Contente
- 1 Descrição da teia de aranha roxa
- 2 Como e onde a teia de aranha roxa cresce
- 3 Webcap roxo comestível ou não
- 4 Como cozinhar teias de aranha roxas
- 5 Propriedades úteis e contra-indicações da teia de aranha roxa
- 6 O uso de panelas violetas em produtos farmacêuticos
- 7 Fatos interessantes sobre teias de aranha roxa
- 8 Conclusão
A teia de aranha roxa é um cogumelo muito incomum, adequado para consumo alimentar. É bastante simples reconhecê-lo, mas você deve estudar cuidadosamente a descrição do próprio webcap e de suas falsas contrapartes.
Descrição da teia de aranha roxa
O cogumelo, também chamado de teia de aranha roxa ou teia de aranha lilás, pertence ao gênero Teias de Aranha e à família Teias de Aranha. Ele tem uma aparência muito distinta que facilita sua identificação na floresta.
Descrição do chapéu
A ponta de uma teia de aranha roxa pode atingir 15 cm de diâmetro. Nos corpos frutíferos jovens, é convexo e meio esférico, endireita-se com a idade e torna-se quase plano, mas com um grande tubérculo no centro. A característica mais marcante da teia de aranha é a bela cor roxa escura dos cogumelos jovens. As trepadeiras adultas desbotam e se tornam quase brancas, mas podem manter um leve tom lilás.
Uma foto de um fungo de teia de aranha roxa mostra que a pele na tampa é fibrosa e ligeiramente escamosa, na parte inferior é coberta por placas roxas largas e esparsas. Se você quebrá-lo ao meio, a polpa densa na quebra adquirirá uma tonalidade azulada. Um leve aroma agradável vem da polpa fresca.
Descrição da perna
A perna esguia atinge apenas 2 cm de circunferência, mas pode se elevar até 12 cm acima do solo de altura. Na parte superior é coberto por pequenas escamas, mais próximo à base há um espessamento perceptível. Na foto de uma teia de aranha roxa, pode-se perceber que a textura da perna é fibrosa, da mesma cor escura do gorro.
Duplas e suas diferenças
Devido à sua aparência incomum, é bastante difícil confundir o cogumelo teia de aranha roxo com outros pela foto e descrição. No entanto, a teia de aranha tem espécies relacionadas semelhantes que requerem consideração cuidadosa.
Verniz ametista
O verniz lilás ou ametista tem uma forte semelhança com o podolotnik. Este cogumelo lamelar também tem uma cor púrpura brilhante na tampa e no caule, semelhante à espinha no contorno e na estrutura.
No entanto, o verniz distingue-se, em primeiro lugar, pelo seu tamanho, é muito pequeno, a sua capa não ultrapassa os 5 cm de diâmetro. No centro, em vez de tubérculo, há uma depressão, nas bordas a capa torna-se visivelmente mais fina e ondulada.
O cogumelo pertence à categoria de comestível condicionalmente, portanto, confundi-lo com uma teia de aranha, embora indesejável, não é perigoso.
Linha roxa
Uma certa semelhança com a teia de aranha tem um ryadovka roxo - um cogumelo lamelar comestível. As variedades são semelhantes entre si na tonalidade do gorro - as fileiras jovens também são roxas brilhantes nos lados lamelares superior e inferior, e desaparecem gradualmente com a idade.
Mas você pode distinguir os corpos frutíferos entre si pela perna - no ryadovka é espesso, denso e visivelmente mais pálido que o gorro. A linha também é adequada para comer.
Goat webcap
Você pode confundir o peixeiro com uma espécie relacionada - cabra ou cabra, teia de aranha. A semelhança entre os cogumelos é que os seus gorros têm a mesma estrutura - em tenra idade são convexos, no adulto ficam prostrados e com tubérculos na parte central. As teias de aranha jovens de cabra também são de cor roxa.
No entanto, com a idade, os corpos frutíferos do webcap da cabra tornam-se mais cinza-acinzentados e as placas na parte inferior de seu gorro não são roxas, mas marrom enferrujado. Outra diferença está no cheiro desagradável que emana do webcap de cabra - catadores de cogumelos afirmam que tem cheiro de acetileno.
Glorious Webcap
Em certas circunstâncias, o peixeiro pode ser confundido com um gêmeo venenoso - uma brilhante teia de aranha. Ambos os cogumelos têm inicialmente uma tampa convexa e depois estendida com um tubérculo no centro, um caule longo e fino e uma parte inferior lamelar da tampa.
A principal diferença é a cor. Se a aranha roxa tiver uma rica cor lilás, então o topo da teia de aranha brilhante é marrom avermelhado ou castanho com um leve tom roxo. O brilhante webcap não é comestível e é venenoso. Se o cogumelo encontrado for mais semelhante a ele na descrição, então é melhor deixar o achado na floresta.
Como e onde a teia de aranha roxa cresce
Em termos de distribuição, a espinha roxa é encontrada no território de quase todo o mundo. Ela cresce na Europa e América, Japão, Grã-Bretanha e Finlândia.
Na Rússia, o cogumelo cresce não apenas na faixa do meio, mas também nas regiões de Leningrado e Murmansk, perto de Novosibirsk e Tomsk, na região de Chelyabinsk, no território de Krasnoyarsk e em Primorye. Você pode encontrar o cogumelo teia de aranha roxo comestível em florestas de coníferas e mistas, principalmente ao lado de pinheiros e bétulas. Ela cresce principalmente individualmente, mas às vezes forma alguns grupos. A principal época de frutificação é em agosto, e o cogumelo pode ser encontrado até outubro em locais úmidos e sombreados.
Webcap roxo comestível ou não
O webcap roxo do Livro Vermelho é um cogumelo comestível com um sabor delicioso muito agradável. É adequado para todos os tipos de processamento de alimentos e não requer nenhuma preparação preliminar especial.
Como cozinhar teias de aranha roxas
O podbotnik raramente é frito e adicionado a sopas - com muito mais frequência, é salgado ou em conserva. Segundo os apanhadores de cogumelos, é muito mais saboroso quando está frio. Mas antes de qualquer processamento, é necessário realizar a preparação inicial.
O preparo consiste no fato de que o pribolotnik deve ser limpo de detritos florestais, enxaguado em água fria e retirar a pele de sua tampa. Não requer imersão, uma vez que não contém substâncias tóxicas e tampouco há amargor na polpa. Imediatamente após a limpeza, é imerso em água com sal e fervido por uma hora.
Teia de aranha roxa em conserva
Uma receita simples para fazer um cogumelo sugere conservar o cogumelo roxo para armazenamento posterior. É muito fácil fazer isso:
- Primeiro coloque 2 litros de água no fogo e adicione sal, açúcar e vinagre em 2 colheres grandes, bem como 5 dentes de alho, 5 grãos de pimenta e uma folha de louro.
- Após a fervura da marinada, coloca-se nela 1 kg de salsa fervida e mantém-se no fogo por mais 20 minutos.
- Em seguida, os cogumelos são colocados em frascos esterilizados preparados com antecedência e despejados com a marinada quente por cima.
Os espaços em branco são fechados com tampas, deixados esfriar sob cobertores quentes e, em seguida, colocados na geladeira para armazenamento por longo prazo.
Teia de aranha roxa salgada
Cogumelos pré-cozidos podem ser salgados - a receita é muito simples e acessível até para iniciantes. Em pequenas camadas, o pribolotnik roxo deve ser colocado em potes de vidro, polvilhando generosamente cada camada com sal para que, como resultado, uma camada de sal apareça no topo do frasco. Você também pode adicionar um pouco de alho, endro, pimenta ou folhas de louro, se desejar.
O frasco cheio é coberto com gaze ou um pano fino e pressionado no topo com uma carga pesada. Depois de alguns dias, o suco será liberado na jarra, que cobrirá totalmente os cogumelos, e depois de outros 40 dias, o pistilo estará pronto para o consumo. No processo de salga, é necessário, de vez em quando, remover a opressão e trocar o tecido ou gaze para que não borre com a umidade.
Propriedades úteis e contra-indicações da teia de aranha roxa
O raro cogumelo roxo não é apenas saboroso, mas também muito útil. Em grandes quantidades, sua polpa contém:
- Vitaminas B;
- cobre e manganês;
- zinco;
- proteína vegetal.
O pensinho higiênico tem propriedades antiinflamatórias pronunciadas e é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Também beneficia o coração e os vasos sanguíneos, em particular, reduz os níveis de glicose e previne o desenvolvimento de diabetes.
Não há tantas contra-indicações para o fungo, entretanto, não é recomendado usá-lo para alergias e doenças graves do trato gastrointestinal, rins e fígado durante uma exacerbação. É melhor recusar a teia de aranha, como qualquer outro cogumelo, a mulheres grávidas e lactantes, e também não deve oferecer polpa de cogumelo a crianças com menos de 7 anos de idade.
O uso de panelas violetas em produtos farmacêuticos
É necessário mencionar as propriedades medicinais do cogumelo raro. Graças às vitaminas e outras substâncias valiosas na composição, o podolotnik violeta é usado para criar drogas antifúngicas e antibióticos. Você também pode encontrar um podolotnik como parte dos medicamentos que ajudam na hipoglicemia - o cogumelo reduz os níveis de açúcar no sangue.
Fatos interessantes sobre teias de aranha roxa
Nem todos os catadores de cogumelos ouviram falar da teia de aranha roxa. Isso se deve em parte à raridade do cogumelo Red Data Book. Mas outra razão é que as cores brilhantes dos pistilos fazem muitas pessoas considerá-lo um cogumelo venenoso e ignorá-lo.
Podolotnik violeta é usado não só na culinária e na medicina, mas também na indústria. As tintas ecológicas são feitas com o uso de um pribolotnik. O corante natural da polpa do cogumelo é totalmente seguro, mas é altamente persistente.
Um cogumelo roxo é chamado de teia de aranha devido ao fato de que os corpos jovens da parte inferior da tampa são cobertos por uma teia de aranha densa contínua. Com a idade, esse véu se rompe e desaparece, mas mesmo em trepadeiras adultas, às vezes é possível notar seus resquícios nas bordas do gorro e na perna.
Conclusão
A teia de aranha roxa é um cogumelo muito raro, mas bonito e delicioso. Encontrá-lo na floresta será um verdadeiro sucesso, mas, ao mesmo tempo, os colhedores de cogumelos têm chances em toda a Rússia, já que o cogumelo é onipresente.