Contente
As ameixas de cor amarela atraem-se com sua cor brilhante. Essas frutas vão para compotas, geléia, geléias. Além disso, esta planta sempre agrada com uma rica colheita. Os frutos da ameixa amarela também são muito procurados pelos enólogos. Como resultado, se as receitas forem seguidas, obtém-se um vinho branco de sobremesa.
Você pode tratar os queridos convidados com vinho de ameixa amarela caseiro, servindo uma bebida com carnes, pratos de peixe e aves. Para vinhos brancos leves, frutas cítricas, chocolate e marmelada são adequados.
Vamos compartilhar segredos
Os vinicultores que fazem vinho branco a partir de ameixas amarelas conhecem muitas das complexidades de seu ofício e estão prontos para compartilhar muitas delas com os recém-chegados.
Alguns aditivos afetam o sabor do vinho:
- Se você quiser um vinho azedo, adicione raminhos de groselha.
- Se você usar botões de cravo, tomilho ou orégano, o aroma do vinho será extraordinário.
- Adicione damascos às ameixas para uma bebida doce de sobremesa.
- O vinho curativo pode ser preparado usando mel na proporção de 1: 1 em vez de açúcar granulado.
Há outra nuance comum na elaboração do vinho a partir de ameixas amarelas: os frutos contêm pouco líquido, por isso é sempre necessário adicionar água à polpa. Você não pode viver sem ele.
Ao escolher as ameixas, preste atenção à sua qualidade. Descarte qualquer fruta suspeita imediatamente. A podridão estragará o vinho.
Esperamos que sua coleção de segredos de vinhos de ameixa amarelos caseiros seja reabastecida com suas dicas.
O vinho de ameixa é uma bebida saudável, rica em vitamina C, caroteno e outras substâncias. Beber a bebida em pequenas doses fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea e aumenta a hemoglobina.
Nossa coleção de vinhos
Não é necessário usar apenas ameixas brancas para fazer o vinho, você sempre pode experimentar e adicionar frutas de outras variedades e cores. Então, a bebida terá uma cor e um sabor diferentes.
Mas hoje vamos nos concentrar em algumas receitas simples para fazer vinho de ameixa a partir de frutas amarelas.
Opção 1 - a receita clássica
De acordo com a receita, precisamos:
- ameixas amarelas - 8 kg;
- açúcar granulado - 1kg 600g ou 2kg;
- água - 1000 ml.
Método de cozimento
- As ameixas não precisam ser lavadas antes de começar o vinho. A camada esbranquiçada contém bactérias ou leveduras selvagens que são responsáveis pelo processo de fermentação. Portanto, é necessário limpar as áreas contaminadas com um pano e remover as sementes de cada fruta amarela. Os grãos de ameixa contêm ácido cianídrico, de onde o vinho não só será amargo, mas também perigoso para a saúde.
- Moa as frutas em uma tigela grande até obter o purê. É melhor realizar este procedimento com um esmagamento de madeira.
- Em seguida, despeje o purê de ameixa em uma panela e adicione um litro de água fervida morna. Colocamos o recipiente em local quente e escuro para fermentar por cinco dias. Mexa a polpa das ameixas constantemente, abaixe-a.
- Passado o tempo previsto, filtramos o líquido, separamos a polpa por meio de várias camadas de gaze. Tudo o que estará nele também deve ser espremido e fundido na massa total.
- Despejamos um pouco de líquido, aquecemos ligeiramente, acrescentamos a quantidade necessária de açúcar. Mais ou menos - tudo depende do sabor das ameixas e das suas preferências. Se gosta de vinho doce, acrescente todo o açúcar indicado na receita, ou mesmo um pouco mais.
- Despeje o vinho em uma garrafa grande, coloque em um selo d'água. Se tal dispositivo não estiver disponível em seu arsenal, coloque uma luva médica com um dedo furado no pescoço. Uma garrafa de vinho deve ser colocada em local fresco e agitada diariamente.
Não encha o recipiente até o topo para que haja um local de fermentação. - Segundo uma receita simples, o vinho de ameixa em casa deve fermentar por dois meses, depois retiramos várias vezes do sedimento, tentando não mexer o fermento sedimentado.
- No final da fermentação, despeje o vinho de ameixa em garrafas e feche bem a rolha. O aroma, o sabor e a cor da bebida das ameixas irão melhorar após 2-3 anos. Mas o vinho jovem pode ser bebido mais cedo, após 5-6 meses.
Opção 2 - vinho de ameixa medicinal
Preparamos os seguintes ingredientes:
- ameixas amarelas;
- açúcar granulado;
- passas de uva.
Não mencionamos a quantidade exata de ingredientes para fazer vinho de ameixa caseiro de acordo com uma receita simples, mas vamos esclarecer as proporções. Para cada quilo de fruta, você precisa levar:
- 800 ml de água;
- 200 gramas de passas escuras;
- 150 gramas de açúcar.
Essas proporções permitirão preparar vinho de ameixa em casa na quantidade certa.
E agora sobre as regras de preparação:
- Coloque passas não lavadas com fermento selvagem na superfície em um copo e encha com água não mais do que +30 graus, adicione 50 gramas de açúcar granulado. O fermento deve ser mantido quente por pelo menos quatro dias. Em águas mais quentes, os tremores morrem e, em baixas temperaturas, não funcionam.
- No quarto dia, amasse as ameixas amarelas com flor (em nenhum caso lave!) E esprema o suco.
Encha o bagaço com água e esprema novamente. Colocamos o líquido da ameixa em uma garrafa, adicionamos açúcar e líquido das passas em infusão. Colocamos uma garrafa para fermentação. - Todas as outras ações correspondem às tradições de fazer vinho em casa.
O Slivyanka com propriedades medicinais ficará pronto em 90 dias.
Opção de preparação de bebida fortificada
Você não precisa esperar vários meses por uma degustação de vinhos de ameixa. Se utilizar a nossa receita expresso, o licor obtido em casa pode ser degustado em dois meses.
Apesar de a bebida conter vodka, o sabor ainda permanece original. Até as mulheres podem usá-lo. O vinho de ameixa fortificado é armazenado em casa, em local fresco e escuro.
O que precisamos:
- 5 kg de ameixa amarela;
- 5 litros de vodka de qualidade;
- 1 kg de açúcar.
Existem algumas nuances nesta receita, cuja observância é obrigatória:
- Como o papel do fermento selvagem nesta receita é irrelevante, as ameixas amarelas devem ser bem lavadas, sem caroço e amassadas.
- Coloque o purê resultante em uma garrafa grande, acrescente o açúcar granulado, despeje a vodka. Em seguida, a garrafa é rolhada e removida para um local aquecido por 60 dias.
- Na fase final, o vinho deve ser filtrado e colocado em recipientes apropriados.
Você pode convidar pessoas e saborear vinho caseiro de ameixa amarela juntos.
Opção 3 - vinho com especiarias
Muitos amantes adoram ameixa picante. Esta receita é só para eles. Prepare os seguintes produtos com antecedência:
- ameixas amarelas - 2 kg;
- botões de cravo - 5 peças;
- lavrushka - 3 folhas;
- açúcar granulado - 1000 gramas;
- água limpa - 3 litros.
Não vamos lavar as ameixas, mas com certeza vamos tirar as sementes. Amasse as frutas, depois acrescente água (1 litro), cravo, louro, açúcar. Colocamos o recipiente no fogão e cozinhamos até a espuma aparecer.
Depois disso, retire do fogo e deixe esfriar. Apertamos a polpa com uma prensa. Despeje outro litro de água fervida na massa resultante, misture e filtre novamente. Adicione o último litro de água. Despeje o líquido resultante em uma garrafa (não até o topo) e coloque em um local aquecido. Após 12 dias, o vinho caseiro de ameixa amarela está pronto.
Vinho clarificante de ameixa
O processo de clarificação do vinho de ameixa amarela caseiro, cujas receitas simples lhe oferecemos, só se completa depois de alguns anos. O motivo está no alto teor de pectina na fruta.Para esses fins, os produtores de vinho usam várias preparações. Veja como eles fazem isso:
Mas você pode clarificar rapidamente o vinho se usar clara de ovo de galinha.
E agora sobre este passo a passo:
- para cada 50 litros de vinho de ameixa, são necessárias apenas 2 proteínas;
- separe-as das gemas e bata bem até formar espuma;
- em seguida, adicione gradualmente meio copo de água fervida, misture a massa resultante;
- despeje a mistura no vinho em uma corrente fina e misture;
- depois de meio mês, um sedimento aparecerá no fundo da garrafa.
Retiramos cuidadosamente o vinho, colocando-o em um novo recipiente. Mas não vamos despejar em garrafas pequenas por enquanto. O vinho ainda não acabou abrilhantado, há uma escória perceptível nele. Após três semanas, retirando do sedimento e repetindo a filtração. Somente depois que o vinho de ameixa caseiro se torna completamente transparente, ele pode ser derramado em pequenos recipientes e bem fechado.
olá, opção de vinho # 3 - picante, receita pronta em 12 dias. você pode beber imediatamente? Ou ainda deve ficar em garrafas por algum tempo?
Boa tarde, querida Elena!
O vinho de acordo com a receita # 3 chamada "Picante" estará pronto em 12 dias. Você pode beber imediatamente após a filtração. Existe um "mas" ... Vinho preparado de acordo com esta receita não pode ser guardado por muito tempo. O período máximo de armazenamento é de um mês. Essa nuance deve ser levada em consideração.
Desejamos a você altos rendimentos!
Olá! Purê com ou sem água é chamado de polpa. Ponto 3. “Em seguida, despeje o purê de ameixa em uma panela e adicione um litro de água fervida morna. Colocamos o recipiente em local quente e escuro para fermentar por cinco dias. Mexa a polpa das ameixas constantemente, coloque-a de lado. " Ou seja, eu entendi corretamente que além deste litro de água adicionado ao purê, então nenhuma água deve ser adicionada? Quanto vinho sobrará após a centrifugação? É que estou fazendo vinho de ameixa pela primeira vez, já li muitas receitas e elas contêm o volume de água ou a cada kg. ameixas, ou por litro de polpa acabada.
Não fica claro na primeira receita de um vinho clássico que para 8 Kg. Tendo escoado apenas um litro de água ou algo assim, que é adicionado à polpa? Não pode ser! Por que não está escrito se você precisa adicionar água mais tarde ou não. A julgar pela foto, há uma garrafa grande de vinho ali, com um litro de água que tanto vinho não vai funcionar. Eu gostaria de ver a resposta.
Olá, se você reler a receita novamente, verá que não se junta água à polpa, mas ao purê de ameixa. O vinho é feito de suco, a polpa é necessária porque a casca da fruta contém fermento "selvagem". Água é adicionada apenas porque a consistência das ameixas é muito densa, o suco separa mal. A maneira mais fácil é adicionar um pouco de água ao purê de ameixa, deixar fermentar, espremer a polpa e descartar.