Contente
O talker laranja é um representante da família Gigroforopsis. O cogumelo também tem outros nomes: False Fox ou Kokoschka. O locutor laranja possui várias características, por isso é extremamente importante estudar sua descrição antes de coletá-lo.
Onde crescem os falantes de laranja
O fungo é comum em zonas florestais temperadas na Europa e na Ásia. A época de seu crescimento ativo cai no início de agosto e termina em outubro. Os principais locais onde se pode encontrar o talador de laranja são florestas mistas e coníferas, solo, serapilheira, musgo, pinhal podre e formigueiros. O falso chanterelle brota sozinho e em grandes grupos.
Qual é a aparência dos falantes de laranja
O diâmetro da tampa do cogumelo é de 3 a 10 cm, inicialmente é convexa, com bordas curvas. À medida que cresce, a forma torna-se prostrada e deprimida. Em espécimes adultos, a tampa é em forma de funil, com bordas finas onduladas. Sua cor é laranja, com tonalidade amarelada ou marrom. No centro é mais escuro, nas bordas o tom torna-se amarelo claro, e com a idade - quase branco. A superfície dos jovens falantes é seca e aveludada.
Um cogumelo com placas descendentes freqüentes, grossas e com muitas ramificações. Quando pressionados, eles ficam marrons.
O comprimento da perna cilíndrica é de 3-6 cm. O diâmetro é de até 1 cm. A perna afunila em direção à base. Sua superfície é amarelo-alaranjada, como os pratos do cogumelo. Freqüentemente, a haste dobra na base.
A carne do falso chanterelle é vermelha, compactada, mais macia nas bordas. À medida que o fungo cresce, ele se torna semelhante ao algodão, adquirindo uma tonalidade amarelada pálida.
É possível comer falantes de laranja
Por muito tempo, essa espécie foi chamada de cogumelos venenosos. Logo o talker laranja foi transferido para a categoria de cogumelos comestíveis condicionalmente. No entanto, mesmo agora, alguns micologistas consideram-no ligeiramente venenoso, categoricamente proibido para consumo sem tratamento térmico preliminar.
Você pode encontrar mais informações sobre a variedade no vídeo:
Qualidades do sabor do cogumelo govorushka laranja
A variedade tem sabor e aroma não expressos. Portanto, o cogumelo não é comum na culinária. As pernas dos corpos frutíferos são bastante duras e as tampas dos espécimes adultos são de borracha. Um leve sabor amadeirado pode às vezes ser sentido.
Benefícios e danos ao corpo
Apesar do sabor fracamente expresso, o uso de govorushka laranja tem um efeito positivo no corpo:
- na luta contra doenças infecciosas;
- ao eliminar toxinas, graças à composição das enzimas;
- para melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal, restaurar o processo digestivo;
- com diminuição dos níveis de colesterol e risco de coágulos sanguíneos.
Falsas duplas
O falante não tem contrapartes venenosas, só pode ser confundido com variedades comestíveis e comestíveis condicionalmente:
- O chanterelle é real com o qual o talher laranja tem as condições gerais de frutificação e o local de crescimento. Características distintivas do "original" - consistência carnuda e quebradiça. O chanterelle real também tem uma cor menos saturada das placas e patas.
- Chanterelle vermelho, que podem ser reconhecidas por escamas pronunciadas e uma cor mais escura na parte central da tampa.
Regras de coleta
Existem várias regras principais para colher cogumelos. Cumprindo as recomendações, você pode evitar consequências indesejáveis:
- A colheita de cogumelos não deve ser realizada perto de pistas, campos de treinamento militar ou fábricas de produtos químicos.
- Apenas espécimes jovens devem ser coletados, uma vez que cogumelos adultos são capazes de acumular toxinas perigosas.
- É necessário cortar os corpos frutíferos no meio da perna e, em seguida, cobrir o micélio com agulhas.
- É importante certificar-se de que nenhum dos cogumelos apresenta vermes antes de colhê-los.
- Não é recomendado manter os corpos de frutificação na geladeira por mais de 24 horas.
- Ferva os cogumelos imediatamente após a colheita. Caso contrário, eles podem se deteriorar rapidamente à temperatura ambiente.
Como cozinhar falantes de laranja
Na cozinha, só se usam os chapéus dos jovens falantes da laranja: as patas dos cogumelos são inadequadas para a alimentação devido à sua estrutura densa. As tampas são preliminarmente limpas de sujeira, bem lavadas e fervidas por 25-30 minutos. Depois podem ser cozidos, fritos, usados como ingrediente na sopa.
Existem também receitas conhecidas para fazer decapagem e salgar os talheres de laranja. Não há necessidade de molhar previamente os cogumelos: basta limpá-los dos detritos, lavá-los em água corrente e fervê-los em água fervente com sal. Os corpos de frutificação preparados podem ser preparados de acordo com a receita selecionada.
Conclusão
O talker laranja é encontrado em florestas mistas e coníferas. Por ser um cogumelo sem sabor e cheiro pronunciados, não tem grande popularidade gastronômica, porém pode ter um efeito benéfico no funcionamento dos sistemas do corpo. Antes de cozinhar, o produto deve ser fervido sem falta.