Capa de chuva em formato de pêra: foto e descrição, receitas, propriedades medicinais

Nome:Capa de chuva em formato de pera
Nome latino:Lycoperdon pyriforme
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Lycoperdon serotinum, Morganella pyriformis.
Características:
  • Forma: esférica
  • Grupo: gasteromicetos
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Agaricaceae (Champignon)
  • Gênero: Lycoperdon (capa de chuva)
  • Espécie: Lycoperdon pyriforme (capa de chuva em forma de pera)

A capa de chuva em forma de pêra é um dos representantes mais comuns do extenso gênero de capa de chuva pertencente à família Champignon. A polpa de um cogumelo jovem, que ainda não teve tempo de escurecer, é absolutamente comestível, mas em idade avançada não é adequada para alimentação. Freqüentemente, os catadores de cogumelos ignoram indevidamente as capas de chuva em formato de pêra, preferindo coletar mais presentes "genealógicos" da floresta na estação. No entanto, eles estão errados: os corpos jovens de frutificação deste cogumelo podem ser fritos e cozidos, cozidos, secos ou congelados para o inverno. Os pratos de uma jovem capa de chuva em formato de pêra são deliciosos. Além disso, este cogumelo é conhecido por vários benefícios para a saúde. Se desejar, você pode tentar cultivar propositalmente uma capa de chuva em forma de pêra em seu próprio jardim.

Descrição da capa de chuva em forma de pêra

O corpo frutífero de uma capa impermeável em forma de pêra é uma bola branca, estreitada para baixo, na forma realmente se assemelha a uma pêra invertida ou a uma bola de golfe apoiada em uma perna falsa curta. Freqüentemente, o "pseudópode", fortemente fundido com a parte superior, se esconde completamente no musgo, o que faz o cogumelo parecer absolutamente redondo. Os tamanhos dos representantes deste tipo de gabardines são muito pequenos: costumam atingir uma altura de 2 a 4 cm, e o diâmetro de sua parte mais volumosa é de 3 a 7 cm.

Uma capa de chuva em forma de pêra é fácil de encontrar em nossas florestas depois de chuvas quentes.

A cor do cogumelo jovem é muito clara, quase branca. Com a idade, escurece, tornando-se gradualmente marrom escuro. Conforme a capa de chuva em forma de pêra cresce, a estrutura de sua superfície também muda. Em organismos jovens, é granular, coberto com protuberâncias na forma de pequenos espinhos não pontiagudos. Em corpos frutíferos mais velhos, a superfície torna-se lisa, mas freqüentemente aparece uma grande malha nela, sugerindo rachaduras na casca tegumentar espessa. Se o cogumelo não for jovem, pode ser facilmente descascado, como a casca de um ovo cozido.

A polpa das capas de chuva em formato de pêra é branca, com menos frequência cremosa e sua consistência se assemelha ao algodão denso. É bastante comestível, tem um sabor fraco e um agradável aroma a cogumelos. Com o tempo, torna-se mais escuro, adquirindo uma cor marrom-avermelhada, e se transforma em esporos, mudando sua estrutura para solta e depois pulverulenta. Na parte superior do cogumelo, que está totalmente maduro, abre-se um buraco por onde o pó dos esporos escorre e se espalha ao vento.As capas de chuva velhas em forma de pêra não são adequadas para o consumo humano.

Atenção! Popularmente, os cogumelos de capa de chuva podem ser chamados de forma diferente: tabaco de avô ou de lobo, pólvora do diabo, tavlinka do diabo, flap, coletor de poeira, batata-lebre, esponja de abelha, cogumelo de ovo ou ovo da floresta.

Duplas e suas diferenças

Uma capa de chuva em forma de pêra é muito difícil de confundir com outros tipos de capa de chuva. É caracterizada por um "pseudópode" bem definido, bem como pelas peculiaridades de crescimento - geralmente está presente em grandes "famílias" próximas em madeira em decomposição. Este cogumelo não tem contrapartes óbvias.

No entanto, você pode encontrar uma certa semelhança entre capas de chuva em formato de pêra e maltrapilhas. Este último também é um cogumelo comestível. Toda a sua superfície é coberta por manchas brancas de flocos, que lembram algodão. Seu corpo de frutificação varia em cor do creme claro ao marrom avermelhado. Este cogumelo cresce em pequenos grupos ou isoladamente. É encontrado exclusivamente em bosques de carvalhos com clima quente, enquanto seu "irmão" em forma de pêra pode ser facilmente encontrado em qualquer floresta decídua e mista.

A capa de chuva esfarrapada se distingue por "flocos" característicos na pele tegumentar

Outro tipo de capa de chuva comestível que às vezes é confundida com uma em forma de pêra é cabeça larga... Distingue-se pelo seu tamanho relativamente grande (o diâmetro da parte espessada é de 10-15 cm), bem como pela sua forma característica, ligeiramente achatada na parte superior. A superfície desse fungo é de granulação fina, coberta por rachaduras bem definidas. Golovach baggy pode ser encontrado em pequenos grupos ou isoladamente em prados, clareiras, bordas de floresta.

A cabeça é larga, maior em tamanho e parece ligeiramente "achatada" na parte superior

Além disso, você deve saber que na natureza existem vários tipos de pseudo-capa de chuva, unidos no gênero Esclerodermia... Esses cogumelos não são comestíveis e, embora não sejam classificados diretamente como venenosos, se ingeridos em grandes quantidades, podem causar envenenamento ou distúrbios intestinais.

É fácil distinguir a esclerodermia de uma capa de chuva comestível. Esses cogumelos geralmente crescem em "ninhos" de vários pedaços. A pele de aparência falsa é geralmente espessa, densa, coberta com pequenas escamas ou protuberâncias verrucosas. Também pode apresentar pequenas fissuras. A cor da pele da esclerodermia geralmente é amarelada ou ocre, e a cor da carne, mesmo em fungos jovens, é amarelada ou verde-oliva. Às vezes é possível distinguir nele um padrão "mármore", que é formado por listras claras. À medida que o corpo frutífero da escleroderme amadurece, sua parte central escurece perceptivelmente, adquirindo primeiro uma tonalidade cinza-violeta, depois quase preta. A polpa de pseudo-capas de chuva maduras retém uma estrutura densa. O cheiro desses cogumelos é geralmente forte, desagradável.

Esclerodermia vulgaris se refere a pseudo-capas de chuva

Importante! Os chefs europeus às vezes preparam um tempero picante para carnes e aves com base na polpa da esclerodermia jovem. Porém, alertam que a falsa capa de chuva, se consumida em grandes quantidades, é muito perigosa para a saúde.

Onde e como a capa em forma de pêra cresce

A capa de chuva em forma de pêra é encontrada em quase todo o território da Rússia, desde o início de julho até o final de setembro. Pode ser encontrado em florestas decíduas ou mistas, jardins e parques em madeira podre - troncos musgosos de árvores velhas, tocos podres. Às vezes, os restos de uma árvore podem ser enterrados no solo onde esses cogumelos são encontrados. Normalmente, as impermeáveis ​​em forma de pêra crescem em grandes grupos.

Para crescimento e desenvolvimento, uma capa impermeável em forma de pêra requer madeira podre.

Onde na floresta você pode encontrar esse cogumelo e como ele se parece, o vídeo conta em detalhes:

A capa de chuva em forma de pêra é comestível ou não

Os espécimes jovens de uma capa impermeável em forma de pêra com polpa densa e branca são considerados bastante comestíveis. A gama de utilização na cozinha é ampla: na maioria das vezes são secos, mas muitas vezes são fritos, cozidos e grelhados, e também congelados para uso futuro.Esses cogumelos toleram perfeitamente o tratamento térmico - eles praticamente não fervem, não se tornam muito gelatinosos ou moles.

No entanto, todos os itens acima se aplicam apenas a jovens capas de chuva. Uma vez que a polpa do cogumelo comece a escurecer à medida que amadurece, ele não será mais comestível.

Importante! Em nenhum caso você deve coletar capas de chuva em formato de pêra que crescem perto de rodovias, dentro da cidade, perto de instalações industriais.

Seus corpos frutíferos são capazes de absorver substâncias nocivas do ar e da água e acumulá-las por um longo tempo.

Como preparar capas de chuva em formato de pêra

Na verdade, as capas de chuva, incluindo as em formato de pêra, não são muito populares entre os catadores de cogumelos. No entanto, essa atitude em relação a eles é injusta. Uma jovem capa de chuva em forma de pêra fará pratos saborosos maravilhosos se você preparar os cogumelos corretamente e usar receitas comprovadas.

Limpeza e preparação de cogumelos

O pré-tratamento de uma capa impermeável em forma de pêra não é difícil. Inclui as seguintes etapas:

  1. Lavagem completa dos cogumelos em água limpa. Atenção especial deve ser dada à "tampa" redonda, que deve ser cuidadosamente limpa de sujeira e detritos aderentes, bem como partículas grossas de pele.
  2. Em seguida, você precisa limpar as capas de chuva da parte superior da pele. Deve ser apanhado com uma faca conveniente e removido com cuidado.
  3. Depois disso, os cogumelos precisam ser cortados. Os pequenos são divididos ao meio, os grandes - em mais partes. Se, ao mesmo tempo, forem encontrados locais danificados por vermes, eles devem ser eliminados.

O pré-tratamento da capa de chuva em forma de pêra inclui enxágue e limpeza

Como fritar

Muitas pessoas acreditam que as capas de chuva em formato de pêra são mais deliciosas quando fritas. São um excelente assado com sabor a cogumelos que pode ser servido com uma variedade de molhos e acompanhamentos.

Capa de chuva em formato de pera

0,4 kg

Cebola (grande)

1 PC.

Dentes de alho)

2-3 pçs.

Sal

gosto

Óleo de girassol para fritar

 

Preparação:

  1. Enxágue bem as capas de chuva em formato de pêra e remova a pele tegumentar dura. Se necessário, corte em pedaços do tamanho desejado.
  2. Aqueça o óleo em uma frigideira e acrescente os cogumelos. Frite, mexendo ocasionalmente, em fogo alto, até que o conteúdo esteja dourado.
  3. Na fritura, acrescente a cebola cortada em pedaços pequenos. Salgue o prato.
  4. No final do cozimento, acrescente o alho amassado e mexa bem.
  5. Recomenda-se servir o prato quente, após polvilhar com ervas.

O sabor de uma capa impermeável em forma de pêra frita é incomparável

Como secar

Secar capas de chuva em formato de pêra é a forma mais popular de confeccioná-las. Acredita-se que na forma seca, este cogumelo é mais saboroso do que cozido. As capas de chuva assim preparadas podem ser moídas até virar pó e depois adicionadas à base de molhos e primeiros pratos. Em particular, o caldo feito de cogumelos secos deste tipo é muito macio e aromático.

Capas de chuva secas são ótimos primeiros pratos e molhos

Para secar capas de chuva em formato de pêra, elas devem ser lavadas e limpas, removendo a pele dura. Se necessário, corte grandes amostras em vários pedaços. Então você deve escolher o método de secagem mais conveniente:

  1. Arrume os cogumelos sobre uma gradinha e leve ao forno pré-aquecido a 45 ° C, aumentando gradativamente a temperatura até 60 ° C. Mantenha a porta do forno entreaberta. O tempo total de cozimento é de cerca de 3 horas.
  2. Amarre os cogumelos em fios fortes ou arrume-os em uma única camada em bandejas largas forradas com pergaminho e exponha ao ar fresco em um local bem iluminado pelo sol. À noite, é aconselhável levar as assadeiras para um local seco e ventilado. Neste caso, o tempo de secagem demorará vários dias.
  3. Você pode usar um secador elétrico. As capas de chuva devem ser cortadas em chapas de no máximo 1 cm de espessura, colocadas em uma bandeja de metal para secar, definir a temperatura para cerca de 70 ° C e manter por 6-8 horas.

Como congelar

As capas de chuva congelantes em forma de pêra permitem que você preserve seu sabor, forma, aroma e textura por muito tempo. O produto semi-acabado resultante é então usado para os mesmos pratos que podem ser preparados com cogumelos frescos.

Para congelar capas de chuva em formato de pêra, você deve:

  • enxágue os cogumelos frescos;
  • selecione aqueles com polpa branca e limpe suavemente com toalhas de papel;
  • corte-os em rodelas finas, distribua em sacos ou recipientes para congelamento e coloque no congelador da geladeira.

Cogumelos congelados são melhor armazenados em sacos especiais

Aviso! As capas de chuva em formato de pêra podem ser armazenadas congeladas por seis meses. Deve-se lembrar que você não pode congelar novamente os cogumelos.

Como preservar capas de chuva em formato de pêra para o inverno

Outra maneira de preservar capas de chuva em formato de pêra para uso futuro é enlatando em uma marinada. Estes cogumelos são uma excelente preparação caseira, que pode ser degustada após 4-5 dias.

Capas de chuva em formato de pêra

2 l (cogumelos já cozidos)

Sal

2 colheres de sopa. eu.

Açúcar

1-1,5 colheres de sopa. eu.

sementes de endro

1 colher de chá

Pimenta preta (ervilhas)

0,5-1 colher de chá

Cravo

2-3 pçs.

Dentes de alho)

3 pecas.

Vinagre (9%)

4 colheres de sopa. eu.

Preparação:

  1. Para separar as capas de chuva, é aconselhável cortá-las ao meio. Selecione espécimes jovens com polpa branca.
  2. Mergulhe-os em água fria por 20 minutos. Em seguida, enxágue bem e transfira para uma panela, enchendo com água limpa até o topo.
  3. Coloque no fogo, espere ferver e deixe ferver por 15-20 minutos.
  4. Adicione especiarias e ervas. Continue pegando fogo por mais 10 minutos.
  5. Retire do fogão. Despeje em vinagre.
  6. Disponha em potes de meio litro estéreis pré-preparados. Adicione um pouco de óleo vegetal por cima de cada um deles. Cubra com folhas de pergaminho e amarre com barbante.
  7. Após esfriar, coloque a peça de trabalho em um local frio - uma adega ou geladeira.

As capas de chuva marinada são uma excelente preparação para uso futuro

Outras receitas para fazer capas de chuva em formato de pêra

Existem outras maneiras de cozinhar capas de chuva em forma de pêra deliciosamente sem gastar muito tempo e esforço. Por exemplo, esses cogumelos ficarão ótimos se você primeiro mariná-los em maionese caseira e depois colocá-los no forno sob uma crosta de queijo marrom.

Capas de chuva em formato de pêra

1 kg

Arco

0,2 kg

Queijo duro

0,3 kg

Maionese (caseira)

5 colheres de sopa. eu.

Óleo vegetal

3 colheres de sopa. eu.

Sal, pimenta, endro

gosto

Preparação:

  1. Corte as capas de chuva em formato de pêra novas e limpas em pedaços e coloque em uma tigela de esmalte.
  2. Adicione a cebola cortada ao meio.
  3. Misture a maionese com manteiga, sal e pimenta.
  4. Despeje a marinada sobre os cogumelos e as cebolas e deixe por cerca de 1 hora.
  5. Enquanto isso, moa o queijo (rale em um ralador de beterraba).
  6. Cubra uma assadeira com papel alumínio e unte levemente com óleo vegetal. Arrume os cogumelos em conserva, cubra com outra folha de papel alumínio e leve ao forno por meia hora.
  7. Desdobre o papel alumínio, polvilhe os cogumelos com queijo ralado e leve ao forno por mais 10 minutos.
  8. Polvilhe o prato acabado com ervas picadas antes de servir.

As capas de chuva em formato de pêra, assadas no forno com queijo, podem ser preparadas sem dificuldade

As capas de chuva em forma de pêra cozidas em creme de leite junto com batatas e cebolas cozidas acabam sendo muito saborosas, satisfatórias e perfumadas.

Capas de chuva em formato de pêra

0,5 kg

Batatas

0,3 kg

Arco

2 pçs. (médio)

Creme azedo com baixo teor de gordura

0,2 kg

Pimenta salgada

Gosto

Óleo vegetal para fritar

 

Preparação:

  1. Descasque e ferva os tubérculos de batata, pré-salgue a água.
  2. Frite as capas de chuva preparadas (lavadas e descascadas) em forma de pêra em óleo vegetal por cerca de 25 minutos.
  3. Frite as cebolas separadamente até dourar.
  4. Combine cogumelos e cebolas. Tempere com sal, pimenta e frite por mais 15 minutos.
  5. Adicione o creme de leite 5 minutos antes da maciez e misture bem.
  6. Tampe o prato e cozinhe por 7 a 10 minutos, reduzindo o fogo para baixo.

Impermeáveis ​​cozidos em creme de leite com batata e cebola são uma ótima opção para um segundo prato delicioso e satisfatório

As propriedades curativas de capas de chuva em forma de pêra

Preparações a partir de esporos e corpos frutíferos do puffball em forma de pêra são amplamente utilizadas na medicina popular como meio de tratar uma série de doenças. A composição deste cogumelo é extremamente rica em componentes bioativos, enzimas, aminoácidos, micro e macroelementos, o que torna possível seu uso para fins medicinais e cosméticos.

Os benefícios de uma capa de chuva em forma de pêra são os seguintes:

  • sua polpa tem a capacidade de absorver e remover sais de metais pesados, radionuclídeos e substâncias tóxicas do corpo;
  • a calvacina, que faz parte desse fungo, é conhecida por suas propriedades anticancerígenas, inibindo o crescimento de tumores malignos;
  • é usado como um antibiótico natural que reduz a atividade de várias bactérias patogênicas, em particular o bacilo da tuberculose;
  • capas de chuva são usadas para tratar ulcerações e úlceras, cortando cogumelos frescos em fatias finas e aplicando nas áreas afetadas;
  • comer este cogumelo ajuda a fortalecer o sistema imunológico humano, melhora o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, ajuda com doenças do estômago e intestinos;
  • o pó de uma capa de chuva seca é usado como analgésico e também como agente para parar o sangue;
  • drogas de seus esporos são usadas para tratar diabetes, asma brônquica, doenças adrenais, hipertensão, pleurisia.
Importante! A partir dos corpos frutíferos das capas de chuva jovens em forma de pêra, são preparadas muitas vezes infusões de álcool com propriedades curativas.

Eles ajudam contra doenças de vários órgãos - em particular, estômago, rins e fígado. Eles também são usados ​​externamente para se livrar de doenças de pele e desinfetar feridas.

Tinturas de álcool em uma capa de chuva em forma de pêra são usadas na medicina popular como remédio para muitas doenças

É possível cultivar capas de chuva em formato de pêra no local

Pouco se sabe sobre o cultivo de uma capa impermeável em forma de pêra em casa, mas existe essa oportunidade. A base para criar um canteiro de jardim com esses cogumelos em seu próprio local pode ser o micélio de capas de chuva, compradas prontas ou uma solução feita por você mesmo contendo seus esporos.

Para preparar essa solução, você precisará coletar capas de chuva maduras. Devem ser picados finamente, enchidos com água fria e infundidos por vários dias, mexendo de vez em quando.

Em seguida, você precisa preparar o canteiro do jardim. A área para o cultivo de uma capa de chuva em formato de pera no país deve ser à sombra das árvores ou protegida por um dossel artificial da luz solar direta. Sobre ela é necessário cavar uma vala com cerca de 2 m de largura e pelo menos 30 cm de profundidade, recomenda-se preenchê-la com uma mistura de folhas de choupo, bétula ou choupo, sobre a qual devem ser colocados os galhos dessas árvores. As camadas devem ser compactadas firmemente de forma que sua espessura não ultrapasse 20 cm. Devem ser regadas com água e, em seguida, despejar o solo em uma camada de cerca de 5 cm. Em seguida, o micélio das capas de chuva é espalhado sobre o toda a área da trincheira ou uma solução com esporos é pulverizada, o futuro leito é gotejado e coberto seus galhos.

Se desejar, você pode tentar criar capas de chuva em seu próprio terreno.

É necessário garantir que o terreno do jardim não seque, regando-o periodicamente. Mesmo um pequeno excesso de umidade é permitido.

Depois que o micélio brotar, é aconselhável cobrir cuidadosamente a área com as folhas do ano anterior.

Importante! A primeira colheita de capas de chuva em forma de pêra deve ser esperada não antes de um ano após a criação do jardim.

Conclusão

A capa de chuva em formato de pêra é um cogumelo muito comum nas florestas domésticas e aparece após chuvas quentes. É considerado comestível condicionalmente. Os espécimes jovens, com polpa ainda branca e firme, são bastante comestíveis. Com eles, você pode cozinhar um grande número de deliciosos pratos e preparações para uso futuro. Os cogumelos maduros perdem essa propriedade: seu corpo de fruto escurece e se transforma em esporos, portanto não podem ser cozidos.Além disso, a capa de chuva em forma de pêra tem propriedades medicinais e é usada há muito tempo na medicina popular. É sabido que, com algum esforço, você pode tentar cultivar a plantação desses cogumelos artificialmente em seu próprio jardim.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção