Contente
No outono, quando chega a estação quente para fazer numerosos brancos para o inverno, uma dona de casa rara não será tentada por receitas de pepinos e tomates em conserva. Na verdade, todos os anos, algo novo é necessariamente adicionado às receitas tradicionais de legumes em conserva. Embora donas de casa experientes geralmente dominem perfeitamente os truques de preparar picles para o inverno, as artesãs novatas às vezes não sabem por que, uma ou duas semanas após a decapagem, os vegetais em conserva ainda estão cobertos de mofo, apesar de todos os esforços. E há algo que você pode fazer sobre esse fato.
Acontece que é possível, e esse segredo é conhecido desde os tempos antigos e, de alguma forma, esquecido. Consiste na utilização de mostarda como conservante. Mas este não é de todo o seu único papel. Tomate verde salgado com mostarda - esta receita tem várias modificações, mas em qualquer caso, o sabor do snack resultante torna-se novo, invulgar e muito interessante.
Mostarda como conservante
Em primeiro lugar, deve-se notar que não importa a receita que você use para decapagem de tomates verdes, usando mostarda você sempre pode ficar tranquilo quanto à segurança de sua peça de trabalho. É improvável que o mofo o impeça de saborear o sabor decente de seus picles.
Existe outra maneira mais completa - eles usam a chamada rolha de mostarda. Ao colocar os tomates em uma jarra e despejá-los com a salmoura, deixe alguns centímetros de espaço vazio. Em seguida, cubra a camada superior dos tomates com gaze, pelo menos, o dobro do tamanho do frasco. Despeje uma camada de mostarda por cima da gaze até o pescoço e cubra com os cantos do corte de gaze. E só então feche o frasco com uma tampa de plástico.
A receita tradicional para salgar com mostarda
A maneira mais fácil de preparar tomates mostarda para o inverno é usando potes de vidro comuns. Como você vai armazenar a peça de trabalho por muito tempo, os frascos devem ser esterilizados antes do uso.
De acordo com a receita, você precisa selecionar 2 kg desses tomates e encontrar os seguintes temperos:
- 100 gramas de inflorescências de endro e verdes;
- Um ramo de salsa, salgado, estragão (ou estragão) e manjericão cada;
- 2-3 cabeças de alho;
- Um par de folhas de rábano e louro;
- Uma colher de chá de sementes de coentro e sementes de mostarda secas;
- Dez folhas de cereja e groselha preta cada.
Além disso, para preparar a salmoura, é necessário dissolver 140 gramas de sal-gema em dois litros de água, ferver e resfriar.
Despeje metade de todos os temperos e toda a mostarda no fundo dos potes esterilizados. Em seguida, empilhe bem os tomates verdes e coloque o restante do tempero por cima. Encha-os com salmoura gelada e construa um "tampão" de mostarda no gargalo das latas para maior confiabilidade. Os tomates assim salgados ficam prontos de quatro a seis semanas, dependendo das condições de armazenamento e do grau de maturação dos próprios tomates. Os tomates mais verdes demoram mais para pegar em conserva - até dois meses.
Picles de mostarda
Entre muitas maneiras tomates verdes em conserva com a mostarda, a opção mais saborosa é considerada quando a mostarda seca é injetada diretamente na salmoura, que é derramada sobre o tomate. Normalmente são utilizadas as seguintes proporções: para 5 litros de água, toma-se meio copo de sal e 12 colheres de chá de mostarda em pó. Esta quantidade de salmoura é suficiente para despejar cerca de 8 kg de tomates verdes. A mostarda é adicionada à salmoura já fervida e resfriada.
Os tomates são embalados em camadas em um recipiente preparado, e cada camada é polvilhada com ervas colhidas. Antes de despejar os tomates com salmoura e mostarda, deixe repousar completamente para que fique quase transparente com um tom amarelado.
Depois de despejar a salmoura fria, os tomates devem ser cobertos com uma tampa com um peso colocado sobre ela. A preparação do prato pode ser verificada em 4-5 semanas; em uma câmara fria, tal preparação pode ser armazenada até a primavera.
Tomates em conserva com mostarda
Curiosamente, os tomates em conserva podem ser preparados quase da mesma maneira. A receita para fazer a marinada é a seguinte: para 4,5 litros de água, tome três colheres de sopa de sal, açúcar, vinagre de mesa e óleo vegetal. Essa quantidade de marinada é suficiente para fazer cerca de 3 latas de três litros de tomate. Escolha especiarias de acordo com seu gosto. Depois de ferver a marinada com sal e açúcar, adicione 2 colheres de sopa de mostarda, vinagre e óleo vegetal ali. Depois de esfriar, despeje a marinada sobre os tomates nos potes dispostos junto com os temperos. Para armazenamento de longo prazo em condições ambientais, os frascos com o conteúdo devem ser esterilizados adicionalmente por cerca de 20 minutos.
Tomates picantes
A seguinte receita de tomate em conserva é muito original e saborosa, o que será especialmente interessante para os amantes de petiscos picantes. Para fazer este prato, você precisará coletar um balde de 10 litros de tomates verdes da última colheita.
Antes de decapar tomates com mostarda de acordo com esta receita, é necessário preparar um recheio especial, que determina em maior medida o sabor do futuro prato. Para ela você vai precisar de:
- Alho fresco moído;
- Pimentão picado;
- Raiz de rábano ralado;
- Açúcar;
- Sal;
- Pimenta picante.
Todos esses ingredientes precisam ser tomados em um copo, exceto a pimenta. É necessário adicionar meio copo, mas se você não gosta de tomates em conserva muito picantes, pode variar a quantidade a seu gosto.
Além disso, é necessário triturar adicionalmente cerca de 2 kg de tomates verdes com um moedor de carne, de modo que você obtenha 3 copos de polpa com suco. Misture esta polpa com outros ingredientes em uma tigela separada.
Agora pegue uma panela esmaltada de tamanho adequado e coloque-a em camadas: tomate, despejando, polvilhe com mostarda seca, novamente tomate, despejando e novamente mostarda.
Cubra a última camada de mostarda com um prato com uma carga e coloque imediatamente em local fresco. O tempo de produção de tomates em conserva de acordo com esta receita é de 2 a 4 semanas.
Entre a variedade de receitas apresentadas, você certamente encontrará algo novo e interessante para você que pode aquecer sua alma e estômago nas noites sombrias e frias de inverno.