Receitas de compota de ameixa sem caroço

A geléia de ameixa é a melhor e mais fácil maneira de manter frutas saudáveis ​​no inverno. A receita tradicional é baseada na fervura de frutas cobertas de açúcar. A geléia de ameixa pronta é enrolada em potes. Devido à presença de sementes, a vida útil dos doces é limitada, mas você pode festejar com segurança até o próximo verão.

Como fazer geléia de ameixa sem caroço

Fazer geléia de ameixa sem remover o caroço é a maneira mais fácil. Basta preparar bem as frutas. Ameixas de qualquer tipo são usadas para compotas. É necessário apenas levar em consideração que se a polpa for aquosa, a fruta inteira não será conservada após o cozimento. Para fazer frutas inteiras em geléia de ameixa, usam-se ameixas duras de maturação tardia. Mirabelle, Hungarian, Alycha, Renklode são perfeitos.

O cozimento começa com a separação das ameixas. As frutas são selecionadas quando maduras, mas não maduras demais. Os talos são todos removidos. Frutos rachados, com crostas e podres são descartados. O próximo passo é escaldar as ameixas. A casca da fruta é coberta por uma camada cerosa branca. Para retirá-lo, após lavagem com água fria, as ameixas são colocadas em uma peneira e mergulhadas por 5 minutos em água quente aquecida a uma temperatura de 80ºC.cerca deC. As frutas pequenas escaldam por não mais do que 3 minutos.

Atenção! Você não pode escaldar ameixas por mais tempo do que o prescrito ou em água fervente. A casca vai descascar com a alta temperatura e a polpa vai se desfazer.

Independentemente da receita de geléia usada, após o tratamento térmico, pique as ameixas com um garfo. Pequenas incisões podem ser feitas. Através dos furos feitos, a polpa fica melhor saturada com xarope e a casca não racha.

Conselho! A compota mais deliciosa e sofisticada é considerada feita a partir de ameixas brancas... Os amantes de sabor rico preferem frutas azuis.

Qualquer receita de geléia implica em sua posterior conservação. Ameixas que não foram removidas não podem ser armazenadas por muito tempo. A geléia deve ser cozida o suficiente para ser consumida até a próxima temporada. O melhor é conservar o produto em potes de vidro pequenos. É melhor usar uma tigela de alumínio para cozinhar geléia de ameixa. A queima de doces está excluída em tais pratos. Mantenha um pires desnatado à mão durante o cozimento. Mexa a geléia de ameixa com uma colher de pau.

Para fazer uma deliciosa geléia de ameixa, você pode usar as seguintes dicas:

  • A receita pode ser variada adicionando outros ingredientes, por exemplo, bagas para um sabor mais rico;
  • a quantidade de açúcar não precisa ser jogada conforme a receita, mas salpicada a seu gosto;
  • quanto azeda a ameixa, mais açúcar você precisa adicionar;
  • ao fazer geléias de frutas inteiras, é aconselhável selecionar frutas do mesmo tamanho e maturidade.

A prontidão da geléia é avaliada por sua consistência. A calda torna-se espessa e a fruta parece um pedaço de marmelada.

A receita clássica para geléia de ameixa sem caroço

Para uma dona de casa novata, a receita clássica de geléia de ameixa sem caroço é considerada a melhor opção. A doçura é preparada com ingredientes simples e sem etapas complicadas. De acordo com a receita clássica, a geléia pode ser enlatada, usada para fazer tortas ou simplesmente comida.

Para conservar 2 potes de 0,5 L de geléia de ameixa, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • frutas inteiras - 1,5 kg;
  • água - 400 ml;
  • açúcar solto - 1,5 kg.

Depois de preparar todos os ingredientes, eles iniciam a ação principal - cozinhar a geléia.De acordo com a receita clássica, você precisa seguir as seguintes etapas:

  1. Para obter uma boa guloseima de ameixa, as frutas são cuidadosamente selecionadas. Apenas as ameixas inteiras ficam sem danos visíveis à pele, com polpa elástica. Frutas macias não funcionam. Durante a fervura, os ossos se separam da polpa e estragam o produto.
  2. As frutas inteiras selecionadas são lavadas com água limpa e deixadas para escorrer em uma peneira. Para remover a umidade restante, as frutas são colocadas em um pano e enxugadas com toalhas de papel.
  3. O próximo passo na receita clássica é ferver a calda. O processo continua até que o açúcar granulado esteja completamente dissolvido. De acordo com as proporções indicadas, mistura-se água e açúcar, ferva-se até ficar macio.
  4. Frutas inteiras são derramadas com a calda preparada. A tigela com a doçura é deixada esfriar em local fresco. Não coloque na geladeira. O resfriamento repentino arruinará a geléia de ameixa.
  5. Após o resfriamento, a calda com frutas inteiras é colocada no fogo. Para evitar queimaduras, um difusor de fogo especial pode ser colocado sob a tigela. A geléia é levada à fervura, retirando-se periodicamente a espuma com uma colher, e imediatamente removida do fogão.
  6. Segundo a receita, após o resfriamento, o produto deve ser fervido e resfriado mais duas vezes.
  7. O terceiro cozimento termina com a conservação. Nesse momento, tampas e potes esterilizados devem estar prontos. Quando o doce ferve, é imediatamente colocado nos potes com uma colher e enrolado com as tampas.

Até que esfrie completamente, a geléia com osso fica quente. Os potes são virados com as tampas abaixadas, cobertos com roupas velhas ou um cobertor. A conserva resfriada é enviada para a adega.

O vídeo fala sobre o preparo da geléia:

Doce de ameixa com pedra para o inverno

Se você quiser cozinhar uma geléia de ameixa especial com sementes, você deve gostar da receita de cinco minutos. O nome vem do cozimento rápido dos ingredientes. Essas ações levam apenas cinco minutos. Claro, então toda a fruta com osso ficará muito tempo embebida em xarope doce, mas a dona de casa não arca com nenhum custo de mão de obra.

Para cozinhar, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • frutas com caroço - 0,8 kg;
  • açúcar solto - 0,6 kg;
  • água - 150 ml.

Para preparar um produto de ameixa, você precisa seguir as seguintes etapas:

  1. Para ferver a calda, você precisa de uma panela com paredes grossas e fundo duplo. A quantidade especificada de água e açúcar é levada para ferver, o que não levará mais de cinco minutos.
  2. Enquanto a calda está fervendo, as ameixas são preparadas. Os frutos são rapidamente lavados em água corrente, furar a casca com um garfo. Essas ações também não levarão mais de cinco minutos.
  3. As frutas preparadas são colocadas em uma tigela, regadas com calda fervente e deixadas em infusão por 12 horas.
  4. Após a primeira infusão, o produto da ameixa é colocado no fogo, levado à fervura e a espuma retirada com uma colher. O procedimento é repetido 4 vezes. A última fervura termina com a conservação em potes.

A originalidade da receita está no produto original da ameixa. O fruto é firme e saturado de açúcar. Em uma jarra cheia de calda espessa, a ameixa lembra uma geleia.

Doce de ameixa amarela com sementes

Você pode fazer geléia de frutas amarelas com uma pedra seguindo as mesmas receitas que eram usadas para frutas azuis. Para não nos repetir, considere a receita preguiçosa de geléia de ameixa e pedra.

Dos ingredientes que você vai precisar:

  • frutas amarelas - 1 kg;
  • açúcar solto - 1 kg;
  • água - 250 ml.

A receita para fazer guloseimas de ameixa consiste nas seguintes etapas:

  1. Ameixas inteiras amarelas são lavadas com água limpa, a pele é furada com um garfo. Os talos são removidos. Não há necessidade de secar a fruta após a lavagem.
  2. De acordo com as proporções indicadas, tome água com açúcar e ferva a calda.
  3. Quando os grãos de açúcar estão completamente dissolvidos, as ameixas são colocadas na calda. Continue a ferver por cerca de 15 minutos.
  4. O produto de ameixa é permitido esfriar. O procedimento de fervura é repetido 2 vezes. A última cozedura termina com a conservação.

Ameixas amarelas são deliciosas. A desvantagem da receita é a violação da integridade da fruta.A casca da fruta geralmente é separada da fervura.

Prazo de validade de geléia de ameixa com sementes

Qualquer geléia com bom entupimento com tampa pode ser armazenada por até três anos. No entanto, as receitas revisadas usam frutas inteiras sem caroço. Esse produto de ameixa é armazenado por não mais de 8 meses. Simplificando, a comida enlatada deve ser consumida antes da próxima colheita. A partir do armazenamento de longo prazo, os ossos acumulam ácido cianídrico. A substância nociva pode ser neutralizada por fervura repetida. No entanto, primeiro é necessário remover o caroço da polpa, e é difícil fazer isso com frutas cristalizadas.

Conclusão

A geléia de ameixa feita de acordo com qualquer uma das receitas pode ser melhorada. Durante o cozimento, as donas de casa adicionam outras bagas e frutas, esfregue as raspas de laranja, limão, adicione hortelã.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção