio, ou seja, em princípio, frutifica numa época em que o entoloma de jardim ainda não pode ser encontrado em prados e jardins.
Jardim da fileira maio
Este cogumelo comestível cresce ao mesmo tempo que a entola e lembra ligeiramente sua cor bege esbranquiçada e sua capa irregularmente convexa. No entanto, a fileira do jardim e o entoloma são muito diferentes, a perna da fileira é mais grossa e não torcida e os pratos na parte inferior são brancos ou creme.
Como distinguir entoloma de jardim de venenoso
As variedades de entoloma são muito semelhantes em estrutura e cor, às vezes é difícil distingui-las, mesmo para um colhedor de cogumelos experiente. Você precisa se concentrar nos seguintes sinais:
- O entoloma de jardim comestível geralmente cresce em massa no início do verão. Se o cogumelo for encontrado no meio da primavera ou próximo ao outono, provavelmente é uma variedade venenosa.
- A maior parte do entholm venenoso tem um odor desagradável perceptível, enquanto o cogumelo comestível tem um odor fresco e inexpressivo.
Conclusão
O entoloma de jardim é adequado para consumo humano, mas requer processamento e preparação adequada. É muito importante ser capaz de distingui-lo de seus homólogos venenosos, caso contrário, os danos à saúde podem ser muito graves.