Contente
Pelo seu sabor agradável com uma ligeira acidez, o licor de cranberry é considerado uma das melhores bebidas alcoólicas que só pode ser preparada em casa. O licor de cranberry pode ser facilmente confundido com uma tintura, pois a tecnologia de preparação e os ingredientes são semelhantes. Existem duas diferenças principais: o tempo de retenção da tintura é geralmente limitado a várias semanas, embora seja recomendado manter a tintura por pelo menos dois a três meses. Além disso, a força do licor de cranberry costuma ser menor, mas a doçura, ao contrário, é sentida com mais intensidade.
Receita tradicional de licor de cranberry
Antes de passar diretamente para a receita, não se pode deixar de citar algumas regras não escritas para fazer licor, que simplificam e otimizam o processo:
- Uma vez que uma grande quantidade de suco de cranberry é necessária para o licor, os frutos são ligeiramente congelados antes de serem usados.
- Insista a bebida em um local escuro em temperatura ambiente por vários meses.
- Dos destilados, a vodca e o licor refinado são os melhores, mas tecnicamente você pode usar qualquer álcool com um teor de 40 graus, por exemplo, rum ou conhaque.
- O recheio também pode ser preparado por fermentação com fermento selvagem, sem o uso de álcool.
- Você pode adicionar temperos a qualquer receita de sua preferência. Isso é feito inicialmente, após as bagas darem suco.
- O sabor da bebida pode ser ajustado de forma diferente - adicionando outras frutas à lista básica de ingredientes.
Portanto, para preparar o licor de cranberry de acordo com a receita tradicional, são necessários os seguintes ingredientes:
- cranberries - 0,5 kg;
- açúcar - 0,7 kg;
- água - 0,5 l.
Durante o cozimento, você precisará de um selo d'água.
Um selo d'água, também conhecido como coletor de água ou válvula, é usado como meio de evitar explosões de dióxido de carbono que a levedura libera durante a fermentação. Usando um selo d'água, o gás resultante pode ser removido com segurança do recipiente. Além disso, a válvula protege o conteúdo da entrada de oxigênio.
Como o selo d'água mais simples, você pode usar:
- Uma luva médica com piercing usada no pescoço. As vantagens deste método incluem: facilidade de uso, baixo custo dos consumíveis, compacidade e capacidade de determinar o fim do processo de fermentação. As desvantagens são que este método é adequado apenas para recipientes de volume médio e gargalo largo. Para evitar que a luva caia, ela é fixada com fita adesiva.
- Uma fina mangueira de borracha passou por um orifício na tampa e mergulhou na água. Um padrão de uso aproximado pode ser visto no diagrama abaixo. As vantagens deste método incluem sua confiabilidade e simplicidade. As desvantagens são a necessidade de fixar adicionalmente o tubo e fechar o orifício na tampa. Normalmente, a plasticina ou um selante especial é usado para essa finalidade. Além disso, usar um recipiente adicional com água pode ser inconveniente, especialmente se houver animais ativos em casa.
É assim que se parece uma das opções de um selo d'água caseiro.
Prepare-se da seguinte forma:
- As bagas são separadas, pequenos detritos e sujeira são removidos, mas não lavados.
- Usando um empurrador ou rolo de massa, amasse até obter uma mistura homogênea.
- Despeje o açúcar na massa resultante e despeje a água, mexa.
- Feche o pescoço com um pano ou gaze grossa e deixe em local escuro em temperatura ambiente por 4–5 dias.
- Mexa diariamente com uma espátula de madeira.
- Após a fermentação das bagas, coloque um selo d'água no frasco - comprado ou feito em casa.
- Depois de um mês e meio, quando termina a fermentação, o líquido é cuidadosamente drenado, tentando tocar o sedimento turvo de fundo. O recheio é filtrado e colocado em garrafas preparadas. Insista por mais alguns meses.
- Se o teor da bebida parecer muito baixo, no último estágio você pode colocar uma pequena quantidade de álcool no licor e deixá-lo infundir.
Licor de cranberry alcoólico com álcool
Se uma receita que envolve fermentação prolongada não for adequada para o cozinheiro, você pode usar componentes que contenham álcool.
Ingredientes:
- 0,25 kg de bagas;
- 500 ml de água;
- açúcar - 0,5 kg;
- 500 ml de álcool.
Prepare-se da seguinte forma:
- Primeiro, os frutos são lavados e cuidadosamente separados.
- Escorra a água e deixe os cranberries secarem um pouco.
- Os bagos são furados com uma agulha ou ligeiramente amassados com um amassador ou rolo e deixados por meia hora para soltar o suco.
- Despeje o álcool. Ao mesmo tempo, a água é colocada em chamas.
- Água fervida quente é adicionada à mistura de baga-álcool.
- Misture cuidadosamente a peça de trabalho e transfira o recipiente para um local à sombra, onde o licor é infundido em temperatura ambiente de 20 graus.
- Um mês depois, o licor é filtrado, após o qual você pode bebê-lo.
Tintura de cranberry 20 graus
Visto que a tintura e o licor são muito semelhantes tanto no sabor quanto no propósito de preparação, e diferem principalmente na força, é fácil confundir uma tintura de vinte graus com um licor normal.
Para cozinhar, você precisa dos seguintes ingredientes:
- 300 g de cranberries;
- 250 g de açúcar granulado;
- 150 ml de água;
- 500 ml de vodka.
Você também precisará de uma peneira e gaze.
Prepare-se da seguinte forma:
- Primeiro, os cranberries são separados, lavados e bem amassados com um esmagamento.
- A vodka é adicionada às bagas esmagadas.
- Feche o recipiente com uma tampa e deixe infundir em local escuro por 5-7 dias.
- A peneira é forrada com gaze em várias camadas, colocada sobre a panela e a mistura infundida é cuidadosamente filtrada através dela.
- O xarope de açúcar é feito em um recipiente separado, resfriado e combinado com o componente alcoólico.
- A tintura é engarrafada e deixada por mais alguns dias.
Receita de licor de vodka e cranberry
Para fazer um licor de vodka doce, você precisa dos seguintes ingredientes:
- arandos - 500 g;
- vodka - 1 litro;
- açúcar - 1 kg;
- água - 1 litro;
- você pode adicionar especiarias a seu gosto - hortelã, canela, gengibre, baunilha, etc.
Prepare-se da seguinte forma.
- Os bagos são separados, removendo os estragados ou apodrecidos, lavados e os talos são retirados.
- Sove com amassadeira ou rolo até ficar homogêneo, opcionalmente - passe por um moedor de carne, processador de alimentos ou triture no liquidificador.
- Adicione especiarias e despeje o álcool, misture.
- O recipiente com o recheio é mantido longe da luz solar direta em temperatura ambiente por duas semanas.
- Depois de duas semanas, eles passam para a próxima fase - misture água e açúcar em uma panela e prepare o xarope. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
- O xarope é despejado no licor, misturado e novamente deixado em infusão por 10-14 dias.
- Em seguida, o licor acabado é filtrado por uma gaze dobrada em várias camadas. O bolo resultante é espremido e jogado fora de maneira adequada, e a bebida é despejada em garrafas.
Validade
O licor de cranberry tem uma vida útil bastante longa - em média, pode ser consumido dentro de dois a três anos a partir do momento da preparação. No entanto, se armazenado de forma inadequada, a vida útil pode ser reduzida significativamente.
Para que a bebida seja armazenada por mais tempo, ela deve ser mantida longe da luz solar direta em um local fresco. Portanto, uma geladeira ou uma adega são mais adequadas para armazenar o licor de cranberry.
Conclusão
Verter cranberry é muito semelhante ao licor de cranberry - tanto no sabor quanto no conjunto de componentes essenciais. Sua principal diferença é o "gênero", pois acredita-se que a tintura seja muito popular entre os homens, e o licor, assim como os licores, entre o belo sexo. Outra diferença poderia ser considerada a diferença no teor da bebida, porém, devido à variabilidade das receitas, esse indicador é bastante arbitrário.