Contente
A capa de chuva fedorenta é uma espécie comum da família Champignon. Sua característica é a cor escura do corpo frutífero e espinhos curvos na superfície. Além disso, o cogumelo exala um cheiro peculiar, que lembra o gás luminescente, pelo qual recebeu o nome. Nos livros de referência oficiais, é listado como Lycoperdon nigrescens ou Lycoperdon montanum.
Descrição da capa de chuva fedorenta
É caracterizada por uma forma não padronizada do corpo da frutificação, portanto, a tampa e a perna da capa de chuva fedorenta são um único todo. A superfície é marrom e densamente coberta por espinhos pendentes que se encaixam bem uns nos outros, formando aglomerados em forma de estrela. A sombra das protuberâncias é muito mais escura do que o tom principal.
A capa de chuva fedorenta tem uma forma reversa em forma de pêra, estreitada para baixo. A parte superior é engrossada, atinge 1-3 cm de diâmetro, a altura é de 1,5-5 cm. Quando maduros, os espinhos caem da superfície, deixando um padrão celular claro sobre fundo castanho. Quando maduro, um pequeno buraco aparece no ápice por onde saem os esporos.
A carne dos espécimes jovens é branca e firme. Posteriormente, adquire uma tonalidade castanho oliva, o que indica a maturação dos esporos. A parte inferior é alongada e estreita e lembra uma perna. Os esporos desta espécie são castanhos esféricos, seu tamanho é de 4-5 mícrons.
Onde e como cresce
Este cogumelo pode ser encontrado em florestas de coníferas e mistas. Ela cresce principalmente em grupos próximos aos abetos. Às vezes, pode ser encontrado em plantações decíduas, o que é extremamente raro. Prefere solos ricos em matéria orgânica e com maior nível de acidez.
Distribuído na Europa e na Rússia Central.
O cogumelo é comestível ou não
Uma capa de chuva fedorenta não é comestível. Não deve ser consumido fresco ou processado. Mesmo os espécimes jovens com carne clara são inadequados para alimentação, ao contrário de outros parentes desta família. No entanto, dado o cheiro característico do cogumelo, é improvável que alguém pensasse em coletá-lo.
Duplas e suas diferenças
Este cogumelo é semelhante a outros membros de sua família. Para poder distingui-los, é necessário estudar os traços característicos.
Gêmeos semelhantes:
- Capa de chuva pérola. O corpo do fruto dos espécimes jovens é verrucoso e de cor clara. Os espinhos são retos e alongados. À medida que amadurece, a superfície torna-se nua e torna-se marrom-ocre. Além disso, a polpa tem um cheiro agradável. Esta espécie é considerada comestível, porém, apenas espécimes jovens devem ser coletados. Seu nome oficial é Lycoperdon perlatum.
- A capa de chuva é preta. O corpo do fruto é inicialmente branco e, em seguida, uma tonalidade marrom claro. A carne dos espécimes jovens é clara e, quando maduros, os esporos adquirem uma cor marrom-avermelhada. Os espinhos na superfície são alongados. Com pouco impacto físico, os crescimentos facilmente caem e expõem a superfície.Um cogumelo é considerado comestível desde que sua polpa permaneça leve. O nome oficial é Lycoperdon echinatum.
Conclusão
Uma capa de chuva fedorenta não é do interesse dos catadores de cogumelos. Esta espécie merece atenção devido ao formato incomum do corpo do fruto. Não será difícil distingui-lo de parentes comestíveis devido ao seu cheiro repulsivo.