Contente
A carne de coelho é saborosa e saudável, os médicos classificam-na como um grupo de alimentos dietéticos. Hoje, muitos russos estão envolvidos na criação desses animais de estimação fofinhos. Mas, como qualquer criatura viva, um coelho é suscetível a muitas doenças. Na maioria das vezes, essas doenças do ouvido ocorrem em coelhos:
- ácaros da orelha ou psoroptose;
- mixomatose;
- otite média purulenta.
Existem muitas causas de doenças: infecções, parasitas, condições de temperatura inadequadas. Para criar uma população de coelhos saudável, é preciso estar atento aos animais de estimação, monitorar seu estado, conhecer os sintomas das doenças e as formas de prestar assistência. Na maioria das vezes, os usuários digitam a frase: “doenças de coelho sintomas nos ouvidos e como tratá-los. " Tentaremos responder a essas perguntas no artigo.
Ácaro da orelha - psoroptose
A psoroptose é a escabiose, uma doença contagiosa que pode afetar um rebanho inteiro de coelhos em um curto período de tempo. O motivo do seu aparecimento é um ácaro-da-orelha-amarelo, que reduz a imunidade do animal.
Sintomas
Você pode determinar o início da doença pelos seguintes sintomas:
- Um animal doente fica inquieto, para de comer. Constantemente balança a cabeça e esfrega as orelhas contra a gaiola. Além disso, as orelhas desbotam.
- Pequenos caroços aparecem dentro das orelhas, em seguida, bolhas de fluido. O líquido escorre das bolhas que explodem, formam-se crostas (o tecido morre) e o enxofre se acumula.
- As fêmeas se recusam a acasalar.
Se você não iniciar o tratamento oportuno da psoroptose, o cérebro do coelho será afetado.
Mas às vezes a doença começa sem os sintomas típicos. Acontece que os coelhos começam a coçar as orelhas intensamente e a se mover constantemente na gaiola. Se você tem a menor preocupação com os animais, deve entrar em contato com o seu veterinário. Depois de examinar o coelho, ele fará um diagnóstico preciso e prescreverá o tratamento.
Tratamento
Criadores de coelhos experientes entendem os sintomas das doenças do ouvido e começam o tratamento. Eles recomendam tratar as orelhas dos animais de estimação com uma mistura de terebintina e óleo vegetal para a psoroptose. Como medicamentos, você pode usar:
- Cyodrin;
- Acrodex
- Dicresil;
- Psoroptole.
A prevenção de doenças é uma maneira fácil:
Mixomatose
A mixomatose é uma doença grave acompanhada por processos inflamatórios, conjuntivite purulenta. Saliências e bolhas aparecem no corpo. O reconhecimento tardio dos sintomas da doença em um coelho pode levar à morte de todo o gado.
Sintomas da doença
Os sintomas óbvios da doença aparecem, via de regra, apenas 20 dias após o início da infecção. Mas, com o exame diário dos animais, a doença pode ser detectada precocemente: manchas vermelhas aparecem na pele e pequenos nódulos nas orelhas e pálpebras.
Quais são os sintomas da doença:
- A temperatura pode subir até 41 graus e depois voltar ao normal.
- Os olhos ficam lacrimejantes e aparecem coágulos purulentos, como na conjuntivite.
- Os tumores aparecem no corpo, crescendo até o tamanho de um ovo de pombo.
- Nos genitais e na cabeça, pode ocorrer edema gelatinoso.
- Em coelhos, as orelhas caem e aparecem dobras no couro cabeludo.
- A cavidade oral fica inflamada. Este sintoma é acompanhado por secreção purulenta, respiração ofegante.
Características de tratamento
Se você notar os sintomas da doença dos coelhos em tempo hábil, o tratamento terá um efeito positivo. É realizado por um veterinário com antibióticos e imunomoduladores potentes. Recomendado para injeções subcutâneas:
- Gamavite;
- Ringer;
- Baytril.
Além disso, gotas especiais são instiladas no nariz, o iodo é usado para tratar as feridas.
Animais doentes e recuperados são mantidos separados do rebanho principal. A reabilitação após a recuperação leva de dois a três meses. Mantenha os coelhos em uma sala quente.
Muitos criadores de coelhos gravam vídeos sobre como tratar seus animais de estimação em casa:
Métodos tradicionais de tratamento
Tal doença de ouvido em coelhos, como mixomatose, pode ser tratada independentemente com remédios populares se for detectada em um estágio inicial:
- O óleo de girassol é frito e tratado com lesões.
- As feridas nas orelhas são tratadas com urina, mantendo-se ao sol por pelo menos 3 horas.
- Alimente coelhos com doença de orelha com folhas frescas de raiz-forte.
- A comida deve ser nutritiva, você pode adicionar polpa de abóbora e suco de abacaxi feito na hora.
- Se a respiração estiver difícil, a aromaterapia é realizada com óleo de eucalipto.
- Para a injeção, uma solução de espinho de camelo é injetada na parte inferior da perna.
Profilaxia
Via de regra, a mixomatose começa no final da primavera, quando aparecem os insetos portadores do vírus. Como proteger animais de estimação com orelhas de doenças:
- Bloqueie o acesso de insetos com redes de segurança.
- Examine a pele, orelhas e pêlo dos coelhos 2 a 3 vezes por semana.
- Forneça vacinas em tempo hábil em uma idade precoce.
- Mantenha as células limpas, trate com agentes especiais.
Processamento de células após doença
Células após animais doentes serem tratados:
- Glutex;
- Virkon;
- Ecocide C;
- Solução de álcool de 5% de iodo.
Você pode limpar as células com remédios populares:
- cal com cal;
- trate com licor quente;
- lave com uma solução de alvura.
Otite média purulenta
A otite média é um processo inflamatório que afeta a parte interna, externa ou média do sistema auditivo de um coelho.
A doença do ouvido externo pode ser causada por:
- fungo;
- a presença de um inseto;
- ferimento;
- acúmulo de grandes quantidades de enxofre.
Sintomas
- A coceira constante na aurícula faz com que o coelho abane constantemente a cabeça, incline-a para os lados, arranhe as orelhas.
- O pus flui da orelha.
- O coelho não deixa você tocar suas orelhas.
- O animal fica letárgico, não come praticamente nada.
Os sintomas são semelhantes aos dos ácaros da orelha (sarna). Somente um veterinário pode fazer um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento correto. Na maioria das vezes, são prescritos colírios para aliviar a inflamação, coceira e dor. Também são prescritos unguentos para lubrificar os ouvidos ou injeções intramusculares de oxitetraciclina 10 mg / 1 kg de peso corporal.
Outras doenças de ouvido
As doenças do ouvido em coelhos não são necessariamente causadas por vírus ou parasitas. As aurículas podem sofrer de frio e calor.
Orelhas frias
Os coelhos, principalmente os pequenos, têm grande dificuldade em sobreviver a baixas temperaturas. Em primeiro lugar, os ouvidos são afetados. Com sintomas de ulceração pelo frio, eles ficam frios e inchados. Animais de estimação não permitem que você toque neles.
Existem três estágios de congelamento:
- No caso de congelamento da primeira fase, é necessário esfregar imediatamente as orelhas com neve e levar o coelho ao fogo. Quando o animal está seco, ambas as orelhas precisam ser lubrificadas com vaselina, óleo de cânfora e gordura de ganso.
- O congelamento do estágio II é caracterizado por bolhas aquosas nas orelhas. Depois de um tempo, eles se abrirão, e feridas dolorosas aparecerão.Se o animal tem orelhas frias, não há necessidade de esperar que as bolhas estourem sozinhas. Devem ser abertos e, para processamento, usar pomadas de zinco, iodo ou cânfora.
- A terceira fase é caracterizada por enrugamento e ressecamento da pele. Em uma palavra, ele morre.
Sintoma de orelhas quentes
No verão, as orelhas dos coelhos podem esquentar em altas temperaturas. Se esses sintomas ocorrerem, os animais devem receber mais água e as gaiolas devem ser transferidas para uma sala fria. Se a letargia e a imobilidade persistirem, a razão para os ouvidos quentes não está no aumento da temperatura do ar. Preciso da ajuda de um veterinário e de um tratamento adequado.
Vamos resumir
A criação de coelhos saudáveis pode ser feita com cuidadosa limpeza. Além disso, são necessárias medidas preventivas. As gaiolas para coelhos devem ser mantidas limpas e desinfetadas. Todos os animais, desde tenra idade, devem ser vacinados em tempo hábil. Quando os primeiros sintomas da doença aparecem, você deve iniciar imediatamente o autotratamento ou consultar um veterinário.