Contente
A temporada de verão é destinada não apenas para recreação, mas também para a preparação da preservação para o inverno. A maioria das donas de casa tenta não perder esta oportunidade e tem tempo para enrolar tantos vegetais e frutas quanto possível. A preservação preserva perfeitamente o sabor e o aroma dos frutos de verão. E embora agora muitos estejam mudando para o congelamento a seco, nada se parecerá mais com a infância do que a deliciosa geléia de morango, espessa e aromática.
Além de morangos caseiros, você pode preparar deliciosas geléias de seu "parente" da floresta. A colheita não é tão fácil, além disso, os frutos são bem menores que morangos caseirosmas mais do que morangos. Mas vale a pena o esforço, porque a baga silvestre tem um aroma mais rico e um sabor mais doce. Ele contém muito mais vitamina, pois a própria natureza o afastou do ruído e da poeira.
Neste artigo, aprenderemos a fazer geléia de morango silvestre para o inverno. Para isso, vamos considerar várias receitas, bem como todas as sutilezas de como tornar esta sobremesa mais saborosa e saudável.
Treinamento
Depois de colher os frutos frescos, apresse-se para separá-los e começar a cozinhar, porque os morangos silvestres não duram muito tempo. É aconselhável ter tempo para fazer tudo em um dia. Os bancos devem ser esterilizados ou escaldados com água fervente. Escolha potes pequenos para evitar que a geleia aberta estrague. Embora seja improvável que esse saboroso fique na geladeira por muito tempo.
Opção de culinária número 1
Ingredientes:
- morangos da floresta;
- açúcar.
Tomamos o número de ingredientes em uma proporção de 1: 1. Começamos com o preparo dos bagos, é necessário tirar os rabos deles, lavar e deixar secar. Como os morangos são pequenos, esteja preparado, pois isso levará muito tempo. Em seguida, coloque os morangos em uma tigela grande e cubra com açúcar.
Depois de algumas horas, as bagas devem dar suco e você pode colocar a geléia no fogão. Leve a massa para ferver, espere 2-3 minutos e desligue. É melhor fazer isso à noite para que você possa deixar o recipiente durante a noite até que esfrie completamente. Agora colocamos no fogo novamente e também deixamos ferver por alguns minutos. Reserve por 2-3 horas para esfriar um pouco. Esperamos ferver novamente, após o que cozinhamos a massa por vários minutos e a retiramos. Durante esse tempo, sua geléia já deve engrossar bem. Tiramos frascos esterilizados e despejamos quente.
Opção de culinária número 2
Você não pode ficar sem esses ingredientes:
- morangos da floresta - 1,6 kg;
- um copo e meio de água;
- açúcar granulado - 1,3 kg.
Despeje a água no recipiente e adicione 1,2 kg de açúcar granulado preparado. Colocamos no fogo e cozinhamos a calda. Espere até que o açúcar esteja completamente dissolvido e mexa os morangos. Fazemos ferver o conteúdo, de vez em quando é necessário retirar a espuma. Cozinhe por cerca de 15 minutos. Deixe a geléia repousar por um dia e cozinhe novamente por 15 minutos. Colocamos em potes esterilizados. De acordo com esta receita, a geleia acabada ficará espessa.
Opção de cozimento número 3 - sem o processo de cozimento
Ingredientes:
- morangos da floresta - 1 kg;
- açúcar granulado - 0,9 kg.
Esta compota é preparada sem tratamento térmico, o que significa que permanece "viva", uma vez que retém todos os microelementos úteis. É necessário fazer um mingau homogêneo de morango usando qualquer método que lhe seja conveniente, um esmagamento ou um liquidificador. Adicione o açúcar às bagas, misture.Além disso, a massa deve permanecer por cerca de 12 horas na sala. Após este tempo, colocamos tudo em latas.
Opção número 4 - com adição de limão ou ácido cítrico
Componentes necessários:
- Morangos - 1 kg.
- Açúcar granulado - 1,6 kg.
- Um grama de ácido cítrico (ou suco de limão de sua escolha).
Despeje os morangos preparados com o açúcar granulado e deixe descansar por 5 horas para que os bagos comecem a dar início ao suco. Em seguida, colocamos o recipiente no fogão e cozinhamos em fogo baixo, tomando cuidado para que a geleia não queime. Após ferver, retire a panela do fogo por 15 minutos. Repetimos isso 4 vezes. Quando o recipiente for colocado pela quarta vez, você pode adicionar ácido cítrico ou limão. A quantidade de suco de limão dependerá da acidez do limão e de sua preferência de sabor. Quando a massa ferver, desligue e comece a despejar em potes esterilizados.
Opção de cozimento número 5 - em uma multicooker
Você precisará dos seguintes componentes:
- morangos - 1 kg;
- açúcar - 1 kg;
- água - 0,2 l.
Preparamos os bagos, enxáguamos, retiramos os talos e secamos. Agora coloque os morangos e o açúcar em camadas. Encha tudo com água e ligue a multicooker, configurando o modo de extinção. Essa geléia é preparada muito rapidamente. Após 30 minutos, você pode desligar a multicozinha e despejá-la em potes. Tampas e potes devem ser escaldados com água fervente ou esterilizados. Envolvemos a geléia em um cobertor e deixamos esfriar por um dia.
Opção de cozimento nº 6 - com talos
Ingredientes:
- morangos da floresta - 1,6 kg;
- açúcar granulado - 1,3 kg;
- ácido cítrico - 2 gramas.
Esta receita vai poupar muito tempo, uma vez que demora mais tempo a separar os frutos. Assim, lavamos as bagas junto com as sépalas e as deixamos secar. Em uma tigela grande, coloque os morangos e o açúcar em camadas, um copo de cada vez. Deixamos o contêiner por 10 horas para que os bagos soltem o suco. Em seguida, leve os pratos ao fogão e leve para ferver em fogo baixo. Cozinhe por mais 15 minutos, adicione ácido cítrico 5 minutos antes do final. Desligue o fogo e despeje a massa nos potes.
Conclusão
Se você encontrou tempo para colher esta baga saudável e saborosa, certifique-se de fazer geleia para o inverno. Isso estenderá as vitaminas por um ano inteiro. E agora você sabe como cozinhar.