Contente
A capa de chuva esfarrapada (do latim Lycoperdon mammiforme ou Lycoperdon velatum) é uma espécie bastante rara, considerada uma das mais belas representantes da família Champignon. O nome do cogumelo baseia-se na peculiaridade da estrutura da tampa, o que torna fácil distingui-lo de outras variedades de gabardinas.
Descrição da capa de chuva esfarrapada
A forma do corpo da frutificação assemelha-se a uma pêra invertida, especialmente em espécimes jovens. À medida que amadurece, a tampa se expande e assume uma aparência achatada.
O diâmetro do fungo pode atingir 4-5 cm, a altura é de 6 cm.Na fase inicial de desenvolvimento, a pele é relativamente lisa, coberta por grandes sulcos. Com o tempo, sua camada superior quebra, de modo que as capas das capas de chuva esfarrapadas adultas ficam cobertas por grandes flocos brancos, como pode ser visto na foto abaixo. Via de regra, são mais claros que o resto do cogumelo, que nessa época escurece ligeiramente e adquire uma cor bege ou ocre. Na base da perna, a cobertura externa permanece por um longo tempo, razão pela qual normalmente é formada uma espécie de gola sob a gola, cujas bordas são dobradas para baixo.
A carne no corte é branca, mas apenas em espécimes jovens. Em cogumelos maduros, ele escurece e se torna uma sombra de chocolate.
Duplas e suas diferenças
Há poucos gêmeos na capa de chuva esfarrapada, pois sua aparência incomum torna fácil distingui-la dos falsos representantes da família. Por outro lado, colhedores de cogumelos inexperientes ainda podem coletar por engano, em vez dele, uma subespécie relacionada - capa de chuva comestível (latim Lycoperdon perlatum) ou espinhoso.
Nos cogumelos jovens, a superfície do gorro é verrucosa e cada tubérculo tem uma forma cônica. Por isso, parece que o chapéu é como que cravejado de pequenos espinhos. Nos exemplares mais antigos, estão ausentes, portanto, de acordo com a silhueta geral, podem ser confundidos com uma capa de chuva esfarrapada. Mas a pele deste último nunca é lisa, sua tampa é coberta por grandes flocos. Nos cogumelos jovens, há rachaduras distintas na superfície, o que não é observado no gêmeo.
Como o nome sugere, a capa de chuva comestível pode ser comida, mas é desejável coletar corpos de frutos brancos - sua polpa é elástica e saborosa. Uma tampa escura indica a idade do cogumelo.
Esta espécie dá frutos de junho a outubro-novembro. Ela pode ser encontrada em florestas de coníferas e decíduas.
O cabeçudo largo (latim Bovistella utriformis) ou o cabeçote em forma de bolha são outro gêmeo. Elas podem ser distinguidas, em primeiro lugar, pelo tamanho - uma variedade semelhante é muito maior do que uma capa de chuva esfarrapada. A altura da cabeça-gigante larga pode chegar a 10-15 cm, alguns exemplares chegam a 20 cm juntos, por isso é possível confundir diferentes espécies apenas em tenra idade.
Outra diferença entre eles é a estrutura da tampa.Em uma capa de chuva esfarrapada, ela é coberta com flocos rasgados, que estão localizados na superfície não muito apertados uns aos outros. Na cabeça larga, a tampa é protuberante - a pele é representada por formações verrucosas convexas que se unem uma à outra.
A gêmea frutifica desde os últimos dias de maio até meados de setembro, com pico de maturação em julho. Você pode encontrá-lo em bordas de florestas e prados, na maioria das vezes sozinho.
Onde e como cresce
A capa de chuva desajeitada prefere florestas decíduas e cresce principalmente sob um carvalho ou carpa. Na maioria das vezes, frutifica em pequenos grupos, mas também podem ser encontrados exemplares únicos. A área de distribuição inclui áreas com um clima ameno e quente. Na Rússia, esta espécie pode ser encontrada na faixa do meio.
A temporada de frutificação vai de julho a outubro, mas às vezes se estende até novembro se o ano estiver quente.
Como outros cogumelos, a capa de chuva pesada absorve rapidamente as substâncias tóxicas do solo. Por esse motivo, é melhor não coletar corpos frutíferos velhos, especialmente se eles crescem perto de estradas. Uma grande quantidade de metais pesados se acumula em sua celulose.
Capa de chuva grossa de cogumelo comestível ou não
A capa de chuva desajeitada é considerada uma variedade comestível, mas é recomendável comer apenas cogumelos jovens. Isso inclui espécimes que ainda não formaram esporos - sua carne é macia, macia e suculenta.
Uma capa de chuva esfarrapada é preparada de diferentes maneiras, mas na maioria das vezes os corpos dos frutos são picados finamente e fritos em uma panela ou grelha - eles toleram perfeitamente o tratamento térmico. Ao mesmo tempo, a polpa não amolece a um estado gelatinoso e não se desfaz. Durante o cozimento, as tampas e as pernas não encolhem.
No inverno, a safra geralmente fica seca, mas você também pode conservar capas de chuva.
Propriedades úteis de capas de chuva esfarrapadas
Os benefícios de uma capa de chuva esfarrapada são conhecidos há muito tempo - por vários séculos, pacientes em países europeus foram alimentados com caldo da polpa deste cogumelo. O efeito benéfico no corpo humano é explicado pelo fato de que os corpos frutíferos dessa espécie absorvem rapidamente metais pesados e toxinas. É por isso que os pratos feitos com ele são recomendados para pessoas com doenças renais e hepáticas. Além disso, os compostos grosseiros contidos na capa de chuva fortalecem a imunidade humana e reduzem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Conclusão
A capa de chuva desajeitada é um cogumelo comestível que não possui contrapartes venenosas, portanto você pode coletá-lo sem muito medo. Todas as espécies semelhantes são adequadas para o consumo, portanto, mesmo que haja um erro, não haverá prejuízo para a safra colhida. Ao mesmo tempo, é aconselhável dar preferência a espécimes jovens, uma vez que a polpa dos cogumelos sobreamadurecidos adquire um gosto residual desagradável. Além disso, os corpos de frutificação antigos contêm uma grande quantidade de substâncias nocivas, que retiram do solo à medida que se desenvolvem.
Para obter mais informações sobre a aparência de uma capa de chuva esfarrapada, veja o vídeo abaixo: