Contente
O vinho feito com folhas de groselha não é menos saboroso do que uma bebida feita com frutas vermelhas. Nos anos 60 do século passado, pela primeira vez, o jardineiro Yarushenkov compilou uma receita de vinho caseiro usando folhas verdes de arbustos e árvores frutíferas. O renomado viticultor K. B. Wünsch deu continuidade ao trabalho e aprimorou a bebida. Ele adicionou álcool, o que fixou o vinho e interrompeu a fermentação. Desde então, a tecnologia se espalhou. Agora, as folhas da groselha não são jogadas fora, mas usadas da mesma forma que as bagas.
Os benefícios e malefícios do vinho de groselha
Os benefícios do vinho caseiro feito de folhas de groselha são devidos à rica composição de vitaminas de várias partes do arbusto.
As folhas contêm:
- vitamina C - o antioxidante mais forte de seu tipo, que retarda o processo de envelhecimento e aumenta a resistência do corpo a muitas doenças;
- caroteno - é responsável pela saúde da pele e dos olhos;
- fitoncidas - ajudam o corpo enfraquecido após uma doença a restaurar as forças;
- óleos essenciais - ajudam a preservar a juventude da pele e a fortalecer os cabelos.
Com base nesta composição, propriedades úteis podem ser determinadas:
- A bebida tem um efeito antiviral no corpo. Promove o tratamento dos resfriados da primavera e do outono.
- O produto ajuda a recuperar de doenças de longa duração e a tonificar o corpo.
- O consumo moderado de vinho ajuda a tratar a fadiga crônica e a insônia.
- A bebida normaliza a atividade do coração e dos vasos sanguíneos, apóia a atividade cerebral.
- Vinho caseiro feito com folhas de groselha auxilia no tratamento de doenças do aparelho geniturinário.
- Em pequenas doses, a bebida é a prevenção do mal de Alzheimer.
Não há contra-indicações especiais, mas não é recomendado tomar o produto em grandes quantidades para pessoas com úlceras estomacais, gastrite e tromboflebite. Deve-se ter cuidado quando mulheres grávidas bebem a bebida.
O vinho feito com folhas de groselha pode causar sérios danos ao organismo apenas em caso de intolerância individual aos componentes que compõem sua composição.
Ingredientes para vinho de folha de groselha
Para fazer vinho caseiro com folhas de groselha, você precisa dos seguintes ingredientes:
- folhas de groselha - 80 g;
- água - 7 l;
- açúcar - 1,8 kg;
- amônia - 3 g;
- as passas são um pequeno punhado.
Receita passo a passo para vinho de folhas de groselha
O algoritmo de cozimento é o seguinte:
- 7 litros de água são levados para ferver, após o que as folhas de groselha são postas. Você pode diluí-los com um pouco de uva ou cereja.
- As folhas são empurradas com um rolo ou outro objeto pontiagudo para que se movam da superfície da água para o fundo.
- Depois de 3-5 minutos, a panela é retirada do fogão, coberta com uma tampa e embrulhada firmemente em um cobertor ou cobertor. Deixe neste formulário por 3-4 dias.
- Em seguida, o mosto resultante é derramado em outro recipiente do mesmo volume. Para iniciar o processo de fermentação, um pequeno punhado de passas é adicionado ao líquido. Um mosto devidamente preparado neste ponto apresenta uma tonalidade acastanhada. Um leve azedume deve ser sentido em seu cheiro.
- Em seguida, 3 g de amônia são despejados no mosto.
- Após 2 dias, a fermentação ativa começará, que continuará por mais 1-2 semanas. Neste momento, é importante garantir um nível suficiente de açúcar no líquido - 250 g de açúcar devem cair em um litro de vinho.
- O fim da fermentação ativa é determinado pela ausência de espuma no vinho. Em seguida, é despejado em potes de 3 litros e fechado com tampas de uma pétala.
- Depois disso, o mosto é verificado regularmente para verificar se há açúcar. A fermentação silenciosa pode durar bastante tempo - o final do processo é determinado pelo sedimento denso no fundo do frasco. O próprio vinho torna-se transparente. Na verdade, o vinho caseiro já está pronto, mas você não deve usá-lo imediatamente - o cheiro desse produto é muito forte.
- O vinho resultante é despejado em garrafas plásticas, junto com o sedimento. Os recipientes são bem fechados e a quantidade de dióxido de carbono neles é verificada todos os dias. É importante não perder o momento em que se acumulou uma quantidade suficiente de gás - para isso, tentam girar ligeiramente a tampa. Se ele abrir firmemente, você precisará liberar cuidadosamente o gás acumulado.
- A última etapa da fabricação do vinho é a drenagem do produto. O vinho é escorrido 2-3 vezes. Na primeira vez, a bebida fica clara. O procedimento é realizado em tubo fino. Para fortalecer neste ponto, você pode adicionar açúcar - 1-2 colheres de sopa. eu. A segunda e a terceira ameixas são executadas depois de o vinho ter novamente clareado. Você não precisa adicionar açúcar.
Isso completa a preparação do vinho em casa. O produto acabado é engarrafado e armazenado.
Termos e condições de armazenamento
Vinho caseiro feito de folhas de groselha é armazenado por uma média de 1 ano, se nenhuma vodka foi adicionada a ele de acordo com a receita. Vinho com adição de vodka não perde suas propriedades por três anos.
Recomenda-se armazenar o produto em local fresco e escuro. Para esses fins, uma geladeira, porão ou adega são adequados. Outros produtos alimentícios devem ser mantidos o mais longe possível para que o vinho não absorva o cheiro de vários picles e preparações. Mesmo as tampas hermeticamente fechadas não protegerão contra isso.
Conclusão
Fazer vinho com folhas de groselha é muito simples. É uma bebida saborosa e saudável que, quando consumida com moderação, reduz o risco de desenvolver muitas doenças.
Além disso, você pode aprender sobre as características de fazer vinho caseiro a partir de folhas de groselha no vídeo: