Contente
Locutor de funil - um representante da família Tricholomov (Ryadovkovy) Este espécime tem outros nomes: funis, locutor fragrante ou fragrante. O artigo apresenta uma foto e descrição dos cogumelos funil-falantes, e também considera o habitat, a comestibilidade e as regras de uso.
Onde crescem os conversadores de funil
Este tipo de cogumelo prefere florestas decíduas e mistas, cresce bem em simbiose com carvalhos e pinheiros. Além disso, o talker em forma de funil é frequentemente encontrado em pastagens, em arbustos, nas margens e nas laterais de estradas. Pode ser colocado isoladamente ou em grupos, formando pequenos círculos. O cogumelo prefere um clima temperado, o mais comum na parte europeia da Rússia, na Sibéria Ocidental, no norte do Cáucaso. A época ideal para o desenvolvimento é de agosto a outubro.
Qual é a aparência dos conversadores de funil
O falante em forma de funil é um cogumelo de tamanho pequeno que se assemelha a um funil ou formato de vidro. O gorro de um espécime jovem é fino e levemente convexo, então, com a maturação, torna-se afunilado com borda irregular. Sua superfície é lisa, seca, amarelo claro, marrom ou avermelhada. O diâmetro do funil em todo o período não ultrapassa os 10 cm. Na parte inferior da calota existem placas estreitas, frequentes e brancas que descem até ao fuste. A polpa é ligeiramente amarelada ou branca, fina e firme. Tem um odor desagradável específico e sabor sutil. Possui o caule arredondado, com um ligeiro espessamento na base, cujo comprimento pode chegar a 7 cm. Em geral, sua polpa é mais fibrosa e dura, e a cor é semelhante à tonalidade do gorro. Os esporos são lisos, não amilóides, de forma elíptica.
É possível comer conversadores de funil
Falantes de funil pertencem aos presentes comestíveis da floresta da quarta categoria. No entanto, eles só devem ser consumidos após o pré-cozimento. Inicialmente, são fervidos, só depois passam ao preparo direto do prato desejado. O caldo em que foram cozinhados não está sujeito a mais utilizações.
Qualidades de sabor de um cogumelo em forma de funil govorushka
Recomenda-se comer apenas espécimes jovens, pois os velhos tornam-se duros e sem gosto. Para melhorar o sabor, deve-se adicionar vários temperos e, na hora da decapagem, usar uma composição com bastante vinagre.
Benefícios e danos ao corpo
O falante em forma de funil, como a maioria dos cogumelos, contém muitas substâncias úteis que têm um efeito benéfico no corpo, a saber:
- promove a perda de peso devido ao seu baixo teor calórico;
- fibra melhora o metabolismo, remove toxinas, reduz o colesterol;
- tem propriedades antibacterianas;
- restaura a circulação sanguínea;
- inibe o processo de envelhecimento da pele e de todo o organismo.
Assim, um falante em forma de funil pode trazer enormes benefícios à saúde humana, mas vale lembrar que em tudo é preciso uma medida.
Falsas duplas
O talker comestível em forma de funil é semelhante a muitas espécies venenosas, especialmente os seguintes representantes da floresta são semelhantes a ele:
- Falante marrom-amarelo... O chapéu de um espécime jovem tem uma tonalidade amarelada acastanhada, desbota-se com a idade e adquire uma tonalidade cremosa. As opiniões dos especialistas sobre a comestibilidade desta espécie são divididas: em algumas fontes é indicado que o cogumelo é condicionalmente comestível, em outras é venenoso. Uma das principais diferenças em relação ao formato de funil são os pontos úmidos marrons nas lâminas e na tampa, bem como nas bordas ligeiramente tortas.
- Falador esbranquiçado - pertence à categoria dos cogumelos venenosos. Ele tem uma flor branca empoeirada na tampa, o que o torna ainda mais semelhante a falantes antigos e desbotados em forma de funil. A polpa exala um aroma de farinha.
Regras de coleta
A coleta da fofoca em forma de funil deve ser feita longe de empreendimentos industriais, aterros, rodovias, já que espécimes crescendo em locais contaminados podem causar graves envenenamentos do corpo. Além disso, apenas cogumelos jovens são adequados para consumo. Portanto, não é recomendado colocar especialmente grande, desbotado e com um formato de funil claro na cesta geral.
Usar
Acredita-se que as pernas do funil falante não sejam saborosas, duras e mal digeridas, portanto, apenas chapéus são usados para alimentação. Foi mencionado anteriormente que os presentes da floresta devem ser processados antes do cozimento. Para isso, eles são limpos de detritos, lavados, as pernas são removidas e deixadas um pouco na água, depois fervidas por pelo menos 30 minutos. Depois disso, os produtos florestais processados podem ser secos, fritos, congelados, salgados ou em conserva. No entanto, devido ao processamento de longo prazo, os conversores de funil não são adequados para fazer sopas e molhos cremosos.
Conclusão
O talker em forma de funil é uma espécie comestível pouco conhecida e é freqüentemente encontrada em uma variedade de lugares. No entanto, a espécie em questão tem muitos gêmeos venenosos, então o catador de cogumelos precisa estudar minuciosamente as diferenças entre esses espécimes para evitar envenenamento. Além disso, você deve saber que os conversores de funil são contra-indicados para pessoas que sofrem de alergias, doenças estomacais e crianças menores de 12 anos.