Contente
A capa de chuva comestível é um cogumelo aparentemente incomum, com inúmeras propriedades úteis e bom gosto. Para entender como usá-lo com benefício e prazer, você precisa estudar sua descrição e foto.
Descrição da capa de chuva comestível
A capa de chuva comestível aparece com vários nomes, também é chamada de capa de chuva real ou pérola, uma capa de chuva espetada. Entre as pessoas, nomes como batata-lebre, tabaco do avô ou coletor de pó, maçã do diabo ou cogumelo do tabaco são comuns.
Externamente, o coletor de pó é bem reconhecível, tem um formato característico em forma de pêra ou clavado do corpo da frutificação, onde a perna flui suavemente para a tampa. O diâmetro da parte superior esférica, ou tampa, é de 2 a 5 cm. A parte inferior cilíndrica, ou perna, atinge 2 cm de circunferência e aumenta até 6 cm de altura. Nas capas de chuva jovens, o corpo do fruto é branco, com verrugas espinhosas e, nos adultos, é marrom ou amarelado, liso e sem espinhos. A casca do corpo frutífero é uma espécie de concha de duas camadas, lisa por fora e coriácea por dentro.
A polpa do impermeável comestível é branca e friável, os corpos jovens frutíferos são adequados para coleta e consumo. Com o tempo, as capas de chuva ficam pulverulentas, sua polpa fica marrom e seca; se você bater em um cogumelo assim, ele se espalhará como tabaco. Esses corpos frutíferos não são mais adequados para a coleta.
Duplas e suas diferenças
Como a capa de chuva comestível tem uma aparência muito incomum, só pode ser confundida com alguns cogumelos. Estes são principalmente tipos de capas de chuva relacionados, alguns deles não são adequados para o consumo humano.
Capa de chuva falsa comum
Uma pseudo-capa de chuva comum, ou limão, tem um corpo de frutificação ovóide de estrutura semelhante com cerca de 6 cm de altura; a superfície do fungo é coberta por escamas escuras. Uma capa de chuva falsa não é adequada para comida, mas é bastante simples distingui-la de uma comestível - a cor de uma espécie não comestível é na maioria das vezes marrom claro ou acastanhado, a polpa é amarela no corte.
Pseudo-capa impermeável verrucosa
Este cogumelo também tem uma estrutura característica de capas de chuva - o corpo do fruto não tem pernas e gorros pronunciados, mas se assemelha mais a uma batata oblonga em forma e tamanho. O falso fungo verrucoso na parte superior é coberto por crescimentos característicos, semelhantes não a espinhos, mas a verrugas. Não é utilizado na alimentação, é ligeiramente tóxico e pode provocar náuseas e dores de estômago.
Pode-se distinguir uma pseudo-impermeável verrucosa de uma comestível pela ausência de espinhos e pela polpa no corte. No primeiro, é branco leitoso com veios amarelados, à medida que o cogumelo amadurece escurece.
Capa de chuva falsa manchada
A variedade manchada tem o mesmo corpo de frutificação que o slicker comestível pérola, mas difere na cor. Embora o cogumelo em si seja branco ou amarelo claro em uma idade jovem, sua superfície é coberta com pequenas manchas marrons, dando ao coletor de poeira uma cor semelhante à de um leopardo.
A pseudo-capa de chuva não é comida, pois pode causar distúrbios intestinais. As espécies podem ser distinguidas por várias características - pela cor, pela ausência de espinhos no topo da pseudo-capa de chuva, por uma casca muito densa cobrindo o corpo do fruto.
Capuz mortal
O duplo mais perigoso da capa de chuva comestível é o cogumelo pálido. Na idade adulta, é impossível confundir um coletor de poeira comestível com um cogumelo venenoso mortal, mas os corpos jovens frutíferos têm uma certa semelhança. Um colhedor de cogumelos inexperiente pode confundir um cogumelo com uma capa de chuva enquanto está no estágio de "ovo" e mal se eleva acima do solo, representando um corpo convexo e oblongo de fruta branca sem uma perna pronunciada.
Dá para distinguir as espécies entre si pela pele, no lixeiro é áspera, coberta de espinhos verrucosos, enquanto o cogumelo jovem pálido é completamente liso.
Onde e como cresce
No território da Rússia e por toda a Eurásia, o cogumelo é generalizado - pode ser encontrado na região Central, e no sul, e nas regiões do norte e no Extremo Oriente. A capa de chuva comestível cresce em florestas de coníferas e mistas e em prados, em estradas e pastagens, a espécie não é muito exigente com os solos. Aparece mais frequentemente após chuvas fortes, o que explica seu nome.
Às vezes você pode ver a capa de chuva uma a uma, mas na maioria das vezes ela frutifica em pequenos grupos. A espécie cresce do início do verão ao final do outono, encontra-se do início de junho a novembro.
O cogumelo é comestível ou não
Ao contrário dos estereótipos, a capa de chuva pérola pertence à categoria dos cogumelos comestíveis e bastante saborosos. Pode ser processado de quase todas as formas, mas há uma condição - apenas corpos jovens de frutos com polpa branca densa são adequados para comer.
A composição e o conteúdo calórico de capas de chuva comestíveis
Uma capa de chuva comestível não só tem um sabor delicado e agradável, mas também pode ser benéfica para o corpo. Sua polpa jovem contém:
- gorduras e polissacarídeos;
- compostos antibióticos;
- vitaminas e minerais;
- aminoácidos valiosos, incluindo leucina;
- tirosina;
- ergosterol;
- ácido calvácico e enzimas digestivas.
Dentre as propriedades úteis de uma capa de chuva comestível, nota-se seu aumento do valor nutritivo, ainda maior que o de um champignon. Ao mesmo tempo, o conteúdo calórico é baixo - apenas 27 kcal por 100 g de polpa.
Como as capas de chuva comestíveis são preparadas
O cogumelo comestível é adequado para todos os métodos de cozimento e pode ser fervido e frito, marinado e congelado. Mas, antes de tudo, é necessário processar os corpos frutíferos - após coletá-los, eles são cuidadosamente limpos de detritos, tentando não danificar a polpa, e a casca áspera da parte superior é removida. A seguir, a pele da polpa é retirada com uma faca e cuidadosamente enrolada com os dedos.
A polpa descascada é cortada em pequenos pedaços, ao mesmo tempo verificando a ausência de vermes, e fervida da forma padrão por 15-20 minutos em água salgada.
Receitas de capa de chuva comestível
Várias receitas para fazer capas de chuva jovens são especialmente populares. Após o processamento inicial, você pode preparar uma capa de chuva comestível de qualquer forma - frite, adicione à sopa ou faça um prato separado com vegetais e creme de leite.
Capas de chuva fritas
A receita mais simples sugere primeiro ferver e depois fritar a polpa do cogumelo. Isso é feito assim:
- os corpos de fruta cozidos são cortados e enrolados em farinha;
- os cogumelos são espalhados em uma frigideira untada com óleo vegetal, salgados a gosto e fritos por apenas 5-10 minutos;
- o prato acabado é derramado com qualquer molho, os cogumelos são misturados com pimentão ou cebola e, em seguida, servidos na mesa.
Você pode usar polpa de cogumelo com batatas cozidas ou macarrão, o prato acabará sendo nutritivo e saboroso.
Sopa de capa de chuva
Outra receita simples é a sopa de polpa de cogumelos. As capas de chuva fervidas devem ser cortadas em pequenas fatias, levemente fritas em uma frigideira e adicionadas ao caldo de galinha com cebolas e cenouras picadas. Ferva a sopa por cerca de 10 minutos, antes de servir, você também pode adicionar ervilhas em lata e um pouco de verdura ao caldo.
Capas de chuva com creme de leite e batata
Um delicioso prato independente são as capas de chuva combinadas com batata, creme de leite e cebola. A receita é parecida com esta:
- Descasque 300 g de batatas e ferva levemente em água com sal;
- enquanto as batatas estão fervendo, descasque e lave com 500 g de capa de chuva e depois frite em uma frigideira por 20-25 minutos;
- a seguir, até obter um tom dourado agradável, 2 cebolas cortadas em meias argolas são fritas numa frigideira, juntam-se cogumelos à cebola, pimenta e sal a gosto;
- cebolas com cogumelos são fritas por mais 15 minutos e, pouco antes de cozidas, despeje 2 colheres de sopa de creme de leite.
Depois, fica a polpa do cogumelo com cebola para ser retirada do fogão e servida com batatas na mesa.
Colhendo capas de chuva comestíveis para o inverno
Várias receitas sugerem a preparação de corpos frutíferos para armazenamento prolongado. Nesse caso, será possível usar uma capa de chuva comestível na forma seca, em conserva ou salgada, mesmo no inverno.
Decapagem
Uma receita simples para decapagem de capas de chuva comestíveis é a seguinte:
- cogumelos frescos são processados antes de serem cozidos e fervidos por apenas 20 minutos;
- em seguida, as capas de chuva são colocadas em frascos esterilizados e derramadas com marinada quente;
- a marinada em si é preparada com base em uma decocção sob os cogumelos - 20 g de sal e açúcar são adicionados ao caldo quente, cozinhe por 2 minutos em fogo baixo e despeje 60 ml de vinagre.
Um pote de cogumelos em conserva é bem fechado e resfriado sob um cobertor quente e, em seguida, armazenado na geladeira.
Enlatando
Outra receita rápida é enlatar capas de chuva comestíveis:
- Cerca de 500 g de polpa de cogumelo são fervidos em água com sal por 40 minutos.
- Em seguida, em uma frigideira, frite levemente 3 cebolas cortadas em meias argolas e 1 cenoura picada.
- Cogumelos e vegetais são misturados e picados até um estado de purê e, em seguida, 20 ml de vinagre são adicionados e colocados em potes esterilizados.
O "caviar" de cogumelo resultante é adequado para uso com a maioria dos pratos e pode ser armazenado na geladeira durante o inverno.
Secagem
As capas de chuva são adequadas para secar - são armazenadas desta forma por muito tempo e podem ser adicionadas a qualquer prato quente. Existem 2 maneiras de secar cogumelos:
- Naturalmente... As capas de chuva novas são limpas de detritos da floresta, enxugadas com um pano limpo e, em seguida, amarradas em uma corda e penduradas em um dos quartos em um local ventilado. Quando toda a umidade evaporou da polpa, o cogumelo seco está pronto para uso.
- No forno... As capas de chuva são limpas de detritos aderentes e cortadas se necessário, colocadas sobre uma gradinha e secas primeiro a 45 ° C, depois a temperatura é ligeiramente adicionada e a 60 ° C os corpos dos frutos são secos por mais 3 horas.
Neste último caso, a porta do forno deve estar entreaberta para que a temperatura não aumente muito.
Salga
A receita mais elementar para a colheita para o inverno é salgar uma capa de chuva comestível. Basta ferver a polpa do cogumelo por 15 minutos e colocá-la em camadas em uma jarra de vidro, polvilhando cada camada com sal. Quando o pote estiver cheio, você precisará fechá-lo com uma gaze e colocar a carga por cima.
Depois de alguns dias, os cogumelos liberarão uma grande quantidade de suco e, depois de mais um mês, estarão prontos para comer.
Congelando
Outra receita sugere congelar um saco de pó jovem comestível para o inverno, a qualquer momento ele pode ser retirado e usado para cozinhar. Cogumelos frescos são limpos de detritos aderentes e levemente enxugados, então cortados em fatias de tamanho médio, dispostos em recipientes de plástico e enviados ao freezer.
Você não precisa ferver os cogumelos antes de congelá-los. Você só precisa se certificar de que os corpos dos frutos estão secos, se eles estiverem muito úmidos, isso afetará negativamente a qualidade da colheita.
Propriedades medicinais de capas de chuva comestíveis
As capas de chuva pérola têm muitas propriedades benéficas - os corpos frutíferos são usados na medicina popular. Em particular, esses cogumelos:
- usado para curar feridas e cortes - a polpa para de sangrar, desinfeta os tecidos e acelera a cicatrização;
- utilizado no tratamento e prevenção do câncer - a calvacina na composição do fungo apresenta boas propriedades antitumorais;
- usado para remover toxinas e toxinas do corpo - as capas de chuva podem até mesmo eliminar metais pesados e radionuclídeos.
A polpa das capas de chuva pérola é usada para criar medicamentos destinados a combater a asma brônquica e a tuberculose, o diabetes e as doenças da tireoide. É útil usar corpos de frutificação com angina de peito, hipertensão, doenças renais e varizes, imunidade reduzida e febre.
É possível cultivar capas de chuva comestíveis no local
As capas de chuva comestíveis são adequadas para o autocultivo, podem ser criadas em suas cabanas de verão e não se preocupar em procurar corpos frutíferos na floresta.
Uma vez que os cogumelos estão ativamente lançando esporos, não será difícil coletar material para cultivar uma capa de chuva comestível. Você precisa esperar até o momento em que os cogumelos estejam totalmente maduros e, em seguida, coletar a quantidade necessária de esporos em um recipiente preparado.
Então, no local, é preciso escolher um local adequado - é desejável que seja na sombra, em grama rala, em solo úmido. As sementes de uma capa de chuva comestível são plantadas no solo solto, levemente borrifadas e esquecidas até a próxima estação, não há necessidade de cuidar dos esporos da capa de chuva.
Os corpos de fruto na área semeada aparecerão em um ano, se o local tiver sido escolhido corretamente. De vez em quando, o local precisará ser semeado com novos esporos, o que garantirá um bom rendimento anual.
Conclusão
A capa de chuva comestível é um cogumelo saudável e bastante saboroso com boas propriedades culinárias. Apenas corpos de frutos jovens são adequados para consumo, mas podem ser processados por todos os métodos existentes.