Colhendo samambaias para o inverno em casa

Para preparar adequadamente uma samambaia para o inverno, vale a pena considerar uma característica da planta: a samambaia fresca não é armazenada por mais de 2-3 dias. Em seguida, ele se torna inutilizável. É por isso que as peças devem ser executadas rapidamente.

Colheita de samambaia em casa

Em casa, a planta pode ser:

  • sal;
  • marinar;
  • seco;
  • congelar.

Cada um dos tipos de colheita de samambaias para o inverno tem suas próprias características. E quanto ao uso para alimentos, então qualquer opção é bastante aceitável para os primeiros, segundos pratos e saladas.

Como secar uma samambaia para o inverno

Os brotos de samambaia secos são uma opção conveniente para a colheita no inverno, especialmente porque todas as qualidades úteis são preservadas. Vale ressaltar que na seleção das matérias-primas, seu preparo deve ser feito com responsabilidade, caso contrário o produto será inadequado.

Preparação de matérias-primas

Para a secagem, escolha brotos jovens e carnudos sem manchas. O comprimento do pecíolo não deve ultrapassar 20 cm, não se recomenda secar a samambaia crua sem preparo prévio, pois o produto acabado ficará muito amargo. Além disso, o produto bruto é venenoso.

Por isso colocam uma panela com bastante água no fogão, acrescenta um pouco de sal. Os caules são colocados em água morna e fervidos por no máximo 8 minutos. Este procedimento removerá o amargor. Se a fervura não começar aos 9 minutos, a panela ainda deve ser removida do fogo e o conteúdo removido.

Aviso! A ebulição mais longa levará ao amolecimento e estratificação dos pecíolos.

Os brotos fervidos são colocados em uma peneira, regados com água fria para interromper o processo de amolecimento. A secagem pode ser iniciada após a drenagem da água dos pecíolos. Mas os coreanos e os chineses não fervem os pecíolos, simplesmente os mergulham em água fervente por 2 a 3 minutos.

Onde e como secar

O tempo de secagem dependerá do método selecionado. Isso pode ser feito in vivo ou usando um secador elétrico. Cada um dos métodos tem seus prós e contras, então a escolha dependerá da anfitriã.

Secagem natural

O aspecto normal dos pecíolos secos em condições naturais pode ser obtido em 3-5 dias. Você pode secar no sótão ou na janela. É importante que a sala seja bem ventilada, mas os raios solares não devem incidir sobre a peça de trabalho.

A secagem é realizada da seguinte forma:

  1. Os pecíolos tratados termicamente são secos e resfriados.
  2. Então você precisa espalhar papel artesanal, linho ou malha fina. Disponha a peça de trabalho neste substrato e coloque-a em um local adequado.
  3. De vez em quando, os caules são virados para que a secagem ocorra de maneira uniforme.

Ao colher uma samambaia, não seque demais os caules, pois isso os tornará frágeis e mal armazenados.

Comente! O oleado não é usado como substrato para a secagem, uma vez que a condensação se acumula nesse material, o que acabará estragando o produto acabado.

Secagem em uma secadora elétrica

As donas de casa modernas usam um secador elétrico para preparar samambaias secas. Este equipamento de cozinha permite que você obtenha o produto mais rápido do que no ar.

Antes da secagem, os caules são fervidos e, em seguida, resfriados em uma peneira ou peneira. Quando a água escoar, você precisa colocar a peça de trabalho em um palete especial e colocá-la na secadora. O produto é seco a uma temperatura de 50 graus durante pelo menos 5-6 horas (o tempo depende da espessura dos caules).

Enquanto a planta está na secadora, é necessário verificar o estado dos pecíolos de vez em quando para não secar. Assim como na secagem natural, os pecíolos cozidos na secadora são dobrados em sacos de linho e pendurados em uma sala seca e escura e bem ventilada para que fiquem perfeitos.

Determinação do produto para prontidão

Para que o produto não se deteriore durante o armazenamento com o método de secagem preparado, é necessário prestar atenção aos seguintes fatores:

  • os caules bem colhidos têm um cheiro agradável;
  • caules podem ser marrom claro ou marrom escuro com um tom de verde;
  • ao toque - elástico e seco.
Atenção! Os caules secos se quebram facilmente.

Como armazenar samambaia seca

Você pode salvar os pecíolos preparados em salas com alguma umidade, apenas o método será diferente:

  1. Em local seco, onde a umidade não ultrapassa 70%, os caules são dobrados em sacos de tecido, caixas de papelão, sacos de papel artesanal.
  2. Se a umidade for alta e não houver outro cômodo, a samambaia seca deve ser colocada em potes de vidro ou recipientes de plástico de qualidade alimentar e bem fechada para que o ar não entre.
Importante! Independentemente do local e método de armazenamento das mudas secas, é necessário verificar o estado do produto. Se a samambaia estiver um pouco úmida, deve ser seca. Em condições ideais, os pecíolos secos podem ser armazenados por até 2 anos.

O que pode ser feito de samambaia seca

Os japoneses, coreanos, chineses, bem como os habitantes do Extremo Oriente, colhem samambaias em grandes quantidades de várias maneiras, incluindo a secagem. Segundo os amantes desta planta, os rebentos secos têm um sabor melhor do que os salgados. Este produto retém qualidades úteis e saborosas durante o armazenamento.

Comente! É difícil determinar a qualidade da samambaia seca a olho nu, ela só pode ser compreendida durante o cozimento.

Se você deseja cozinhar algo com samambaia seca, deve primeiro molhar em água, por 12 horas, trocando o líquido várias vezes. Em seguida, coloque em uma peneira ou peneira, coloque em água fervente e ferva por 1-2 minutos, ou apenas despeje água fervente.

Isso conclui a preparação preliminar da samambaia, você pode começar a cozinhar seus pratos favoritos.

Existem muitas receitas de vários pratos com samambaia. Você pode fazer sopas com batatas e vegetais, refogar os talos com carne, frango e porco. E quantas deliciosas saladas você consegue com samambaia! Vários vegetais, cebolas, sementes de gergelim, arroz e ovos são adicionados a esses pratos.

É possível congelar uma samambaia

Uma jovem samambaia colhida por você ou comprada no mercado pode não só ser seca para o inverno, mas também congelada na geladeira, como as verduras comuns.

Claro, existem nuances especiais às quais você deve prestar atenção:

  1. Inicialmente, para o congelamento, utilizam-se caules que não foram mantidos frescos por mais de 2 dias.
  2. Em segundo lugar, você não pode descongelar e congelar a samambaia novamente, ela se tornará inutilizável.
  3. Em terceiro lugar, para o congelamento, utilizam-se saquinhos, nos quais os caules são dispostos para um cozimento.

Preparação de samambaia para congelamento

Antes de enviar as hastes para o freezer, elas precisam ser especialmente preparadas para preservar a qualidade do produto:

  1. As hastes são classificadas, todas as suspeitas são removidas. Lavado em várias águas.
  2. Cada pecíolo é cortado em 3 partes e fervido durante 5 minutos em água fervente com sal. Não é recomendável cozinhar por muito tempo, pois a samambaia ficará muito macia, começará a esfoliar e não será adequada para congelar.
  3. Retire a espuma durante a fervura.Retire os talos com uma escumadeira em uma peneira ou peneira e deixe lá até que toda a água escorra para que os talos esfriem e sequem.
Atenção! Se você precisar congelar uma grande parte dos pecíolos, a cada vez, eles devem ser fervidos em água nova.

Como congelar corretamente

Você pode preparar uma samambaia para o inverno de acordo com diferentes receitas:

  1. Amarre os caules secos em pequenos cachos e espalhe em uma camada sobre uma folha, coloque no congelador. Quando os caules estiverem prontos, organize-os em sacos com porções ou recipientes de plástico.
  2. Se não tiver tempo, coloque as porções direto em sacos plásticos. É melhor levar sacos especiais para congelador. Depois que a porção for colocada no saco, você precisa espremer o ar o máximo possível e amarrá-lo com firmeza.

Quando a peça está bem congelada, pequenos sacos são dobrados em um recipiente e colocados em uma caixa separada no freezer.

Não é recomendado congelar hastes frescas porque:

  • eles são venenosos;
  • terá um sabor amargo;
  • ficará escorregadio após a descongelação.

É possível congelar samambaia salgada

Os caules salgados da planta podem ser adquiridos na loja, são vendidos em embalagens de plástico. Infelizmente, nem sempre é possível usar todas as hastes de uma vez. Você pode guardar um frasco aberto na geladeira por um curto período de tempo. Portanto, samambaias salgadas podem ser congeladas. O sabor não muda e o produto salgado não congela muito.

Como armazenar e descongelar

Plantas congeladas em um freezer a -18 graus podem ser armazenadas por até 2 anos. Você não precisa retirar os pacotes desnecessariamente.

Antes de cozinhar, os pecíolos são retirados da câmara. Se você precisar cozinhar o primeiro ou o segundo prato quente, os talos não podem ser descongelados, mas imediatamente colocados na panela.

Para as saladas, os pecíolos congelados são levemente descongelados e fervidos por 1-2 minutos em água fervente. Os caules resfriados são usados ​​para cozinhar.

Importante! Não congele novamente!

O que pode ser feito de samambaia congelada

De samambaia congelada, bem como de seca, salgada e em conserva, você pode preparar primeiro, segundo pratos, saladas. Existem muitas receitas, elas são adequadas para qualquer espaço em branco.

Conclusão

Preparar uma samambaia para o inverno é fácil. Os pecíolos secos e congelados são uma ótima opção para diversificar a dieta da família com refeições saborosas e saudáveis.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção