Entoloma áspero (placa rosa áspera): foto e descrição

Nome:Entoloma áspero
Nome latino:Entoloma asprellum
Um tipo: Não comestível
Características:

Grupo: lamelar

O entoloma áspero é uma espécie não comestível que cresce em solo de turfa, planícies umedecidas e prados relvados. Cresce em pequenas famílias ou espécimes únicos. Uma vez que esta espécie não é recomendada para comer, você precisa conhecer as características da espécie, ver fotos e vídeos.

Qual é a aparência do Entoloma?

O entoloma áspero ou prato rosa áspero é um pequeno cogumelo que cresce na tundra e na taiga, é extremamente raro. Para evitar que a visualização acabe acidentalmente na mesa, você precisa estudar a descrição detalhada do boné e da perna.

Descrição do chapéu

A tampa é pequena, chegando a 30 mm de diâmetro. A forma em forma de sino endireita ligeiramente com a idade, deixando uma pequena depressão. Bordas frágeis são finas e nervuradas. A superfície é coberta por escamas microscópicas e é de cor marrom-avermelhada. A polpa é carnuda, de cor castanha, exala aroma a farinha fresca.

A camada de esporos é formada por placas finas cinza, que mudam de cor para rosa claro durante o período de crescimento. A reprodução ocorre por pequenos esporos, que estão localizados em um pó rosa.

Descrição da perna

A perna é longa e fina, até 6 cm de tamanho, coberta por uma pele lisa e fofa, pintada de cor cinza-azulada. Mais perto do solo, escamas aveludadas esbranquiçadas são claramente visíveis na pele.

Entoloma áspero comestível

Este representante do reino dos cogumelos pertence às espécies não comestíveis. Causa intoxicação alimentar leve quando consumido. Para proteger você e seus entes queridos, catadores de cogumelos experientes recomendam passar por espécimes pouco conhecidos e pouco atraentes.

Onde e como cresce

Entoloma áspero - um raro morador da floresta. Ele prefere crescer em uma planície úmida, em grama densa, em locais de água estagnada em musgo e próximo a juncos. A frutificação começa em julho e vai até o início de outubro.

Duplas e suas diferenças

O entoloma áspero tem gêmeos semelhantes. Esses incluem:

  1. Azulado - uma espécie rara e não comestível que cresce em turfeiras, planícies úmidas e musgo. Você pode reconhecê-lo por seu chapéu em miniatura e haste longa e fina. O corpo do fruto é cinzento escuro, azulado ou castanho. A cor depende do local de crescimento. Carne azulada, insípida e inodora.
  2. Protetor - um cogumelo venenoso com uma tampa em miniatura em forma de cone. A superfície é lisa, após a chuva torna-se listrada translúcida. Frutificando durante todo o período quente, cresce entre as coníferas.
Importante! Existem também espécimes comestíveis na família Entolomov. O mais popular é o cogumelo Entoloma de jardim.

Conclusão

O entoloma áspero é um habitante da floresta não comestível que cresce em locais úmidos. Começa a frutificar de julho a outubro. Como o cogumelo não é comido, durante a caça ao cogumelo você precisa ser extremamente cuidadoso e ser capaz de reconhecer a espécie pela descrição externa.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção