Contente
Frutas e vegetais frescos são a fonte mais acessível de oligoelementos e vitaminas na temporada de verão-outono. Mas, infelizmente, após o amadurecimento, a maioria dos produtos do jardim e do jardim perdem sua qualidade e se tornam inúteis. Muitas donas de casa tentam preservar a colheita enlatando. O método realmente permite que você armazene alimentos por um longo tempo, mas as vitaminas após esse processamento não permanecem. Mas como preservar a qualidade e a utilidade dos vegetais em casa? Há, talvez, a única resposta correta para essa pergunta: congelá-los. Congelar vegetais para o inverno em casa permite criar um armazém de produtos frescos, saudáveis e saborosos que estarão sempre à mão no inverno. Falaremos sobre quais vegetais podem ser armazenados no freezer e como fazê-lo corretamente mais adiante nesta seção.
Regras básicas para congelamento
Se sua casa tem um freezer espaçoso, então, sem dúvida, a melhor maneira de preparar legumes para o inverno é congelá-los. Você pode congelar vários vegetais, observando algumas das características de um determinado produto. Mas existem regras gerais que você precisa saber e lembrar ao preparar qualquer produto por congelamento:
- apenas vegetais maduros e densos podem ser congelados sem danos;
- antes do congelamento, os produtos são lavados e secos para que nenhuma umidade permaneça em sua superfície. Caso contrário, eles ficarão juntos durante o congelamento;
- vegetais com polpa ou casca grossa e densa devem ser pré-escaldados mergulhando-os em água fervente por vários minutos e, em seguida, resfriados rapidamente com água gelada;
- é necessário armazenar os produtos em sacos ou recipientes hermeticamente fechados. Isso evitará que o produto seque durante o armazenamento;
- a uma temperatura de 0 ... -80Você pode armazenar vegetais por 3 meses. Temperatura -8 ... -180C permite armazenar produtos ao longo do ano;
- é melhor congelar vegetais em porções de 250-300 g.
Cumprindo regras tão simples, será possível congelar vegetais para o inverno com alta qualidade e armazená-los por muito tempo sem perder qualidade, sabor e utilidade. Além disso, cada tipo separado de produto requer uma abordagem individual, sobre a qual tentaremos falar mais adiante.
Quais vegetais podem ser congelados
Quase todos os vegetais da horta podem ser congelados. As únicas exceções são nabos, rabanetes e rabanetes. A maneira mais fácil é congelar raízes. Por exemplo, cenouras e beterrabas são descascadas, lavadas e picadas. Eles podem ser cortados em cubos ou ralados, dobrados firmemente em um saco e congelados. As coisas são muito mais complicadas com vegetais como tomate, berinjela, pepino e alguns outros produtos "delicados".
Tomates
Em qualquer estação, o tomate é um alimento básico bem-vindo na mesa. São amplamente utilizados na preparação de primeiros e segundos pratos, molhos, saladas. Você pode congelar o vegetal inteiro, em fatias ou na forma de purê de batata. Apenas os tomates pequenos ficam completamente congelados, os frutos grandes devem ser cortados em rodelas e espalhados numa assadeira. Após o congelamento, as fatias são dobradas em um saco plástico lacrado.
Um exemplo de como congelar tomates para o inverno e como usar o produto depois disso é mostrado no vídeo:
Pepinos
Em uma tecnologia semelhante à do tomate, você pode congelar pepinos.Este vegetal é cortado em pequenas fatias ou cubos, ralado e uniformemente, colocado firmemente em um recipiente de plástico e, em seguida, congelado. Você pode armazenar um vegetal neste estado por no máximo 6 meses. Você pode usar o produto, inclusive para a preparação de saladas, okroshka.
Três maneiras diferentes de congelar pepinos são demonstradas no vídeo:
Pimentão
As pimentas doces búlgaras podem ser congeladas para o inverno de várias maneiras. A escolha deste ou daquele método depende da finalidade subsequente do produto. Por exemplo, para o posterior recheio, o vegetal é lavado, as sementes são retiradas dele, fazendo-se uma incisão característica no topo. Os vegetais assim descascados são dobrados um a um e encaminhados para o congelador. É claro que essa "boneca de aninhamento" vai ocupar muito espaço no congelador, mas pimentões recheados cozidos com ela não serão apenas saborosos, saudáveis, mas também muito baratos. Feito esse vazio, não será mais necessário comprar pimenta no inverno a um alto custo de recheio.
Pimentas congeladas picadas podem ser usadas para fazer ensopados de vegetais, saladas e muito mais. Neste caso, o vegetal é cortado em cubos ou fatias oblongas e colocado em recipientes, sacos e depois congelado.
Berinjela
Antes como congelar berinjelas, devem ser escaldados por 5-10 minutos, secos e cortados em cubos ou fatias.
Ervilhas e milho leitoso
Ervilhas verdes e grãos de milho verdes são geralmente congelados a granel. Para isso, o produto é polvilhado em camada fina sobre uma assadeira, que é colocada no freezer. Após o congelamento, o produto é colocado em um saco plástico e enviado ao freezer para posterior armazenamento.
Repolho
Diferentes tipos de repolho são congelados de maneiras diferentes:
- O repolho branco mais famoso é simplesmente picado e colocado em sacos em pequenas porções.
- A couve-flor geralmente é escaldada. As inflorescências selecionadas são mergulhadas em água fervente por 3 minutos com a adição de suco de limão. Os pedaços branqueados de couve-flor são secos com papel-toalha, colocados em sacos plásticos e colocados no freezer.
- Antes do congelamento, o brócolis é dividido em inflorescências, lavado, seco e disposto em recipientes, sacos.
- As couves-de-bruxelas são escaldadas por 2-3 minutos, após os quais são secas e colocadas em um prato raso para congelar a granel. O produto congelado é colocado em um saco.
Mais frequentemente, são tipos “delicados” de repolho que são armazenados em freezers: couve de Bruxelas, couve-flor, brócolis. O repolho branco, por outro lado, é perfeitamente armazenado em clima fresco, sem enlatamento e congelamento por um longo período de tempo. No entanto, na ausência das condições de armazenamento necessárias, você pode recorrer ao método descrito acima.
Abobrinha, abóbora, abóbora
Todos esses vegetais são limpos antes do congelamento: a casca e as sementes são removidas. A polpa é cortada em cubos ou fatias, escaldada por 10-15 minutos, depois resfriada, seca e embalada em sacos, recipientes.
Vagem
É muito fácil congelar este tipo de produto. Para isso, enxágue as vagens e corte-as em pedaços de 2 a 3 cm de comprimento, desta forma, os grãos são colocados em um saco plástico e enviados ao freezer.
No inverno, você pode armazenar não apenas certos tipos de vegetais, mas também suas misturas. É conveniente de usar, uma vez que todos os vegetais estão em certa quantidade e meio cozidos. Para preparar o prato, basta colocar a mistura de vegetais preparada na frigideira e refogar ou fritar.
Receitas de mistura de vegetais congelados
Com as próprias mãos, em casa, você pode preparar uma mistura semelhante à oferecida ao comprador nas prateleiras das lojas. Só que será muitas vezes mais saudável, saboroso e, claro, mais barato.
Donas de casa novatas e experientes podem se interessar pelas seguintes receitas congelantes:
Paprikash
Com este nome, encontra-se uma mistura de vegetais, composta por pimentão, abóbora, tomate e feijão verde. Todos os ingredientes devem ser picados e escaldados antes do congelamento, em seguida, espalhar em uma camada fina sobre uma assadeira, congelar e embalar em sacos, depois de misturar todos os vegetais.
Vegetais rústicos
Essa mistura é usada para fritar e estufar. Baseia-se na utilização de batatas, que são descascadas, lavadas e cortadas em cubos. As batatas nesta mistura são complementadas por feijão verde, brócolis, milho, pimentão e cenoura. Todos os ingredientes, exceto brócolis, são recomendados para escaldar por 10-15 minutos antes de congelar. Durante o cozimento, é recomendável adicionar cebolas frescas à mistura de vegetais.
Lecho
O lecho congelado consiste em tomates, abobrinhas, cenouras, pimentões e cebolas. Todos os ingredientes são escaldados e cortados em cubos antes de serem congelados.
Mistura de primavera
Para preparar a mistura "Primavera", use couve de Bruxelas, brócolis e couve chinesa, além de batata, ervilha, cenoura e cebola.
Mix havaiano
Esta variedade de vegetais combina milho com ervilha, pimentão e arroz. Vale ressaltar que para o preparo da "mistura havaiana", o arroz deve ser pré-cozido até a metade.
Todas essas misturas podem ser cozidas no vapor ou em uma frigideira com uma pequena quantidade de óleo. Também é conveniente que a mistura preparada anteriormente não precise ser descongelada primeiro. Isso acelera o processo de preparação de alimentos saudáveis e saborosos.
Surpreendentemente, você pode congelar não apenas misturas de vegetais para preparar segundos pratos, mas também misturas para fazer sopas. Portanto, uma receita popular de borscht, em que beterraba, repolho, cenoura, tomate, cebola e batata são congelados ao mesmo tempo. Ingredientes congelados picados só precisam ser adicionados ao caldo e esperar até que estejam prontos.
Conclusão
Assim, congelar vegetais para o inverno em casa não é apenas útil, mas também muito conveniente. Afinal, nada mais fácil do que voltar do trabalho para preparar o jantar com legumes já descascados, picados e semestrais. Vegetais congelados podem ser uma dádiva de Deus para mães que se preocupam com a saúde de seus filhos estudantes que estão em algum lugar distante, porque até um colegial pode cozinhar borscht para si de acordo com a receita acima. Depois de se preocupar uma vez no verão, quando o jardim está cheio de vegetais, você pode fazer um suprimento colossal de alimentos e vitaminas para você e seus entes queridos durante todo o inverno. A única limitação para congelar alimentos frescos é o tamanho do congelador.