Contente
- 1 Como fazer vinho com seiva de bétula
- 2 Vinho de seiva de bétula com fermento de vinho
- 3 Receita de vinho de seiva de bétula sem fermento
- 4 Como fazer vinho com seiva de bétula fermentada
- 5 Receita de vinho de seiva de bétula com limão
- 6 Vinho com seiva de bétula com passas
- 7 Receita de vinho com suco de bétula com geleia
- 8 Vinho de seiva de bétula sem ferver
- 9 Como fazer vinho de seiva de bétula com mel
- 10 Como fazer vinho de seiva de bétula "em inglês"
- 11 Como armazenar vinho de seiva de bétula
- 12 Conclusão
A seiva do vidoeiro é uma fonte de nutrientes únicos para o corpo humano. Na culinária, é utilizado para fazer tinturas diversas ou no preparo de sobremesas. O vinho feito de seiva de bétula há muito goza de popularidade constante e ocupa um lugar especial entre as receitas caseiras de álcool.
Como fazer vinho com seiva de bétula
Há muito tempo se acredita que, devido ao conteúdo de taninos, essa bebida pode aumentar a imunidade e também ajuda a limpar o corpo de toxinas e substâncias nocivas. Fazer vinho requer uma abordagem bastante responsável. O requisito básico para uma bebida ideal é o uso de seiva fresca de bétula. Isso se deve ao fato de que o suco velho é capaz de coagular durante o tratamento térmico. Nesse caso, o excesso de proteína liberada na maioria das vezes prejudica o sabor da bebida, até a completa deterioração de todo o volume colhido.
Outra parte importante de fazer uma bebida deliciosa é a proporção correta de açúcar. Como na preparação de outros vinhos, o açúcar pode afetar muito o sabor e a força do futuro vinho. Em várias receitas, a proporção de açúcar varia de 10% a 50% da matéria-prima total. Além disso, cada enólogo consegue nivelar a sua quantidade para criar uma bebida ao seu gosto.
Cuidado especial deve ser tomado ao escolher sua levedura. O fermento de vinho é considerado uma opção clássica na preparação de uma bebida. Essa escolha permite que você processe todo o açúcar em álcool em um tempo bastante curto. Evitar o uso de fermento tornará o processo de vinificação mais lento, mas essa abordagem permitirá que o produto seja fermentado naturalmente.
Como na preparação de qualquer bebida alcoólica, vale a pena prestar muita atenção à limpeza dos recipientes nos quais ocorrerá o processo de fermentação e tratamento térmico. Cada recipiente deve ser esterilizado previamente com água fervente e seque com uma toalha. Para maior confiança, muitos produtores de vinho usam agentes de limpeza especiais à base de cloro. Este método permite que você consiga uma desinfecção completa, mas depois de tudo requer um enxágue completo de todas as superfícies dos pratos. A desinfecção correta e oportuna evitará a propagação de microorganismos prejudiciais em todas as fases da preparação da bebida.
Vinho de seiva de bétula com fermento de vinho
A maneira clássica de fazer vinho de bétula é o método que usa fermento para vinho. O fermento especial para vinho pode acelerar significativamente o processo de preparação da bebida. Deve ser lembrado que eles devem ser adicionados estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Uma quantidade insuficiente deles não permitirá a fermentação completa dos açúcares. De acordo com a receita para o preparo da bebida você vai precisar de:
- 25 litros de suco fresco;
- 5 kg de açúcar branco;
- fermento de vinho;
- 10 colheres de chá Ácido Cítrico.
O suco é colocado em uma panela grande, com açúcar e ácido cítrico.A mistura é mexida e colocada para ferver em fogo baixo. No processo de cozimento, é necessário retirar a incrustação que apareceu. Vale a pena ferver a mistura até que restem cerca de 20 litros de líquido na panela. Isso significa que o excesso de água foi eliminado e o produto está pronto para processamento posterior.
O fermento de vinho é diluído de acordo com as instruções da embalagem e adicionado à mistura de suco resfriado com açúcar. O futuro vinho é despejado em um grande tanque de fermentação, no qual é colocado um selo d'água ou uma luva de borracha.
A fermentação do vinho ocorre dentro de um mês. Depois disso, é necessário filtrar para retirar o sedimento de levedura do fundo. A bebida filtrada deve ser engarrafada e enviada para amadurecer por algumas semanas em um local escuro e fresco. Após este tempo, o vinho deve ser filtrado novamente. O vinho de bétula está pronto para beber.
Receita de vinho de seiva de bétula sem fermento
O processo de preparação de uma bebida sem fermento é idêntico ao anterior, a única exceção é o uso de massa fermentada. Uma entrada especial é preparada à base de passas e açúcar. Para o fazer, é necessário adicionar 100 g de passas e 50 g de açúcar a 400 ml de água. A mistura resultante deve ser bem embrulhada e colocada em uma sala quente.
No futuro, o processo de preparação da bebida será idêntico ao da levedura. A única exceção é o período de fermentação - estende-se por até dois meses. Nesse caso, a bebida final ficará menos forte, mas ao mesmo tempo mais doce devido à fermentação incompleta do açúcar.
Como fazer vinho com seiva de bétula fermentada
Às vezes, se as condições de armazenamento não forem seguidas, o suco se deteriora e começa a fermentar por conta própria. Isso acontece quando o fermento selvagem penetra nele do ar circundante. Não se apresse e derrame-o - existem várias receitas em que esse suco pode ser usado para fazer kvass ou vinho.
Embora os especialistas em vinificação doméstica aconselhem o uso de material fresco, o suco fermentado pode produzir um vinho bastante agradável. Para fazer vinho com seiva de bétula, você precisa de um jarro de 3 litros. É enchido até 2/3, então cerca de 200 g de açúcar são despejados nele. A mistura resultante é colocada em uma panela e fervida por uma hora em fogo médio. Isso irá melhorar o processo de fermentação posterior.
Nesse caso, o uso de massa fermentada é opcional. Para um sabor mais brilhante e carbonatação extra, adicione algumas passas e uma colher de sopa de arroz ao frasco. Esse vinho deve fermentar em selo d'água ou luva por cerca de dois meses, depois deve ser filtrado e engarrafado.
Receita de vinho de seiva de bétula com limão
Adicionar limão ao vinho caseiro melhora drasticamente o seu sabor, corrige a doçura e adiciona novas notas aromáticas. Ao mesmo tempo, a quantidade de açúcar utilizada aumenta em média 10-20%. Os ingredientes necessários para tal vinho:
- 25 litros de seiva de bétula;
- 5-6 kg de açúcar;
- 6 limões médios;
- 1 kg de passas.
A seiva de bétula é despejada em uma panela grande e cozida em fogo baixo. É necessário evaporar cerca de 10% do líquido. Depois disso, coloque o açúcar na panela e misture bem. O suco é retirado do fogo e resfriado à temperatura ambiente. Em seguida, despeja suco de limão e adiciona-se uma massa fermentada de passas previamente preparada.
A fermentação primária do vinho em uma panela dura cerca de uma semana com agitação constante, então o líquido é filtrado e despejado em um tanque de fermentação, coberto com um selo d'água. A fermentação deve ocorrer completamente, podendo demorar até 2-3 meses.
Vinho com seiva de bétula com passas
Usar passas para fazer vinho caseiro evitará a necessidade de adicionar fermento à bebida. As passas devidamente secas contêm fermento selvagem na superfície que pode fermentar os açúcares da bebida. Por exemplo, o mesmo fermento na casca das maçãs está envolvido na preparação da cidra. É muito importante lembrar que a lavagem excessiva das passas remove quase toda a levedura selvagem e o vinho simplesmente não fermenta. Para preparar a bebida certa, você precisará de:
- 10 litros de seiva de bétula;
- 1 kg de açúcar;
- 250 g de passas vermelhas.
O vinho é feito de acordo com uma receita semelhante à da cidra. É necessário encher vasilhas de litro com suco e adicionar 100 g de açúcar a cada uma delas. O líquido é misturado e acrescenta-se 25 g de passas. As garrafas devem ser fechadas hermeticamente e deixadas por 4 semanas em temperatura ambiente. Durante esse tempo, o fermento selvagem irá digerir o açúcar em álcool e também saturar a bebida com uma pequena quantidade de dióxido de carbono.
Após a fermentação, as passas devem ser retiradas da bebida. Para tal, o vinho acabado é filtrado através de uma gaze dobrada em várias camadas. A bebida resultante é colocada em garrafas esterilizadas e enviada para armazenamento em local fresco. A bebida resultante tem um sabor leve e refrescante e não é particularmente forte.
Receita de vinho com suco de bétula com geleia
O uso de geléia para fazer vinho é um dos segredos dos vinicultores soviéticos. Durante a fermentação, a compota satura o vinho com um sabor adicional de fruta, quase qualquer compota é adequada. Para preparar esse vinho, você precisará de:
- 5 litros de seiva de bétula;
- 300 g de compota;
- 1 kg de açúcar;
- fermento de vinho.
É necessário aquecer a seiva da bétula ao lume e fervê-la cerca de uma hora, evitando uma fervura forte. Em seguida, deixe esfriar, adicione a geléia, o açúcar e o fermento. A mistura resultante é despejada em um tanque de fermentação e coberta com um selo d'água. Após o término da fermentação, é necessário filtrar a bebida resultante de um sedimento bastante forte. O vinho acabado é engarrafado, hermeticamente fechado e enviado para armazenamento.
Vinho de seiva de bétula sem ferver
O processo de fervura é necessário para iniciar ativamente a fermentação. No entanto, o uso de fermento de vinho moderno evita esse procedimento. A vinificação, neste caso, ocorre à temperatura ambiente. Seiva de bétula, açúcar na quantidade de 15-20% do volume do suco e o fermento de vinho são despejados no tanque de fermentação.
O vinho deve fermentar cerca de um mês, após o qual é filtrado e engarrafado. Acredita-se que se recusar a ferver tem um efeito negativo no sabor da bebida - ela se torna mais aquosa. Ao mesmo tempo, fermenta a uma intensidade de 14-15 graus. Essa bebida seria uma excelente opção para preparar bebidas quentes com adição de especiarias. Vinho com especiarias será único.
Como fazer vinho de seiva de bétula com mel
Esta receita é freqüentemente chamada de hidromel de bétula. Combina o sabor requintado da seiva de bétula com a doçura do mel. Para preparar este tipo de vinho você precisará de:
- 6 litros de seiva fresca de bétula;
- 1 litro de mel líquido;
- 2 kg de açúcar branco;
- 2 litros de vinho branco fortificado;
- 2 paus de canela.
A seiva do vidoeiro é aquecida em fogo baixo, não fervendo. Em seguida, é resfriado a 60 graus, mel e açúcar são adicionados a ele. Quando a mistura esfriar até a temperatura ambiente, vinho branco é derramado e canela é adicionada.
A bebida resultante deve ser infundida por cerca de 10 dias em um local fresco e escuro. Após a tintura, coar e engarrafar.O hidromel resultante deve descansar por cerca de um mês para amolecer e até mesmo saborear.
Como fazer vinho de seiva de bétula "em inglês"
Na Inglaterra, a receita do vinho com seiva de bétula é conhecida há mais de vários séculos. Tradicionalmente, este vinho era feito com a adição de limão e laranja, além de uma pequena quantidade de mel de flores. O fermento para o vinho branco é usado para a fermentação. Lista de ingredientes tradicionais do vinho de bétula inglesa:
- 9 litros de seiva de bétula;
- 4 limas;
- 2 laranjas;
- 200 g de mel;
- 2 kg de açúcar;
- fermento de vinho.
O suco é aquecido a 75 graus e essa temperatura é mantida por cerca de 20 minutos. Em seguida, a mistura é resfriada e colocada em um tanque de fermentação, onde também são adicionados suco e raspas de frutas cítricas, mel, açúcar e fermento. O recipiente não deve ser fechado, basta cobri-lo com gaze. Nessa forma, a mistura é infundida por cerca de uma semana, após a qual é filtrada e enviada para uma fermentação de dois meses em selo d'água. A bebida finalizada é filtrada novamente e engarrafada.
Como armazenar vinho de seiva de bétula
O vinho acabado é um produto natural que pode resistir a uma vida útil razoavelmente longa. Acredita-se que uma bebida feita com fermento de vinho pode ser facilmente armazenada por até dois anos em um ambiente escuro e fresco. Exemplos mais longos de armazenamento são conhecidos, mas tal produto deve ser consumido nos primeiros meses após a preparação.
Se o vinho for preparado com fermento selvagem de passas, diretamente ou com a ajuda de massa fermentada, seu prazo de validade é significativamente reduzido. A fermentação em tais casos raramente seca, então o açúcar livre restante pode estragar o produto resultante, mesmo se as condições de armazenamento forem devidamente observadas. O tempo de armazenamento recomendado nesses casos é de 2 a 6 meses.
Conclusão
O vinho de seiva de bétula é uma ótima opção para uma bebida alcoólica leve e refrescante. Um grande número de receitas permitirá a cada um escolher a forma mais adequada de prepará-lo. O refinamento e a plenitude do sabor são alcançados devido à correta seleção de ingredientes e proporções. Esta bebida não deixará ninguém indiferente.