Receitas de geléia (geléia) de espinhos para o inverno sem sementes

Blackthorn é um arbusto selvagem que os jardineiros costumam usar como sebe. No final da temporada, as drupas amadurecem na planta. Eles têm um sabor azedo. Portanto, eles não são adequados para consumo fresco, mas geleia de espinhos sem sementes para o inverno é uma iguaria requintada. Para preparar uma sobremesa, você deve primeiro se familiarizar com as características do processo tecnológico. Tal iguaria não será apenas saborosa, mas também saudável.

A sobremesa de sloe é rica em nutrientes

Características de fazer geléia de espinho

As bagas de Blackthorn contêm muitas vitaminas e minerais, muitos dos quais são retidos no processo de compota. Mas, para prevenir problemas digestivos, a guloseima deve ser consumida em dosagem, não superior a 100 g por dia.

Antes de iniciar o processo de confecção da geléia de inverno, é necessário preparar os ingredientes e os recipientes com antecedência.

Como escolher e preparar uma curva

Os espinhos amadurecem em setembro e outubro. Parecem ameixas, mas menores. Quando maduras, as bagas de abrunheiro adquirem uma tonalidade púrpura escura uniforme e uma flor azulada aparece em sua superfície. No entanto, recomenda-se recolhê-los para fazer geleia para o inverno após as primeiras geadas. Isso se deve ao fato de que sob a influência da baixa temperatura os taninos neles contidos são destruídos e a adstringência desaparece.

Para fazer geléia de inverno, deve-se escolher frutas de abrunheiro-bravo sem sinais de podridão e deterioração. Eles devem primeiro ser separados e bem lavados. Em seguida, os frutos devem ser dobrados em um recipiente separado e despejados com água fervente para que o líquido os cubra completamente. Isso ajudará a amolecer a polpa para que os caroços possam ser removidos sem muita dificuldade.

Após 3 minutos, coloque os bagos em uma peneira e deixe assim por meia hora para escorrer o excesso de água. Então você precisa arrancar os ossos. Para fazer isso, você pode usar o corpo de uma caneta esferográfica comum. Depois disso, as matérias-primas preparadas devem ser dobradas em um recipiente de esmalte separado.

O sabor do produto final e a duração do seu armazenamento dependem da qualidade da fruta.

Importante! As sementes de espinhos contêm ácido cianídrico, prejudicial à saúde humana.

Preparação do recipiente

Para fazer geléia de inverno, é necessário preparar uma bacia de esmalte, já que em um prato largo a peça esquenta uniformemente, o que agiliza bastante o processo. Não se pode cozinhar a sobremesa em uma tigela de metal, pois isso leva à oxidação do produto.

Para armazenamento de longo prazo de geléia, você precisa preparar um recipiente especial. A sobremesa pode ser guardada em potes de vidro com volumes de 0,5 e 0,75 litros. Eles devem ser bem lavados e, em seguida, esterilizados por 10 minutos. Este procedimento ajuda a limpar a superfície interna do recipiente de micróbios e bactérias, o que excluirá a deterioração prematura do produto.

Como fazer geléia de abrunho

Para o preparo da geléia do inverno, recomenda-se usar não só frutos espinhosos, mas também outros componentes. Isso tornará o sabor da guloseima mais equilibrado e rico.

Doce de amora com chocolate

Esta é a receita mais incomum para fazer geléia de abrunheiro para o inverno. Mas, a julgar pelos comentários, goza de popularidade crescente.Com efeito, neste caso, a compota tem um sabor agradável a sobremesa e textura delicada, pelo que poucas pessoas conseguem sair indiferentes.

Você vai precisar de:

  • bagas de abrunho - 3 kg;
  • açúcar - 1,7 kg;
  • cacau em pó - 300 g;
  • manteiga - 200 g.

Processo de cozimento:

  1. Torça os espinhos preparados.
  2. Despeje o açúcar na massa resultante da baga.
  3. Misture bem.
  4. Reserve, deixe por 3 horas.
  5. Leve para ferver, retire a espuma.
  6. Cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre.
  7. Reserve, legal.
  8. Passe a peça por uma peneira para obter uma consistência uniforme.
  9. Deixe ferver novamente.
  10. Cozinhe por 20 minutos, reserve e deixe esfriar.
  11. Repita o procedimento até que a consistência da peça de trabalho seja espessa o suficiente.
  12. Adicione a manteiga na última etapa do cozimento.
  13. Em seguida, introduza gradualmente o cacau em pó, mexendo sempre com a geleia.
  14. Cozinhe a peça em fogo baixo por 25-30 minutos.
  15. Arrume os frascos quentes, enrole as tampas.

No final do cozimento, os recipientes devem ser virados de cabeça para baixo. Em seguida, embrulhe-os em um cobertor quente e deixe-os assim até que os potes de geléia esfriem completamente. Só então eles podem ser transferidos para um depósito permanente.

Importante! Para obter uma saborosa geléia de abrunheiro para o inverno com consistência espessa, é necessário que o líquido evapore o máximo possível durante o cozimento.

A sobremesa adquire um sabor rico durante o armazenamento.

Geléia de espinhos e maçãs

Os frutos do abrunheiro-bravo vão bem com maçãs. Ao mesmo tempo, o processo de fazer geleia para o inverno requer muito menos tempo. Isso se deve ao fato de que as maçãs contêm uma grande quantidade de pectina, de modo que a sobremesa fica espessa sem ferver por muito tempo.

Precisaria:

  • bagas de abrunho - 2 kg;
  • maçãs - 1 kg;
  • açúcar 2 kg.

Algoritmo de ações:

  1. Descasque as maçãs, corte em pedaços arbitrários.
  2. Adicione espinhos.
  3. Polvilhe a fruta e a massa de baga com açúcar.
  4. Deixe por 2 horas para que o suco apareça.
  5. Coloque no fogo, retire a espuma, ferva por 15 minutos.
  6. Reserve, legal.
  7. Esfregue a peça de trabalho por uma peneira para obter uma consistência uniforme.
  8. Deixe ferver novamente.
  9. Cozinhe por 30 minutos, mexendo sempre.
  10. Espalhe a sobremesa quente nos potes, enrole.
Importante! Para fazer geléia, escolha maçãs vermelhas, pois contêm mais pectina e são muito mais doces que as verdes.

A geléia de Blackthorn pode ser usada como recheio para assados

Como fazer geléia de espinho de canela

A canela pode complementar com sucesso a iguaria do espinho. Afinal, esta especiaria confere à compota um aroma especial e um final de boca agradável. A canela do Ceilão é a melhor escolha para a sobremesa, pois contém a menor quantidade de cumarina.

Precisaria:

  • bagas de abrunho - 3 kg;
  • canela - 1,5 varas;
  • açúcar - 1,7 kg.

Algoritmo para fazer geleia para o inverno:

  1. Dobre as frutas em um recipiente de esmalte preparado.
  2. Polvilhe com açúcar, misture.
  3. Deixe assim por 3 horas para deixar o suco sair.
  4. Deixe ferver, retire a espuma.
  5. Cozinhe por 20 minutos, reserve e deixe esfriar.
  6. Passe por uma peneira para obter uma consistência homogênea.
  7. Deixe ferver novamente e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
  8. Reserve e deixe esfriar.
  9. Repita o procedimento até que a consistência seja espessa o suficiente.
  10. Na última etapa, adicione a canela picada, ferva por 5 minutos.
  11. Coloque a sobremesa quente em potes, enrole.

No processo de fazer geléia de abrunheiro-bravo sem sementes para o inverno, é importante poder determinar se está pronto a tempo. Para fazer isso, você precisa colocar 1 colher de chá. blanks em um prato, mas antes disso deve ser refrigerado por alguns minutos. Se o atolamento não fluir, ele está pronto.

Importante! A geléia de espinho não deve ser consumida por crianças menores de seis anos, nem por mulheres durante a gravidez e a amamentação.

A quantidade de açúcar na sobremesa pode ser ajustada de acordo com a preferência pessoal.

Termos e condições de armazenamento

A geléia de Blackthorn para o inverno deve ser armazenada em local fresco e seco, excluindo mudanças bruscas de temperatura. Pode ser uma cave, varanda ou loggia. Durante o armazenamento, o produto não deve ser exposto ao sol, pois isso fará com que as tampas das latas inchem. Condições ideais: temperatura do ar + 1-20 graus, umidade 65-70%.

A vida útil do produto depende diretamente da quantidade de açúcar na geléia. Quanto menos for, mais cedo você precisará usar o produto. Sujeita a todas as etapas do processo tecnológico, a geléia de espinho pode ser armazenada por 12 meses a partir da data de preparo. Depois de abrir o pote, a sobremesa deve ser guardada na geladeira.

Importante! Com uma mudança brusca nas condições de detenção, forma-se condensação dentro dos potes de geléia, o que pode causar o desenvolvimento de mofo.

Conclusão

A geléia de abrunheiro sem sementes para o inverno é uma iguaria deliciosa que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a repor a deficiência de vitaminas e minerais no corpo humano. Esta sobremesa pode ser preparada de diferentes formas, levando em consideração as preferências de todos os membros da família. E então o congestionamento se tornará um verdadeiro achado no inverno, quando há neve do lado de fora das janelas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção