Contente
Em casa, os coelhos são alimentados com alimentos em tigelas, potes e outros recipientes semelhantes. Mas um animal móvel geralmente adora pregar peças, e é por isso que os grãos de um comedouro invertido acabam no chão e acordam imediatamente por entre as rachaduras. Comedouros para coelhos instalados na gaiola ajudam a reduzir o consumo de ração, além de simplificar o processo de alimentação.
Por que é lucrativo colocar alimentadores de abrigo para coelhos
Para responder a essa pergunta, coloque uma tigela de grãos e observe os hábitos do animal de estimação orelhudo. Enquanto o coelho está com fome, ele mastiga calmamente a comida que lhe é servida. Depois de saciar a fome, o animal entra na gaiola. Naturalmente, a tigela com o resto do grão será virada. O coelho pode ficar zangado, bater no chão com as patas traseiras, agarrar o comedouro com os dentes e atirá-lo pela gaiola. Você também pode observar os coelhos colherem comida com as patas dianteiras. E não importa o que seja - grama ou grãos. Aqui, a fim de usar a ração de forma racional, são necessários alimentadores de bunker para coelhos.
Outro ponto importante é a contaminação da ração. Mesmo que o coelho não tire o grão da tigela, ele certamente irá manchá-lo com fezes. Com o tempo, o alimento será consumido, mas o risco de adoecimento do animal aumenta. Inchaço e indigestão são especialmente comuns. Ao instalar um alimentador de abrigo para coelhos na gaiola, o animal sempre receberá ração limpa na hora certa.
O design da tremonha do alimentador permite que você armazene a ração por vários dias. O proprietário pode não se preocupar se não chegar na dacha a tempo. O animal será alimentado.
Alimentador de bunker galvanizado de fabricação própria
Deve-se observar imediatamente que fazer comedouros para coelhos "faça você mesmo" é melhor feito de metal. Uma chapa galvanizada com 0,5 mm de espessura é perfeita. Às vezes, os criadores de coelhos novatos praticam a confecção de comedouros de madeira, acreditando que assim é mais fácil. Na verdade, a árvore é mais fácil de processar, mas os coelhos adoram roê-la. Portanto, a chapa galvanizada é o melhor material para alimentadores de tremonhas.
Para a confecção da estrutura, será necessário fazer desenhos. Mostramos um exemplo de circuito na foto. Todos os fragmentos são colocados em chapa galvanizada, após o que são recortados com tesoura para metal.
É importante fornecer uma tampa superior para o alimentador para que nenhum detrito entre no alimento. Você também precisa pensar em fixadores, porque a estrutura terá que ser fixada na parede da gaiola. A alimentação do funil será esvaziada em uma bandeja que se assemelha a uma pequena calha. Para o seu corte, sugerimos consultar os desenhos. À direita na foto está o padrão da bandeja e à esquerda está o limitador de alimentação.
O diagrama mostrado é projetado com dimensões ideais para gaiolas padrão. Se você precisar de um alimentador grande, todos os fragmentos podem ser aumentados proporcionalmente a seu critério.
Então, há um desenho do alimentador de bunker, você pode começar a fazer:
- O alimentador consiste em três partes principais: uma bandeja, uma parede posterior e uma parede frontal. O limitador é uma quarta parte opcional, mas também é aconselhável fazê-lo de forma que os coelhos comam menos. Fazer um alimentador de lata começa com uma bandeja.Para fazer isso, o fragmento cortado da chapa galvanizada é dobrado ao longo das linhas de dobra alinhadas. É importante deixar 1 cm de margem nas juntas. Eles são necessários para conectar a estrutura.
- Para diminuir o número de juntas, as laterais e a parede posterior são feitas de uma única peça de aço galvanizado, com 37 cm de comprimento, dobrada em largura, dividindo-a em três partes. Como resultado, você obtém duas prateleiras laterais de 15 cm de largura e uma parede posterior de 25 cm de largura.
- A parede frontal também é feita de uma peça de 27 cm de comprimento, sobre um fragmento galvanizado obtêm-se 3 dobras de largura. As dimensões de cada prateleira estão na ordem: 13,14 e 10 cm.
- Agora resta colocar todas as partes juntas. Se tudo se encaixar, são feitos furos nas juntas onde as sobras foram deixadas. A conexão é feita com rebites ou parafusos.
- Para fechar o alimentador confeccionado, recorta-se na tampa articulada galvanizada um retângulo de 15x25 cm de tamanho A peça de trabalho é fixada na tremonha por meio de dobradiças.
Como você pode ver, não é difícil fazer um alimentador de bunker galvanizado. É importante apenas que sua capacidade mínima seja calculada para a taxa de alimentação diária.
O vídeo mostra um alimentador de metal:
Fazendo um alimentador de um perfil galvanizado
Um alimentador de bunker preciso e rápido para coelhos de um perfil com uma seção de 100x40 mm irá resultar. A foto mostra um desenho com dimensões. Todos esses fragmentos precisam ser transferidos para os espaços em branco.
A foto a seguir ajudará você a entender a ordem de trabalho, bem como determinar corretamente os locais de corte e dobra.
Vejamos a ordem de como fazer um alimentador a partir de um perfil:
- Após a marcação do perfil, de acordo com o esquema apresentado, os cortes são feitos com tesouras metálicas e as áreas excedentes são retiradas.
- A parte inferior da peça, conforme mostrado na foto, é perfurada com uma furadeira elétrica. Haverá comida disponível para o animal de estimação com orelhas.
- Ao longo das linhas de dobra, a forma do alimentador é dada à peça de trabalho. Os orifícios são feitos nas juntas e, em seguida, são rebitados. Na parte traseira, dois ganchos de peças galvanizadas são fixados. Eles são necessários para pendurar a estrutura na parede da gaiola.
No vídeo, um alimentador de perfil de aço:
Este tipo de alimentador de bunker é projetado para um coelho. Em uma grande gaiola, você terá que instalar várias dessas estruturas.
Fazendo um alimentador do tipo bunker a partir de outros materiais
Portanto, um alimentador de bunker confiável para coelhos com as próprias mãos é feito de aço galvanizado. E o que mais você pode fazer o design mais simples pela primeira vez?
Vamos pegar duas garrafas normais de suco PET com boca larga. Para sua base, deve ser constituída uma moldura de tábuas ou contraplacado de 10 cm de largura. Duas tiras são mantidas juntas em um 90cerca depara fazer a letra "G". Um dos frascos é aparafusado à prateleira inferior com parafusos auto-roscantes, após ter recortado a sua parte lateral. A segunda garrafa é fixada na prateleira vertical com grampos de forma que seu gargalo entre na janela recortada do recipiente inferior, mas não atinja 1 cm da parede. Em um recipiente vertical, o fundo é cortado em uma grande parte da circunferência para formar uma tampa dobrável.
Isso completa a estrutura do bunker. A moldura de madeira compensada é fixada na parede da gaiola e o alimento seco é despejado na garrafa vertical. À medida que o coelho o come, o grão é derramado pela boca da tremonha em uma garrafa fixada horizontalmente.
Uma estrutura semelhante pode ser feita a partir de um tubo, conforme mostrado na foto. Uma peça de perfil galvanizado é utilizada como bandeja. Para o bunker, um pedaço de cerca de 50 cm de cano de esgoto de PVC é cortado, uma reentrância é feita na parte inferior para derramamento de ração e, em seguida, é fixada à bandeja com parafusos auto-roscantes.
A próxima opção é apresentada em uma lata. Precisa ser cortado ao meio, deixando cerca de 5 cm da lateral perto do fundo. O corte lateral do fundo é completamente separado da lata. Para fazer isso, você precisa fazer dois cortes de cima para baixo. A partir da peça obtida, a parede frontal da tremonha é dobrada e fixada com rebites. O resultado é uma estrutura como na foto.
Existem muitas opções de ideias para alimentadores de coelhos. O principal é remover com cuidado as rebarbas de metal para que o animal não se machuque.