Contente
A família Mitsenov é representada por pequenos cogumelos que crescem em grupos visíveis. Omphalina em forma de sino é um dos representantes desta família com uma aparência típica.
Qual é a aparência do campaniforme xeromfalino?
Essa espécie se destaca pela altura das pernas de até 3,5 cm, um chapéu em miniatura, atingindo um diâmetro de até 2,5 cm.
Descrição do chapéu
O tamanho do chapéu lembra uma moeda soviética de dois copeques. Tem a forma de um sino aberto com linhas localizadas ao longo do raio, uma covinha característica no meio. Aos poucos, ele se endireita, as bordas vão para baixo. A superfície marrom claro do omphaline é lisa e translúcida. As placas do lado interno brilham através dele. Partições alternadas estão localizadas entre eles.
Descrição da perna
A perna é fina, com até 2 mm de largura, se expande para cima, engrossa mais perto do micélio. Sua cor é marrom, ocre, marrom escuro até a base. A superfície é coberta por fibras finas.
Onde e como cresce
Ocorre na primavera, verão e outono nas florestas temperadas de coníferas da Eurásia e da América do Norte. O aparecimento de massa é notado no início da época dos cogumelos: na ausência de outros cogumelos, sentem-se à vontade nos tocos, crescem em toda a área da madeira.
O cogumelo é comestível ou não
Não há informações sobre a comestibilidade da espécie. A polpa fina não tem cheiro, gosto de cogumelo.
Duplas e suas diferenças
Onfalinas jovens em miniatura em forma de sino pode ser confundido com besouro de esterco espalhado. Mas este último retém uma tonalidade marrom claro, cinza até o final do amadurecimento. Os chapéus são como sinos. A polpa não tem cheiro, gosto.
Xeromphaline Kaufman - um corpo frutífero frágil e flexível com um diâmetro de até 2 cm. Cresce em poucas colônias em tocos, troncos em decomposição de árvores decíduas, abetos, pinheiros, abetos em florestas de latitudes temperadas. Não comestível.
Conclusão
O formato de sino oftalmológico é uma espécie em miniatura que não possui valor nutricional. Mas esse saprotrófico é um elo importante na cadeia ecológica. Promove a rápida decomposição dos resíduos da madeira, sua transformação em elementos inorgânicos.