Contente
Receitas simples de pêssegos caramelados para o inverno ajudarão a preparar uma iguaria requintada para os amantes de sobremesas. As frutas cristalizadas são uma das melhores alternativas aos doces. Até um iniciante pode cozinhar.
Como cozinhar pêssegos caramelados
Para o preparo caseiro de frutas cristalizadas de pêssego, são selecionadas frutas com interior mais firme. Escolha frutas saudáveis, sem solavancos e apodrecimento. Cozinhar consiste em três fases:
O primeiro estágio é o branqueamento em água fervente.
A segunda etapa é a preparação do xarope.
É fervido até que o açúcar se dissolva por 10 minutos. O sabor e o prazo de validade das fatias de frutas cristalizadas dependem da qualidade da solução doce. A solução doce concentrada torna-os quebradiços e macios. A falta de açúcar impedirá que a fruta se torne sem açúcar. Essas frutas cristalizadas só podem ser armazenadas na geladeira.
As cunhas cristalizadas de qualidade devem ser elásticas por dentro e ter uma superfície seca e não pegajosa.
O terceiro estágio é a alternância entre a fervura e a secagem da fruta. Para isso, os pedaços branqueados resfriados são mergulhados em xarope fervente e fervidos por 10-15 minutos.
A fruta é deixada esfriar completamente (10-12 horas). Em seguida, as fatias são retiradas em uma peneira ou peneira. Deixe escorrer a calda, que é coletada em um recipiente.
Fatias de frutas são colocadas em uma assadeira e secas ao ar, na secadora ou no forno. Após um dia, o processo de cozimento e posterior secagem é repetido. Esta etapa pode ser repetida de duas a seis vezes. Por último, seque até obter uma crosta seca e não pegajosa.
Pêssegos cristalizados podem ser feitos sem secagem intermediária. Neste caso, são fervidos e deixados para esfriar completamente na calda. Espalhe em uma peneira ou peneira e deixe a calda escorrer apenas no final do cozimento e depois seque.
Maneiras de cozinhar pêssegos caramelados em casa
Atualmente, vários métodos são conhecidos para o preparo de frutas cristalizadas.
Doces vitrificados. Com esse método de produção, após o branqueamento, as fatias de frutas são colocadas em uma calda viscosa com alta concentração de açúcar granulado. Com esse preparo, pequenos cristais de açúcar são liberados nas peças. Este processo é chamado de replicação. Para obter um revestimento uniforme nas peças de pêssego, use lustre. Neste caso, o xarope com alto teor de açúcar é resfriado a 30-40 graus e as frutas são mantidas nele por 15-20 minutos. Isso é seguido pela secagem.
Fatias dobráveis. Com esse método de produção, as fatias de frutas são fervidas em calda até ficarem transparentes e, em seguida, jogadas de volta em uma peneira ou peneira para secar. A superfície da guloseima é coberta com uma película seca doce.
Onde é o melhor lugar para secar
As peças curadas com açúcar secam ao sol em 24 horas. Você também pode usar uma secadora ou forno.
Secagem de pêssegos cristalizados em uma secadora
Isso é feito a uma temperatura de 70 ° C. As primeiras duas horas na camada superior e, em seguida, a uma temperatura de 50 ° C na camada inferior, até que os frutos estejam completamente secos.
Como secar pêssegos caramelados no forno
Outra forma de fazer esta sobremesa "oriental" é secar as fatias de fruta no forno. O processo de secagem dura cerca de seis horas a uma temperatura de 40 ° C. Enquanto as fatias estão secando, a porta do forno não é fechada.
No final de qualquer método de secagem, você precisa pressionar a fatia, a umidade não deve sair dela.
A receita clássica de pêssegos caramelados
Para cozinhar pêssegos caramelados em casa, é melhor usar a receita clássica.
Ingredientes:
- 2 kg de pêssegos;
- 1 litro de água;
- 2 kg de açúcar.
Preparação:
- Lave as frutas, descasque e corte em porções iguais.
- Combine açúcar e água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
- Mergulhe as fatias de frutas preparadas na calda fervente, espere ferver e reduza o fogo. Ferva por um minuto e retire do fogo.
- Após o resfriamento, coloque os pratos com a calda no fogo novamente, ferva e retire do fogo. Este processo é repetido de 2 a 6 vezes até que os pedaços fiquem embebidos em doçura e maciez.
- Remova as cunhas e coloque em uma peneira. Deixe a calda escorrer.
- Polvilhe com açúcar ou açúcar de confeiteiro e espalhe para secar.
Pêssegos verdes cristalizados para o inverno
Em casa, é melhor fazer frutas cristalizadas de pêssegos que ainda não estão maduros e com casca esverdeada e polpa densa.
Ingredientes:
- 1 kg de pêssegos;
- 1,5 kg de açúcar;
- 1 litro de água.
Preparação:
- Os frutos verdes são lavados, esfregados, descascados e divididos em pedaços iguais.
- A casca é fervida e usada para fazer xarope.
- As fatias são imersas em xarope fervente, levadas à fervura, retiradas do fogo e deixadas em infusão por pelo menos 6 horas.
- Espalhe em uma peneira ou peneira, escorra e coloque ao sol por um dia.
- Um dia depois, a fruta é novamente mergulhada na calda e todas as ações são repetidas, só que agora estão secas até a completa secagem.
Embora o processo demore muito, todos ficarão felizes com o resultado.
Regras de armazenamento para pêssegos caramelados
Armazene as peças cristalizadas em um recipiente de vidro seco. O recipiente é hermeticamente fechado e colocado em local fresco e escuro.
Conclusão
Receitas simples de pêssegos caramelados para o inverno permitirão a cada dona de casa preparar uma iguaria deliciosa e nada nociva, que será apreciada não só pelas crianças, mas também pelos adultos. Pedaços de pêssego cristalizado podem ser usados como um doce separado, ou você pode adicioná-lo a várias sobremesas, bolos, creme, sorvete. Eles podem ser usados para preparar cereais doces e molhos de frutas vermelhas. O consumo desses doces pode aumentar os níveis de glicose e restaurar a energia gasta. Esta iguaria contém ácidos orgânicos e fibras, que removem rapidamente as toxinas e toxinas do corpo.