Contente
A castanha Psaritella, ou homofron, pertence à classe Psaritella e forma um gênero separado, Homophron. Os catadores de cogumelos raramente coletam esse dom da natureza. E para fins comerciais, a psaritela não é cultivada.
Onde a castanha psatirela cresce
Nas florestas decíduas, nos restos lenhosos de bétulas e álamos, a castanha psaritela pode ser encontrada do final de junho a meados do outono. Em regiões de clima quente, o cogumelo pode ser encontrado ainda em novembro. O castanheiro homofílico cresce em grupos e cachos em torno das árvores caducifólias e na parte inferior do tronco.
Qual a aparência da castanha psatirella?
A castanha Psaritella não pode ser confundida com outros membros da família. A perna grossa (pouco menos de 1,5 cm), curva ou aveludada retorcida tem listras longitudinais. O cogumelo pode atingir uma altura máxima de 10 cm, mas normalmente atinge os 6 a 7 cm de altura e a sua polpa é dura. A perna pode ser oca ou cheia. Sua cor é branca ou creme.
A gama de cores da castanha psaritela varia do bege claro ao marrom avermelhado, dependendo da idade e das condições climáticas do local de crescimento. Em espécimes jovens, a tampa é arredondada-convexa, com bordas lisas. À medida que se desenvolve, a forma muda e pode se tornar plana. Ao mesmo tempo, as bordas do gorro tornam-se pubescentes e um pequeno tubérculo aparece no meio. A polpa do cogumelo é densa e fina. Dimensões - não exceda em diâmetro de 3 a 9 - 10 cm.
A castanha Psaritella pertence à espécie lamelar. A parte de trás da tampa é coberta por placas soltas e soltas, que geralmente estão localizadas. Sua cor varia de um bege claro fosco a um bege escuro, dependendo da maturação dos esporos.
É possível comer castanha psatirella
Como a maioria das espécies da família Psaritel, os biólogos classificam esta espécie como comestível. Os cientistas argumentam que, com o mínimo de tratamento térmico, o cogumelo não pode ter um impacto negativo na saúde. A maioria dos colhedores de cogumelos não coleta homofrons de castanhas por causa da aparência indefinida e do medo de cometer um erro. É muito difícil distinguir a psaritela dos representantes venenosos do mundo dos cogumelos. Muitas vezes é confundido com falsos experimentos, que são perigosos para a saúde.
Nas enciclopédias sobre cogumelos, a castanha Psaritella é referida como uma espécie apta para a alimentação.
Gosto de cogumelo
O corpo do fruto da castanha psaritela não tem sabor e cheiro pronunciados de cogumelo. Contém taninos em excesso, o que provoca uma sensação adstringente na boca após a ingestão do corpo frutífero. O sabor da psaritela é castanho e amargo.
As opiniões dos catadores de cogumelos sobre as características gastronômicas do cogumelo são diametralmente opostas. Alguns acreditam que a psaritela em conserva ofuscará muitas espécies mais valiosas com seu sabor.Outros têm a certeza de que não vale a pena colher esta castanha, porque os cogumelos amargos e adstringentes não são adequados para a preparação de pratos e preparações para o inverno.
Benefícios e danos ao corpo
Muito pouco se sabe sobre as qualidades da castanha psaritela que afetam a saúde humana. Por falta de interesse comercial, nenhuma pesquisa foi realizada. Portanto, o dano ou benefício para o corpo pode ser julgado pelas avaliações de catadores de cogumelos que gostam de coletar representantes desta espécie.
O corpo do fruto da castanha psaritela contém uma substância pouco estudada com ação antibacteriana. A este respeito, o uso de cogumelos na alimentação de pessoas com distúrbios do trato digestivo requer cautela.
Falsas duplas
A castanha Psaritella praticamente não tem gêmeos. Os especialistas acreditam que ela é diferente dos representantes de sua classe.
Lepista suja
Um pão, ou ryadovka com ervas daninhas, da família Tricholomov, os iniciantes podem tomar por castanha psaritela devido à semelhança da cor e do formato do gorro, especialmente durante o período de pleno desenvolvimento do corpo frutífero. Mas os especialistas observam. Este ryadovka tem uma tonalidade roxa, que é o que distingue esses dois tipos de cogumelos. A perna de Lepist não é colorida com listras longitudinais. Nos locais onde o remo sujo cresce, ele é encontrado em pequenas colônias. Uma característica distintiva desta espécie é o acúmulo de gorros entre si.
Regras de coleta
A castanha Psaritella é colhida no meio do verão. O cogumelo tolera facilmente o transporte. Os micologistas aconselham prestar atenção aos espécimes jovens. Corte a psaritela com uma faca, tentando não danificar o micélio, que está localizado próximo à superfície.
Os cogumelos perdem rapidamente a sua apresentação, por isso não é recomendado armazená-los não processados por mais de três horas.
Usar
Para comer, a castanha da psaritela é fervida por não mais do que um quarto de hora. O líquido após o tratamento inicial deve ser drenado e os cogumelos lavados em água corrente.
Antes de cozinhar, é necessário enxaguar bem os corpos frutíferos para limpar a superfície inferior lamelar de detritos finos. Você pode mergulhar os cogumelos por uma ou duas horas em água salgada (uma colher de sopa de sal por litro) para remover o amargor dos corpos de fruto.
Você pode marinar psaritela quente ou fria. Para fazer isso, em uma salmoura de 1 litro de água fervente e 1 colher de sopa. eu. sal é adicionado com especiarias (pimenta e louro) e cogumelos pré-cozidos são dispostos.
Prepare a marinada por 10 minutos. após a fervura, removendo constantemente a espuma. No final do cozimento, acrescente 1 hora. eu. vinagre de mesa. Você pode usar a peça em um dia. Guarde a psaritela em conserva em potes hermeticamente fechados por no máximo seis meses em local fresco.
Corpos de frutificação cozidos podem ser congelados por até 3 a 4 meses. Para isso, as matérias-primas dos cogumelos são preparadas da maneira usual e dispostas em porções em recipientes ou sacos plásticos. Com o uso posterior, a massa é liberada do recipiente e imersa em uma salmoura fervente.
Conclusão
A castanha Psaritella raramente acaba na mesa. O aroma fraco e o sabor amargo dos corpos frutíferos não são populares. Mas há gourmets que amam e apreciam o sabor único deste tipo de cogumelo.