Guarda-chuva Omphalina (em forma de guarda-chuva liquenomáfia): foto e descrição

Nome:Guarda-chuva Omphalina
Nome latino:Omphalina umbellifera
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Lichenomphalia umbellifera, Omphalina ericetorum, Gerronema ericetorum
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Tricholomataceae (Tricholomaceae ou comum)
  • Gênero: Omphalina
  • Espécie: Omphalina umbellifera

O guarda-chuva Omphalina é um representante da família Tricholomovy ou Ryadovkovye, o gênero Omphalin. Tem um segundo nome - Lichenomphalia Umbrella. Esta espécie é um exemplo de coabitação bem-sucedida de algas com fungos basidiósporos.

Descrição do guarda-chuva omphaline

Pertence ao grupo dos líquenes, mas ao contrário dos habituais cogumelos liquenizados, o corpo do fruto das umbelíferas apresenta-se em forma de gorro e de perna. A parte liquenizada está no mesmo substrato que o próprio espécime, em forma de talo, que contém algas unicelulares do gênero Coccomyxa.

A cor da polpa desta espécie coincide com a do gorro, varia do amarelo claro ao marrom esverdeado. Os esporos são elípticos, de paredes finas, lisos e incolores, com dimensões de 7 a 8 x 6 a 7 mícrons. O pó do esporo é branco. Possui cheiro e sabor não expressos.

Descrição do chapéu

O jovem espécime distingue-se por um chapéu em forma de sino, com a idade torna-se prostrado com o centro côncavo. Omphaline umbellate é caracterizado por uma tampa muito pequena. Seu tamanho varia de 0,8 a 1,5 cm de diâmetro, geralmente as bordas são finas, nervuradas e ranhuradas. Na maioria das vezes é pintado em tons de branco-amarelado ou marrom-oliva. No lado interno da tampa, existem placas raras de um amarelo pálido.

Talo - tipo Botrydina, constituído por grânulos esféricos verde-escuros, cujo tamanho atinge cerca de 0,3 mm, formando uma camada densa sobre o substrato.

Descrição da perna

O umbelato omphaline tem uma perna cilíndrica e bastante curta, cujo comprimento não atinge mais de 2 cm, e a espessura é de cerca de 1-2 mm. Ele é pintado em uma tonalidade marrom-amarelada, transformando-se suavemente em uma tonalidade mais clara na parte inferior. A superfície é lisa, com pubescência branca na base.

Onde e como cresce

O período ideal de crescimento é de julho a outubro. Prefere florestas de coníferas e mistas. A Lichenomphalia umbelliferous geralmente cresce em tocos podres, raízes de árvores, valezh velho, bem como em musgos vivos e moribundos. Os cogumelos podem crescer um de cada vez ou em pequenos grupos. Apesar de esta espécie ser considerada bastante rara, o guarda-chuva omphaline pode ser encontrado no território da Rússia. Assim, esta espécie foi vista nos Urais, Cáucaso do Norte, Sibéria, Extremo Oriente, bem como na zona norte e média da parte europeia.

O cogumelo é comestível ou não

Existem poucas informações sobre a comestibilidade de Umbelliferae omphaline. No entanto, há evidências de que este espécime não representa valor culinário e, portanto, não é comestível.

Duplas e suas diferenças

O guarda-chuva Omphalina tem semelhanças externas com as seguintes espécies:

  1. Lichenomphalia alpine pertence à categoria de cogumelos não comestíveis, difere do omphaline umbellate em pequenos corpos de fruto amarelo-limão.
  2. Omphalina crinociforme - um cogumelo não comestível. Prefere viver nas mesmas áreas que as espécies em questão.No entanto, um duplo pode ser distinguido pelo tamanho maior do corpo da frutificação e pela cor castanho-avermelhada da tampa.
Importante! Alguns cogumelos do tipo onfalóide unichenated dos gêneros Arrenia e Omphalin devem ser atribuídos às contrapartes da onfalina umbelífera. Nesse caso, a perna marrom no topo é a marca registrada. Deve-se notar que a maioria dos representantes desses gêneros possuem pernas translúcidas ou de cores claras.

Conclusão

Onfalina Umbelífera é um líquen, que é uma simbiose de algas verdes (ficobionte) e fungo (micobionte). É raro, mas este espécime pode ser encontrado em florestas mistas e de coníferas da Rússia. É considerado não comestível.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção