Coelho defumado quente e frio em casa

O coelho não é apenas uma pele valiosa. Você pode preparar muitos pratos com ela, que diferem não apenas no excelente sabor, mas também nos dietéticos que são benéficos para a saúde. Mas para que a carne se torne uma decoração da mesa, é preciso saber escolher a carcaça certa e prepará-la, inclusive marinar um coelho para fumar. Você pode fumar tanto quente quanto frio, cada um deles tem suas próprias nuances e características de tecnologia, isso também precisa ser esclarecido com antecedência.

É possível fumar um coelho

Existem muitas receitas de coelho. Sua carne é valorizada pelo excelente sabor, pelos benefícios à saúde e por um preço acessível. Não há obstáculos para fumar também. No processo de processamento com fumaça, a carne adquire sabor e aroma originais, preservando a textura e as substâncias benéficas nela contidas.

O coelho fumado é servido como aperitivo e como prato principal.

Os benefícios e o conteúdo calórico da carne de coelho defumada

O coelho, junto com o frango e o peru, é considerado carne dietética. Mesmo após o procedimento de fumar, ele carece completamente de carboidratos, mas tem um alto teor de proteína (17 g por 100 g) e cerca de metade da gordura (8 g por 100 g). O valor energético da carne após a defumação é de apenas 150 kcal por 100 g.

A carne de coelho pode ser incluída na dieta mesmo para quem segue uma dieta alimentar ou constrói um cardápio de acordo com os princípios de uma alimentação saudável.

Importante! Comer carne de coelho defumada quente ou fria é benéfica para o sistema imunológico. Seu efeito benéfico nos sistemas digestivo, nervoso central, cardiovascular e endócrino também é observado.

Princípios e métodos de fumar

A carne de coelho defumada, como outros tipos de carne, é realizada de duas maneiras - fria e quente. Cada um tem suas próprias nuances. Tudo o que eles têm em comum é a preparação.

A receita de um coelho defumado a frio é mais complicada em termos de metodologia e tecnologia, requer a presença obrigatória de um fumeiro de determinado desenho e é mais demorada. Mas depois disso, o coelho retém mais substâncias saudáveis, já que é tratado com fumaça de temperatura mais baixa. Isto também contribui para que a carne não perca a sua consistência natural, o seu sabor único não seja "obstruído" pelo fumo e pelas especiarias. Outra vantagem do fumo a frio é uma vida útil mais longa.

As principais diferenças nos princípios dos dois métodos de fumar são as seguintes:

  1. O design do fumeiro em si... Com a defumação a quente, a queima de lenha localiza-se nas imediações da carne, com a defumação a frio esta distância pode atingir 1,5-2 m.
  2. Temperatura... Com o método frio, é no máximo 30-40 ° C, com o método quente varia entre 110-130 ° C.
  3. Tempo... Depende do tamanho dos pedaços de carne de coelho. Se forem pequenos, podem ser fumados a quente em poucas horas. O fumo frio é estendido por 1,5-2 dias.
  4. O próprio processo... A fumagem a quente permite o uso de "fumaça líquida", que confere à carne o sabor e aroma característicos do fumo. O frio é estritamente "natural" e não permite os menores desvios da tecnologia de processo.

A carne fumada a quente revela-se muito macia, sumarenta, esfarelada, que literalmente derrete na boca. O coelho fumado a frio é visivelmente mais “seco”, sendo apreciado pelo seu pronunciado sabor a “carnudo”.

Selecionando e preparando um coelho para fumar

A qualidade do produto acabado depende naturalmente das matérias-primas. Ao escolher, certifique-se de focar nas seguintes nuances:

  1. Tamanho da carcaça... Nesse caso, mais não significa melhor. Coelhos jovens são fisicamente incapazes de atingir tamanhos grandes. A carcaça "gigante" pertence a um coelho velho, depois de defumada a carne ficará dura.
  2. Cheiro e cor... A carne de qualidade tem uma cor rosada uniforme, não há manchas de outras tonalidades e coágulos sanguíneos escuros. Quanto ao cheiro, um aroma bastante específico é inerente a um coelho fresco - basta senti-lo uma vez, para depois não se confundir com nada.
  3. Vi externoVale a pena recusar-se a comprar uma carcaça de aparência claramente ventosa e excessivamente úmida, como se coberta de muco. Ambas as opções não diferem em frescor, o que é muito indesejável para fumar.
  4. Processamento Preliminar... É selecionada uma carcaça, da qual a pele fica completa e eficiente, sem retalhos, sua cavidade interna deve ser bem lavada.
Importante! Para fumar, é aconselhável comprar um coelho fresco. Mas, em princípio, congelado serve.

As carcaças congeladas não devem conter quantidades excessivas de gelo e neve, cristais de sangue. Isso indica congelamento repetido ou violações da tecnologia de processo.

Um coelho para fumar deve ser escolhido da forma mais cuidadosa e meticulosa possível.

Como parte da preparação, a carcaça é cuidadosamente lavada em água fria corrente. Em seguida, é cortado em 4 pedaços para que as costelas possam ser puxadas. Os pedaços de carne resultantes são pendurados para ventilação a uma temperatura não superior a 10 ° C. Caso contrário, o coelho pode estragar. Via de regra, várias horas são suficientes para a exibição.

Como conservar um coelho no kefir antes de fumar

Existem muitas receitas de marinadas para fumar um coelho em casa. Ao marinar no kefir, o produto final é muito macio, macio e suculento. Ingredientes necessários para a marinada de coelho de 1 kg:

  • kefir 2,5% de gordura ou superior - 1 colher de sopa .;
  • açúcar granulado - 1 colher de sopa. eu .;
  • sal marinho finamente moído - 2 colheres de sopa. eu .;
  • óleo de oliva (ou outro vegetal refinado) - 2-3 colheres de sopa. eu .;
  • alho - 4-5 dentes;
  • hortelã fresca - 8-10 folhas;
  • pimenta preta moída a gosto.

Para preparar a marinada, misturam-se todos os ingredientes, depois de picar o alho e picar as folhas. Quando o sal e o açúcar estão completamente dissolvidos, os pedaços de carne de coelho são revestidos com a mistura resultante e colocados em uma tigela de plástico, vidro, esmalte (qualquer material não oxidante é adequado). De cima, a carne é despejada com os restos da marinada, coberta com filme plástico e colocada na geladeira. Você pode começar a fumar em 10-12 horas.

No kefir, você pode marinar não só carne para churrasco

Marinada com gengibre para coelho fumar

Se marinar um coelho defumado a quente com gengibre, a carne vai adquirir um sabor muito original, que muitos associam à culinária oriental. Para 1 kg de carne de coelho, você precisará de:

  • água potável - 2 l;
  • força do vinagre de 6-9% - 3 colheres de sopa. eu .;
  • alho - 4-5 dentes;
  • açúcar granulado - 1 colher de chá;
  • terra seca ou gengibre fresco ralado - 0,5 colher de chá;
  • folha de louro - 3-4 pcs .;
  • sal - a gosto (alguém prefere não adicioná-lo, mas geralmente 1,5-2 colher de chá é o suficiente).

Todos os ingredientes da marinada são misturados em uma panela, após picar o alho. Em seguida, é colocado no fogo, aquecendo a 50-60 ° C, e o conteúdo é resfriado à temperatura ambiente. A marinada preparada é derramada sobre a carne para que o líquido a cubra completamente.A tigela é mantida na geladeira por dois dias. Várias vezes ao dia, as peças são viradas para que fiquem o mais uniformemente possível saturadas com a marinada.

Para a marinada, pode-se usar gengibre fresco e seco, no segundo caso, o coelho ficará mais pontudo

Importante! Você pode adicionar especiarias e ervas à marinada a gosto. Gengibre vai bem com açafrão, cravo, pimenta da Jamaica, páprica, açafrão e folhas de limão fresco.

Como fazer picles de coelho defumado com temperos

Os principais ingredientes desta marinada são o suco de limão e os coentros. Para prepará-lo para 1 kg de carne de coelho, você precisará de:

  • água potável - 1 l;
  • suco de limão espremido na hora - 40-50 ml;
  • açúcar granulado - 2 colheres de sopa. eu .;
  • sementes de coentro ou verduras (secas ou frescas) - 0,5 colher de chá;
  • sal - 1 colher de sopa. eu .;
  • alho - 5-6 dentes;
  • folha de louro - 2-3 pcs .;
  • especiarias (gengibre em pó, cravo, açafrão, sementes de erva-doce, pimenta vermelha em pó) - a gosto e como desejado.

Para preparar a marinada, ferva a água com sal, açúcar e especiarias. Em seguida, resfrie à temperatura ambiente, adicione o alho picado e o suco de limão, misture bem. O coelho para fumar é derramado com o líquido resultante, marinado por dois dias.

O coentro tem um sabor específico que nem todo mundo gosta, isso deve ser levado em consideração na escolha dessa marinada

Importante! Um sabor mais rico e uma pungência tangível podem ser adicionados à carne substituindo o suco de limão pelo mesmo volume de vinagre balsâmico ou de cidra de maçã.

Uma marinada rápida para fumar um coelho em casa

Esta "receita expressa" é adequada para fumar coelhos defumados a quente e a frio. A qualidade da carne não sofre com a curta duração do processamento. O coelho é muito tenro e suculento.

Componentes necessários:

  • vinho branco - 120 ml;
  • mel líquido - 150 ml;
  • óleo de oliva (ou outro vegetal refinado) - 150 ml;
  • ketchup - 120 g;
  • alho moído seco - 1 colher de chá;
  • mostarda seca - 1,5 colher de chá;
  • sal - 2 colheres de sopa. eu .;
  • pimenta preta moída - cerca de 0,5 colher de chá.

Para preparar a marinada, basta misturar todos os ingredientes. Os pedaços de coelho são bem untados com esta mistura e colocados em uma tigela adequada. Você pode começar a fumar após 8 horas.

Como fumar um coelho corretamente

É perfeitamente possível cozinhar um coelho fumado quente e frio em casa, mesmo sem um fumeiro especial. Ele será substituído com sucesso por construções feitas pelo próprio.

Como fumar um coelho em um fumeiro quente

Para obter um coelho defumado a quente na presença de um fumeiro especial, você deve agir de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Primeiro, pequenas lascas de madeira devem ser colocadas em um recipiente de metal, tendo-as previamente embebido em água por 15-20 minutos. Para fumar, as árvores frutíferas são mais utilizadas (maçã, cereja, pêra), bem como bétula, amieiro, carvalho, faia. Nesse caso, abetos, pinheiros e outras coníferas não são recomendados - a carne acabada será "resinosa" e de sabor amargo.
  2. Coloque a grelha no fumeiro, após limpeza, lavagem e enxugamento meticulosos. Coloque os pedaços de carne sobre ela para que não se toquem ou coloque uma carcaça inteira.
  3. Fumar carne de coelho, verificando periodicamente a prontidão da carne e liberando a fumaça que se acumula no interior. Eles se orientam sobre uma cor marrom-dourada brilhante, superfície "brilhante" seca. O tempo específico de defumação depende do tamanho dos pedaços de carne e da intensidade da queima do fogo.

    Importante! Depois de fumar, o coelho não deve ser comido imediatamente. A carne acabada é mantida ao ar livre por vários dias, escolhendo um local onde será bem ventilada.

Receita de coelho defumado quente recheado com bacon

Neste caso, a tecnologia de cozimento não difere fundamentalmente da descrita acima. A única diferença é que antes de despejar a marinada, os pedaços de carne de coelho devem ser levemente batidos e, imediatamente antes da defumação, devem ser feitos vários cortes e a carne deve ser recheada com pequenos pedaços (cerca de 1 cm de diâmetro) de alho e bacon.

Um coelho para fumar é recheado da mesma forma que qualquer outra carne

Importante! Se você não molhar os chips em água antes de fumar, no processo é necessário umedecer novamente os pedaços de coelho com a marinada 2 a 3 vezes. Caso contrário, a carne ficará seca e dura.

Receita para fumar um coelho em um barril

Em um barril, pode-se fumar carne de coelho com qualquer marinada, seguindo cada uma das receitas descritas acima. A principal diferença é que não se utiliza um fumeiro comprado, mas sim um fumeiro caseiro.

É construído a partir de um ou dois barris empilhados um em cima do outro. No fundo é feito um orifício, para o qual é fornecido um tubo para a aspiração dos fumos, na tampa existe um orifício para a sua saída. Como regra, uma fornalha é disposta no barril inferior e os pedaços de carne para fumar são pendurados ou dispostos no barril superior. Uma estopa úmida ou outro pano é colocado entre os barris superior e inferior para que o coelho não fique coberto de fuligem.

O projeto de um fumeiro caseiro a partir de um barril é bastante simples

Como fumar um coelho defumado a frio

Fumar um coelho a frio exige muito tempo e esforço. O processo deve ser contínuo, sendo necessário um fumeiro especial, equipado com ganchos, bandejas, grelhas, suportes. A temperatura máxima dentro da câmara é de 25 ° C.

No final do processo, também é arejada a carne de coelho defumada a frio.

Um coelho defumado a frio em casa é preparado de acordo com o mesmo algoritmo de um coelho defumado a quente. A carcaça é cortada, marinada, após o tempo especificado, pedaços de carne são retirados do líquido, e o excesso é escoado. Se desejar, a carne é pré-batida e recheada com bacon. As peças preparadas são colocadas sobre uma grelha ou penduradas no fumeiro.

Receita de coelho defumado e cozido

O coelho defumado, como o próprio nome sugere, é preparado em várias etapas. Primeiro, a carne é marinada. Para fazer isso, para 1 kg de carne de coelho você vai precisar de:

  • água potável - 1 l;
  • sal - 80 g;
  • pimenta da Jamaica - 2 colheres de chá;
  • folha de louro - 2-4 pcs;
  • especiarias - opcional.

O coelho defumado é preparado assim:

  1. Despeje a carne completamente com a marinada, mantenha sob pressão por 3-4 dias, garantindo uma temperatura constante de 5-6 ° C.
  2. Retire os pedaços de coelho do líquido, enxágue em água fria corrente, deixe secar, fume frio por 24 horas.
  3. Decorrido o tempo especificado, coloque em uma panela com água fervente e cozinhe por cerca de meia hora. Seque bem a carne.
  4. Fume o coelho de forma fria por mais dois dias.

O sabor de um coelho defumado e cozido não é tão intenso quanto depois de fumar. Mas a carne é particularmente suculenta.

Um coelho fumado cozido pode ser diferenciado de um coelho fumado simples por sua cor menos saturada.

Quanto tempo leva para fumar um coelho

O tempo de fumagem do coelho depende do método escolhido. Fumar a quente é muito mais rápido, demora cerca de duas horas. O frio se estende por pelo menos dois, de preferência três dias.

Você pode avaliar a prontidão da carne de coelho defumada perfurando um pedaço de carne com uma agulha de tricô ou um grampo de cabelo longo e afiado. Se entrar facilmente, sem aplicar força, e depois não aparecer espuma turva na superfície, a iguaria está pronta.

Regras de armazenamento

Em qualquer caso, um coelho fumado é um produto relativamente perecível. A carne defumada a frio permanecerá na geladeira por no máximo 2 semanas, a carne defumada a quente - 2-3 dias. Aumenta a vida útil em até 2-3 meses congelando, mas você pode descongelar o coelho defumado novamente apenas uma vez.

No sótão, na cave, na adega, noutro local semelhante - escuro, fresco, com boa ventilação, o coelho, se pendurado, fica guardado até um mês. Depois disso, a "vida útil" pode ser estendida submetendo novamente as peças a uma breve defumação por cerca de um quarto de hora usando madeira de zimbro. Não vale mais a pena - a carne ficará excessivamente dura.

Importante! Acontece que o coelho fumado por fora parece bom, mas o interior da carcaça se deteriora. Para verificar isso, eles o perfuram com uma faca em brasa. Basta levar a lâmina ao nariz e cheirá-la - tudo ficará claro imediatamente.

Conclusão

Existem muitas opções de escolha ao decidir como marinar seu coelho para fumar. Receitas que conferem à carne durante a defumação notas aromáticas e aromáticas originais.Mas, para fumar, você precisa de mais do que apenas a marinada certa. É importante seguir a tecnologia de um determinado método de cozimento da carne e a escolha de "matérias-primas" de qualidade.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção