Teia de aranha cogumelo marrom (marrom escuro): foto e descrição

Nome:Teia marrom
Nome latino:Cortinarius cinnamomeus
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Teia de canela, teia de marrom escuro, Flammula cinnamomea, Gomphos cinnamomeus, Dermocybe cinnamomea
Características:
  • Grupo: lamelar
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Cortinariaceae (teias de aranha)
  • Gênero: Cortinarius (Webcap)
  • Visualizar:Cortinarius cinnamomeus (Cinnamon webcap)

     

O webcap marrom é um cogumelo do gênero webcap, a família Kortinariev (Webcap). Em latim - Cortinarius cinnamomeus. Seus outros nomes são canela, marrom escuro. Todas as teias de aranha têm uma característica característica - um filme "teia de aranha", que conecta a perna e a tampa em espécimes jovens. E essa espécie é chamada de canela por um cheiro desagradável que lembra o iodofórmio.

Descrição do webcap marrom

O corpo do fruto é castanho com uma tonalidade azeitona, daí os nomes "castanho" e "castanho escuro".

Descrição do chapéu

O fungo é muito difundido, mas pouco conhecido. Apanhadores de cogumelos experientes podem reconhecer o webcap marrom pela foto e descrição. Seu gorro é pequeno, em média de 2 a 8 cm de diâmetro. É de forma cônica, às vezes hemisférica. Com o tempo, a abertura, se achata. Na parte central, um tubérculo pontiagudo ou largo torna-se mais perceptível.

A superfície da tampa é fibrosa ao toque. Tem uma manta amarela de teia de aranha. A cor principal apresenta vários tons de castanho: avermelhado, ocre, azeitona, roxo.

O fungo pertence à seção lamelar. As suas placas são largas e frequentes, apresentam tonalidade amarelo-laranja nos cogumelos jovens e castanho-ferrugem nos velhos, após a maturação dos esporos. As placas são presas ao pedículo com um dente. A polpa é marrom-amarelada, inodora.

Descrição da perna

O caule é fibroso, em forma de cilindro ou ligeiramente alargando-se em direção à base do cone. Frequentemente coberto com restos de cortina, ou manta de teia de aranha, ou um micélio esbranquiçado.

Onde e como cresce

O webcap da canela cresce em climas temperados. Pode ser encontrada no território de países da Europa Ocidental, como Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, bem como na parte oriental da Europa - na Romênia e na República Tcheca, na Polônia e nos países bálticos. Também existe um cogumelo na Rússia. É distribuído em latitudes temperadas, da fronteira oeste a leste. A área de crescimento também abrange as áreas do Cazaquistão e da Mongólia.

Ocorre mais freqüentemente isoladamente ou em pequenos grupos em florestas decíduas ou entre coníferas. É caracterizada pela formação de micorrizas com abetos e pinheiros. Os corpos da lareira são coletados em agosto-setembro, às vezes até meados de outubro.

O cogumelo é comestível ou não

Na composição da teia de aranha marrom não existem substâncias tóxicas prejudiciais à saúde humana. Nenhum caso de envenenamento foi registrado. No entanto, tem um gosto desagradável e um odor pungente. Por esse motivo, não é comido e é classificado como não comestível.

Importante! Outra razão pela qual o cogumelo é impróprio para alimentação é que, entre outras espécies relacionadas, existem muitos espécimes venenosos.

Duplas e suas diferenças

Muitos representantes do gênero teia de aranha são semelhantes entre si e externamente se assemelham a cogumelos venenosos. É difícil determinar exatamente a que espécie pertence um determinado cogumelo. Somente especialistas podem fazer isso.A coleta de tais espécimes deve ser feita com muito cuidado, mas é melhor não fazer isso de forma alguma.

O webcap marrom é fácil de confundir com o webcap açafrão. Este cogumelo não é comestível. Sua diferença característica está na cor dos pratos e nos corpos jovens dos frutos. Eles são amarelos, enquanto na teia de aranha marrom eles estão mais próximos da cor laranja.

Conclusão

O webcap marrom não é do interesse de cozinheiros e catadores de cogumelos. Tendo-o encontrado na floresta, é melhor desistir da tentação de colocar um cogumelo em uma cesta. No entanto, ele encontrou outra aplicação - na fabricação de produtos de lã. O webcap marrom é uma das poucas espécies utilizadas como corante natural. Com sua ajuda, a lã ganha lindos tons de vermelho escuro e bordô.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção