Algodão Psatirella: descrição e foto, comestibilidade

Nome:Algodão psatirella
Nome latino:Psathyrella cotonea
Um tipo: Não comestível
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Psathyrellaceae (Psatirellaceae)
  • Gênero: Psathyrella
  • Visualizar: Psathyrella cotonea (algodão Psatirella)

O algodão Psatirella é um habitante da floresta não comestível da família Psatirella. O cogumelo lamelar cresce em abetos secos e florestas de pinheiros. É difícil encontrá-lo, apesar de crescer em famílias numerosas. Começa a dar frutos a partir de meados do outono, que perduram até às primeiras geadas. Para não prejudicar o seu corpo, você precisa conhecer as características externas do fungo, familiarizar-se com as fotos e vídeos.

Onde o algodão psatirella cresce

O algodão Psatirella é uma espécie rara que prefere crescer em pequenos grupos em florestas secas de coníferas. Começa a frutificar de agosto ao final de outubro.

Importante! Apesar de a espécie ser intragável, todo catador de cogumelos deseja encontrar um cogumelo incrível com um perfume floral.

Qual é a aparência do algodão psatirella?

O algodão Psatirella tem uma capa hemisférica, que se endireita à medida que cresce e se torna quase plana. A superfície é recoberta por uma película fina, racha com o tempo seco e dá ao cogumelo uma cor variada. Sob a casca fina, é visível uma polpa branca como a neve, devido à qual o cogumelo adquire um aspecto "amassado". O chapéu é de cor cinza claro, depois da chuva torna-se brilhante e pegajoso.

A camada de esporos é formada por finas placas esbranquiçadas, que são cobertas por um véu branco como a neve em uma idade jovem. Gradualmente eles escurecem, o filme rompe e desce parcialmente até o caule.

A perna cilíndrica pode ter até 6 cm de comprimento, sendo a parte superior estreitada pintada de branco, mais próxima ao solo cinza escuro. A superfície é coberta por numerosas escamas de cinza claro. A polpa da espécie é densa e branca como a neve, com danos mecânicos emite um agradável aroma de tília ou lilás.

A reprodução ocorre em esporos ovóides microscópicos, que estão localizados em um pó de esporo roxo escuro.

É possível comer algodão psatirela

Este representante do reino da floresta é considerado não comestível. Para não confundi-lo com espécies comestíveis e não causar intoxicação alimentar, é necessário estudar as características externas das espécies. Mas se o cogumelo acidentalmente atingir a mesa, é importante perceber a tempo os sinais de intoxicação e prestar os primeiros socorros.

Sintomas de envenenamento leve:

  • suor frio e úmido;
  • náusea, vômito;
  • dor epigástrica;
  • diarréia;
  • febre;
  • pulso rápido.

Se aparecerem sinais de intoxicação, os primeiros socorros devem ser fornecidos imediatamente. Por esta:

  • aquecem as pernas e o estômago;
  • a vítima é libertada de roupas embaraçosas;
  • dar absorventes;
  • se não houver diarreia, deve-se administrar um laxante.
Importante! Se após 1-2 horas não houver melhora, eles procuram ajuda médica com urgência.

Como distinguir algodão psatirela

O algodão Psatirella, como qualquer morador da floresta, tem gêmeos. Esses incluem:

  1. Aveludado - pertence ao 4º grupo de comestibilidade. Você pode reconhecer a espécie pela tampa em forma de sino, que parcialmente se endireita à medida que cresce. A superfície tem até 8 cm de diâmetro, coberta por uma casca aveludada de cor marrom-limão ou marrom claro. Caule cilíndrico, ligeiramente curvo, com 8-10 cm de comprimento, coberto por pequenas escamas cinzentas sujas.A polpa é fibrosa, sem gosto e cheiro pronunciados de cogumelo. O fungo cresce entre árvores decíduas, começa a dar frutos de julho a setembro. Cresce individualmente e em pequenas famílias em clareiras bem iluminadas.

  1. Esférico - um espécime não comestível que prefere crescer em tocos, madeira decídua e conífera danificada. Você pode reconhecer o cogumelo por seu chapéu convexo creme ou cor de café. Depois da chuva, a tampa incha e aumenta de tamanho. A polpa esbranquiçada é densa, frágil, sem sabor e cheiro pronunciados. A perna é oca, ligeiramente curvada, atinge a altura de 8 cm, coberta por escamas cinza claro, e a parte superior com uma flor farinhenta.
  2. Candolle - a espécie pertence ao 4º grupo de comestibilidade. Pode ser reconhecido por um pequeno chapéu em forma de sino de cor branca como a neve ou marrom-limão e uma perna cilíndrica de café esbranquiçada. A camada inferior da tampa é formada por placas cinza aderidas à haste. A polpa é fina e frágil, com cheiro e sabor agradáveis ​​a cogumelos. Este espécime cresce em grandes famílias entre árvores decíduas, em florestas, parques e praças. Começa a frutificar de maio a outubro.

Conclusão

O algodão Psatirella é um representante bonito e não comestível do reino dos cogumelos. Prefere florestas secas de coníferas, começa a frutificar de agosto ao início de novembro. Em regiões de clima quente, a espécie cresce desde o início do verão até as primeiras geadas. Para não ter uma intoxicação alimentar leve, é preciso dar uma olhada nas informações do atlas do catador de cogumelos e, durante a colheita, passar por espécies desconhecidas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção