Contente
Psatirella amante da água (psatirella esférica) é um cogumelo popularmente denominado pseudo-espuma aquosa ou hidrofílico frágil. Não tem um valor particular para uma pessoa, mas é preciso reconhecê-lo para não colher os frutos úteis. O nome oficial é Psathyrella piluliformis.
Onde psatirells amantes da água crescem
A psatirela esférica (que ama a água) é comum em todos os lugares. Eles são encontrados em qualquer região da Federação Russa (nos Urais, no Extremo Oriente, na Sibéria). O micélio deposita-se nos restos de madeira, tocos, em locais úmidos e baixos. Na maioria das vezes eles podem ser encontrados em florestas decíduas, eles são menos comuns em coníferas.
O representante cresce em famílias ou mesmo em colônias inteiras, não ocorre isoladamente. A frutificação começa no final do verão e vai até o início de outubro, algumas variedades podem ser encontradas em novembro.
Qual é a aparência da psatirela que adora água?
É possível reconhecer a psatirela que ama a água por seus traços característicos. Nos frutos novos que surgiram recentemente, a capa é convexa, esférica e pode ter a forma de sino. À medida que amadurece, ele se abre e se estende pela metade. Em tenra idade, a tampa é pequena, seu diâmetro não ultrapassa 6 cm. Em espécimes que acabaram de aparecer, chega a cerca de 2 cm.
A polpa é de cor branca cremosa, sem sabor e cheiro pronunciados. É fino, mas denso, inquebrável. As placas estão densamente aderidas à haste. Em um feto jovem, eles são claros, mas escurecem gradualmente. Em espécimes adultos, as placas ficam marrom-escuras. Os esporos são de cor roxa escura.
A haste da psatirela esférica é fina e alta. Seu comprimento chega a 8 cm, mas ao mesmo tempo é elástico, denso, embora oco por dentro. Na maioria das vezes, é colorido em um tom creme claro, um pouco mais claro do que a pele do gorro. Na parte superior da perna existe um anel falso - os restos da colcha. Toda a superfície é coberta por uma flor de cochonilha. Na maioria das vezes, as pernas de um frágil amante da água são retas, mas as curvas ficam cruzadas.
A cor do cogumelo em geral depende do clima local e das condições meteorológicas. Durante chuvas fortes, o chapéu vira chocolate. Em período de forte seca, muda de cor para creme claro.
É possível comer psatirela esférica
Este cogumelo não é considerado venenoso, mas não é comido. A comestibilidade deste representante é questionável. Na literatura especial, é classificada como uma variedade comestível condicionalmente.
Na culinária, um frágil amante da água (esférico) não é usado, na medicina popular também, por isso não tem valor.
Como distinguir psatirela esférica
Psatirella globular se assemelha a algumas variedades comestíveis. Ela lembra:
- psatirella marrom-acinzentada;
- cogumelo de verão.
E também com outro representante:
- a galeria é delimitada.
É possível distinguir os frágeis amantes da água dos gêmeos pela cor característica da pele e pelas condições de crescimento. A psatirela marrom-acinzentada cresce em grupos, mas não tão aglomerados. A pele do gorro tem uma tonalidade acinzentada e a superfície inferior é branca. A perna do gêmeo é coberta por escamas, a floração farinácea característica está ausente.
Alguns argumentam que existe uma semelhança com o cogumelo do verão. Ele também tem um chapéu higrófilo que é capaz de absorver umidade, mas é aqui que todas as semelhanças terminam. Esses cogumelos têm mais diferenças do que semelhanças. As cores são semelhantes, mas o formato da tampa e outras características são diferentes. A polpa do cogumelo é fina e aquosa. A tampa é irregular ao longo das bordas, há ranhuras. A superfície é desagradável, coberta de muco.
A semelhança externa de um frágil esférico é perceptível com um cogumelo de galeria rodeado. A única diferença significativa entre os dois é a cor dos esporos. O duplo tem uma tonalidade marrom. A galeria cresce, rodeada por pequenos grupos de 2-3 cogumelos. Os demais frutos são semelhantes, crescem nas mesmas condições, frutificam ao mesmo tempo.
Conclusão
Psatirella amante da água (psatirella esférica) é um cogumelo que deve ser evitado. Ele tem contrapartes venenosas, cujo uso é prejudicial à saúde. A fruta frágil em si não tem valor para os humanos.