Contente
Pântano webcap, salgueiro, pântano, litoral - são todos nomes do mesmo cogumelo, que faz parte da família Teia de Aranha. Uma característica deste gênero é a presença de uma cortina ao longo da borda do gorro e no caule. Esta espécie é encontrada com muito menos freqüência do que seus congêneres. Seu nome oficial é Cortinarius uliginosus.
Qual é a aparência de um webcap do pântano?
O corpo da fruta tem uma forma tradicional, pelo que tanto a tampa como a perna estão claramente expressas. Mas para diferenciá-lo de outras espécies da floresta, é necessário estudar com mais detalhes as características desse representante de uma grande família.
Descrição do chapéu
A parte superior do webcap do pântano muda sua forma durante o período de crescimento. Em espécimes jovens, lembra um sino, mas quando amadurece, se expande, mantendo uma protuberância no centro. O diâmetro da tampa atinge 2 a 6 cm e a sua superfície é sedosa. A cor varia do laranja acobreado ao marrom avermelhado.
A polpa na fratura tem um tom amarelo claro, mas logo abaixo da pele é avermelhada.
No verso da tampa, raramente localizadas placas de tonalidade amarelo brilhante, e quando maduras, adquirem uma cor açafrão. Os esporos são elípticos, largos e rugosos. Quando maduros, eles ficam marrom enferrujado. Seu tamanho é (7) 8 - 11 (12) × (4,5) 5 - 6,5 (7) μm.
Descrição da perna
A parte inferior é cilíndrica. Seu comprimento pode mudar drasticamente dependendo do local de crescimento. Em um prado aberto pode ser curto e ter apenas 3 cm, e próximo a um pântano em musgo pode atingir 10 cm, sua espessura varia de 0,2 a 0,8 cm. A estrutura é fibrosa.
A cor da parte inferior é ligeiramente diferente da tampa. É mais escuro de cima e mais claro na base.
Onde e como cresce
O webcap do pântano prefere crescer em locais úmidos, como seus outros parentes. Na maioria das vezes, pode ser encontrado sob salgueiros, menos frequentemente perto de amieiros. O período ativo de frutificação ocorre em agosto-setembro.
Prefere os seguintes habitats:
- planícies montanhosas;
- ao longo de lagos ou rios;
- no pântano;
- densos arbustos de grama.
O cogumelo é comestível ou não
O webcap do pântano pertence à categoria de não comestíveis e venenosos. É estritamente proibido comê-lo fresco e após o processamento. Ignorar esta regra pode causar intoxicação grave.
Duplas e suas diferenças
Esta espécie é em muitos aspectos semelhante à sua parente próxima, a teia de aranha açafrão. Mas neste último, a polpa da quebra tem um cheiro característico de rabanete.A cor da tampa é de um castanho intenso, e ao longo da borda é marrom-amarelado. O cogumelo também não é comestível. Ela cresce em agulhas de pinheiro, em áreas cobertas de urze, perto de estradas. O nome oficial é Cortinarius croceus.
Conclusão
O pântano webcap é um representante marcante de sua família. Coletores de cogumelos experientes sabem que essa espécie não pode ser comida, então eles a evitam. E os iniciantes precisam ter cuidado para que esse cogumelo não vá para a cesta geral, pois mesmo um pedacinho dele pode causar sérias complicações de saúde.