Contente
O kumquat seco é uma fruta seca exótica que poucas pessoas conhecem sobre suas propriedades. Enquanto isso, é interessante saber quais são os benefícios para a saúde que o produto traz e como usá-lo corretamente.
O que é esta fruta seca de kumquat?
Uma fruta incomum chamada kumquat é nativa da China, Japão, Oriente Médio e América do Sul. A planta pertence a frutas cítricas, externamente é uma árvore perene com uma copa arredondada. Kumquat floresce com belas flores brancas e dá pequenos frutos laranja - apenas cerca de 3 cm de diâmetro.
Os frutos do kumquat são um pouco parecidos com as laranjas, embora sejam muito menores em tamanho e tenham um formato alongado. O sabor do kumquat lembra uma tangerina azeda, e você pode comer não só a polpa da fruta, mas também a sua casca - adocicada com um ligeiro amargor.
O kumquat é encontrado nas lojas não apenas fresco, mas também seco. Kumquat seco é uma fruta comum que foi seca até quase a evaporação da umidade, mas tem benefícios significativos para a saúde.
Tipos de kumquat seco
O kumquat seco vem em diversas variedades nas lojas. Em primeiro lugar, o produto tem uma cor diferente. Existem as seguintes variações:
- amarelo - esta cor pode ser encontrada na maioria das vezes, é a mais natural para o kumquat, seca de forma natural;
- Laranja, esta variedade também é comum, os frutos secos mantêm a sua cor natural;
- vermelho - um verdadeiro kumquat vermelho seco pode ter um tom pálido, no entanto, uma rica cor brilhante pode indicar a presença de corantes;
- verde - na maioria das vezes, o tom indica um retoque, no entanto, kumquat verde seco também pode ser um híbrido de kumquat e limão, que tem uma cor gramada.
Além do habitual kumquat seco, também há frutas secas - frutas secas junto com a casca inteira. Você também pode encontrar frutas cristalizadas em lojas - elas diferem de kumquat e frutas secas porque são primeiro fervidas em calda de açúcar antes de secar. Ao mesmo tempo, os benefícios do produto permanecem bastante elevados.
Por que os kumquats secos de cores diferentes
As fatias de frutas secas são encontradas principalmente em 4 tons - amarelo, vermelho, verde e laranja.
As cores amarelo e laranja são totalmente naturais para o produto, mas os tons de vermelho e verde indicam na maioria das vezes o uso de corantes alimentícios. Às vezes, a cor verde ou vermelha é explicada pelo fato de que o fabricante não oferece um kumquat "puro", mas uma das muitas variedades híbridas.
Composição e valor nutricional do kumquat seco
Kumquat amarelo seco é tão saudável quanto frutas cítricas frescas, se não mais. O fato é que, quando secas, quase todas as substâncias úteis se conservam nas fatias, e a concentração de algumas chega a aumentar. O produto inclui:
- vitaminas C, E e B;
- manganês, zinco, cobre e selênio;
- ferro e cálcio;
- pectinas e fibras;
- óleos essenciais - limoneno, pineno, cariofileno e muitos outros;
- taninos;
- antioxidantes;
- betacaroteno.
Do ponto de vista do valor nutricional, o produto é constituído principalmente por carboidratos, são cerca de 80 g deles em rodelas desidratadas, as proteínas ocupam cerca de 3,8 g no total e as gorduras estão totalmente ausentes.
Conteúdo calórico do kumquat seco
O conteúdo calórico do kumquat seco por 100 g é de cerca de 283 kcal. Assim, as fatias secas são muito mais nutritivas do que as frescas.
Conteúdo calórico de frutas cristalizadas de kumquat
As frutas cristalizadas têm um valor nutritivo ainda maior. 100 g de uma guloseima contém cerca de 300 kcal.
Benefícios do Kumquat Seco
Se considerarmos a composição do produto, fica claro que as propriedades úteis e contra-indicações do kumquat seco são muito diversas. O produto é apreciado não só pelo sabor - com o uso regular, pode trazer os seguintes benefícios:
- normalizar os processos digestivos devido ao alto teor de fibras;
- para ajudar com espasmos e aumento da produção de gás;
- limpa os intestinos, o kumquat remove toxinas acumuladas e substâncias tóxicas do corpo;
- melhorar a composição do sangue e a saúde do fígado;
- aumentam a resistência imunológica do corpo e fortalecem as paredes vasculares;
- têm um efeito benéfico na atividade cardíaca, frutas secas protegem contra derrames e ataques cardíacos;
- baixar o colesterol e prevenir o desenvolvimento de tumores cancerígenos;
- elimine os sintomas de anemia e deficiência de vitaminas.
Os benefícios do kumquat são seus efeitos benéficos no tecido ósseo e no sistema nervoso. O produto melhora a atividade cerebral e ajuda a fortalecer a memória, as propriedades benéficas do kumquat amarelo seco têm um efeito rejuvenescedor no corpo.
Como secar um kumquat em casa
A maneira mais fácil de obter pequenos limões naturais e frutas secas de kumquat é secar você mesmo as fatias de frutas cítricas. Isso preservará sua composição útil e evitará o uso de frutas coloridas artificialmente.
Em casa, são utilizados 3 métodos de secagem do produto.
- Em uma secadora elétrica. As frutas frescas devem ser bem lavadas, depois cortadas ao meio e, em seguida, cortadas em fatias finas cada uma das metades. Você não precisa descascar o kumquat. As fatias cortadas com pequenos intervalos são dispostas na grelha do aparelho, a temperatura é regulada para 135 ° C e o secador é ligado durante 6 horas.
- No forno. Na ausência de um dispositivo especial, você pode secar as fatias em um forno convencional. É aquecido a 100-120 ° C, e o kumquat fatiado é disposto em uma treliça coberta com papel manteiga. Você precisa manter os espaços em branco no forno por cerca de 5 a 8 horas, verificando periodicamente se estão prontos. Se possível, deixe a porta do forno entreaberta para melhor circulação de ar, de modo que as cunhas não fiquem muito quebradiças. Não é recomendável espalhar o kumquat em uma assadeira comum, neste caso o processo de secagem será desigual para os diversos lados.
- De forma natural. É muito difícil preparar uma guloseima por secagem natural ao ar, o problema é que em condições de alta umidade, o kumquat apodrece mais frequentemente do que seca. Basicamente, os fãs de secagem "ao ar" usam 2 métodos - fatias finas de frutas são penduradas em um barbante na cozinha ou colocadas em um estrado fino em uma bateria de aquecimento central.
Como fazer kumquat cristalizado em casa
As propriedades benéficas do kumquat amarelo seco são preservadas nas frutas cristalizadas.Você também pode preparar um doce na sua própria cozinha, isso vai demorar muito, mas o resultado será muito saboroso.
Cozinhar frutas cristalizadas é o seguinte:
- uma pequena quantidade de frutos de kumquat é bem lavada, cortada em rodelas e as sementes retiradas;
- 500 g de açúcar granulado são colocados em 250 ml de água e fervidos durante vários minutos até se obter um xarope espesso;
- Despeje as fatias de frutas preparadas na mistura fervente, reduza o fogo para médio e cozinhe por mais 10 minutos;
- retire do lume e deixe os frutos cristalizados arrefecerem de forma natural.
A principal nuance do preparo é que no dia seguinte o procedimento deverá ser repetido e a fruta cristalizada deverá ser fervida em calda novamente por 10 minutos. O mesmo deve ser feito nos próximos 2 dias.
Em seguida, a iguaria quase pronta é colocada em uma assadeira coberta com pergaminho e deixada em local bem ventilado por um dia. Quando os frutos cristalizados estiverem secos, eles deverão ser colocados no forno por 5 a 6 horas, pré-aquecidos em temperatura baixa - não mais que 50 ° C. No último estágio do cozimento, as fatias doces são polvilhadas com açúcar de confeiteiro e consumidas com sabor e benefício.
Como comer kumquat seco
Os benefícios e malefícios das frutas secas do kumquat dependem do grau de instrução de seu uso. Em primeiro lugar, é preciso lembrar sobre o aumento do conteúdo calórico dos frutos secos de kumquat e não exceder as dosagens diárias recomendadas. Bastará comer de 6 a 8 frutas por dia, se essa taxa for ultrapassada, as propriedades nutricionais do produto podem afetar negativamente a digestão e o corpo.
Você pode comer kumquat seco como uma iguaria separada, mas geralmente é combinado com outros alimentos e bebidas - os benefícios não diminuem. Por exemplo, você pode adicionar fatias secas a coquetéis alcoólicos e não alcoólicos para aroma e sabor exóticos.
Fatias secas podem ser colocadas no chá ou moídas em pó e misturadas com folhas de chá. Beneficia e agrada com um sabor agradável de kumquat combinado com mel - o produto pode ser mergulhado em mel ou melaço e consumido com chá ou café.
Como armazenar o kumquat seco
Os benefícios e malefícios do kumquat seco são em grande parte determinados por seu frescor - não é recomendável comer uma iguaria vencida ou estragada.
- É necessário armazenar as fatias secas em um recipiente limpo e seco, ao abrigo do sol e em baixas temperaturas.
- O melhor é colocar os alimentos em uma jarra de vidro ou recipiente de plástico e refrigerar na prateleira de vegetais.
- É importante garantir que a umidade na área de armazenamento seja a mais baixa possível, pois as fatias secas perdem seus benefícios com o contato com a umidade e se deterioram mais rapidamente.
Sujeito a todas as condições, a iguaria pode reter suas valiosas propriedades e benefícios por até um ano.
Já para as frutas cristalizadas, o melhor local para armazená-las é em um pote de calda doce, nessas condições podem reter seus benefícios por até 3 anos. Mas, neste caso, a fruta cristalizada precisará ser constantemente seca antes do uso, o que nem sempre é conveniente. Portanto, eles são muito mais frequentemente armazenados em um recipiente seco em um refrigerador a uma temperatura não superior a 15 ° C. No armazenamento de frutas cristalizadas, também é importante garantir que a umidade do ar não ultrapasse 60% e que os raios solares diretos não incidam sobre o recipiente com o produto.
Na geladeira, as frutas cristalizadas podem ficar frescas e se beneficiar por até seis meses.
Conclusão
O kumquat seco não é apenas saboroso, mas também uma iguaria exótica muito saudável, que pode ser preparada em casa. Com dosagens razoáveis, as frutas secas podem ter um efeito benéfico no corpo e trazer benefícios para a saúde, o principal é não exceder a ingestão diária e dar preferência a apenas um produto natural.