Contente
O webcap é sujo, liso, oleado, blue-bore - os nomes de uma espécie, em livros de referência biológica - Cortinarius collinitus. Cogumelo lamelar da família teia de aranha.
Descrição do webcap sujo
Uma espécie desconhecida para os colhedores de cogumelos que não é popular. Externamente, lembra cogumelos não comestíveis, por isso raramente é visto entre a safra colhida. A cor do corpo da frutificação é variável. No estágio inicial de desenvolvimento, é marrom com uma tonalidade avermelhada, então se aproxima de uma cor amarelo-laranja. Em espécimes maduros, ele clareia para bege com uma tonalidade amarelada.
Descrição do chapéu
A teia de aranha é de tamanho médio, o diâmetro do gorro nos espécimes adultos chega a 10 cm, a cor da parte central é escura, as bordas são mais claras. Em uma teia de aranha jovem, listras longitudinais assimétricas podem ser observadas.
Característica externa:
- no início do crescimento, a forma da tampa é em forma de sino com uma manta justa;
- em corpos frutíferos mais maduros, torna-se convexo com um tubérculo distinto no centro;
- na fase final da estação de crescimento, a capa torna-se prostrada com bordas côncavas lisas ou ligeiramente onduladas;
- uma densa colcha se quebra, permanece na parte inferior na forma de uma teia de aranha acinzentada;
- a superfície é uniforme nos cogumelos jovens, pequenos tuberosos nos espécimes adultos;
- a película protetora é mucosa, seca com baixa umidade, torna-se mate dura;
- as placas são firmemente fixadas, o arranjo é esparso, nos espécimes jovens sua cor é clara com um tom azulado, então escurecem para marrom.
A polpa é densa, esbranquiçada, sem odor pronunciado.
Descrição da perna
A perna é sólida por dentro em espécimes jovens, oca em espécimes maduros. Cilíndrico, com 10 cm de altura, 2 cm de largura, central ereto, ligeiramente curvado no topo. Mais fino na base do que perto da tampa. Com vestígios evidentes da colcha e lâminas descendentes no início da estação de crescimento. Perto do micélio, a perna é pintada de cor ocre. Freqüentemente em sua superfície, especialmente em tempo seco, anéis escamosos de cor mais escura são determinados.
Onde e como cresce
O webcap sujo não é uma espécie rara, é comum nas regiões centrais, na Sibéria, na parte europeia, nos Urais. No Extremo Oriente, é encontrado, mas com muito menos frequência. Forma simbiose apenas com choupos, portanto pode crescer em qualquer tipo de floresta onde esta espécie arbórea seja encontrada. Frutificação médio-tardia - de julho a setembro, cresce isoladamente ou em pequenos grupos dispersos.
O cogumelo é comestível ou não
O webcap sujo é um cogumelo comestível da quarta categoria. O corpo de frutificação é inodoro e insípido.
Duplas e suas diferenças
O webcap do pavão é conhecido como os gêmeos do webcap sujo. Mais frequentemente encontrada na parte europeia, cria micorriza com faia. A superfície da tampa é larga e cor de tijolo. A cor da perna é irregular, predominando fragmentos castanho-escuros. Espécies não comestíveis com compostos tóxicos na composição química.
Conclusão
Coloração webcap é um cogumelo comestível, inodoro e insípido. Adequado para todos os métodos de cozimento, mas é necessário um pré-tratamento térmico. Frutificação do final do verão a setembro.