Contente
Não é difícil entender que o kombuchá está com uma aparência ruim. No entanto, para impedi-lo de atingir tal estado, você precisa conhecer os primeiros sinais. Se ocorrerem, uma ação oportuna ajudará a curar o kombuchá.
O kombucha pode estragar
Sujeito às regras de cultivo e saneamento, a água-viva do chá raramente desaparece. Às vezes, teias de aranha penduradas na água-viva são confundidas com depravação. Na verdade, esse é um processo normal de crescimento do kombuchá. A teia é formada por fios de levedura, a partir dos quais ocorre a fermentação e a fermentação.
Se a bebida foi mal cuidada, a água foi trocada na hora errada, as regras sanitárias foram ignoradas, ela pode desaparecer. Às vezes, isso não acontece por culpa humana, mas de insetos nocivos. Depende do grau de deterioração se é possível reanimar o kombuchá em casa ou se já é inútil fazê-lo.
Na maioria das vezes, a água-viva do chá se deteriora devido a falha humana. No processo de cuidado descuidado, surgem cortes e lágrimas. O corpo do medusomiceto está enfraquecido. Ele é mais vulnerável a patógenos de várias doenças.
Se o açúcar ou a infusão forem preenchidos incorretamente, as partículas irão se depositar no corpo do kombuchá. As queimaduras ocorrem na forma de manchas marrons ou marrons. Para ressuscitar a água-viva, ela precisa ser removida com urgência.
O não cumprimento do regime de temperatura ou a exposição frequente ao sol contribui para o desenvolvimento de algas. A água-viva do chá desaparecerá se não for enxaguada a tempo em água corrente.
O mofo é o pior inimigo do kombuchá e pode levar à destruição. É formado quando o ambiente não é ácido o suficiente. O mofo afeta apenas a parte da água-viva do chá que está periodicamente em contato com o ar.
Existem muitos outros motivos pelos quais o kombuchá pode desaparecer. Você precisa conhecê-los para evitar perigos a tempo.
No vídeo, o cultivo de medusas:
Como entender que o kombuchá está morrendo
Para determinar facilmente a deterioração de uma água-viva do chá, você precisa saber como ela parece saudável. Quando aparece algum desvio das normas, já indica o início de um processo negativo.
Uma água-viva saudável do chá tem um corpo uniforme que parece uma geleia elástica ao toque. Muitas vezes tem o formato de uma panqueca. A cor do corpo é igualmente uniforme. É leitoso ou bege. Às vezes, tons escuros e claros aparecem.
Em primeiro lugar, a mudança de cor deixa claro que o kombuchá sumiu ou está começando a se deteriorar. O problema é indicado por sintomas pronunciados em forma de bolor, buracos no corpo, líquido turvo e alteração do sabor.
Importante! Se você suspeitar que o cogumelo está estragado, não pode beber a bebida.
Dano de Kombuchá
O dano mecânico ao kombuchá não é uma doença, mas levará a ele se a ressuscitação não for feita em tempo hábil. Na maioria das vezes, o corpo de uma água-viva sofre com rasgos, perfurações, cortes.
Por que buracos aparecem no kombuchá
Um corpo com buracos não pode ser chamado de doente terminal, mas também não pode ser classificado como um cogumelo saudável.Freqüentemente, ocorrem furos se a água-viva for removida descuidadamente da jarra com um utensílio de metal. Até as unhas podem causar cortes no corpo. Durante os cuidados, é aconselhável usar luvas médicas se você tiver uma manicure longa em suas mãos.
Cortes fortes, rasgos e grandes orifícios ocorrem quando um frasco se quebra. O kombuchu está danificado por cacos de vidro. Uma bagatela pode até ficar presa e ficar no corpo.
O que fazer se um kombuchá quebrar
Danos mecânicos ao kombuchá são menos perigosos do que doenças. Para reviver rapidamente o kombuchá, ele é colocado em um chá doce feito na hora. A solução deve cobrir levemente o corpo. O fungo não é perturbado por vários dias até que ocorra a recuperação. Cambucha tem boas propriedades regenerativas. O prato vai se curar sozinho, crescer e então a bebida pode ser consumida.
Doença de Kombuchá
A doença de Kombuchá é muito mais perigosa do que uma lesão normal. Se os patógenos não forem eliminados em tempo hábil, não será possível reanimar a água-viva. O kombuchevod deve conhecer as doenças comuns do kombuchá e seu tratamento, caso contrário, uma bebida estragada pode prejudicar sua saúde.
Danos de algas
Se o processo tecnológico de cultivo de água-viva do chá for violado, algas aparecerão na jarra. Eles são geralmente de cor azul ou verde. As algas se espalham ao longo da parede da lata ou simplesmente flutuam na bebida. O líquido fica turvo.
O supercrescimento de algas é causado por um de três fatores:
- Um pote de chá de água-viva foi deixado em uma janela ou mesa, onde a luz do sol direta incide durante o dia.
- O kombuchá foi deixado em local fresco e a bebida esfriada. É importante manter constantemente a temperatura do líquido acima de 18cerca deA PARTIR DE.
- As algas são formadas quando não há kombuchá ácida suficiente, o meio nutriente é ligeiramente alcalino com um pH de 7,5-8,5.
As algas não causam muitos danos à saúde humana. No entanto, é melhor não beber essa bebida. Para evitar o aparecimento de algas, é necessário seguir as regras de cuidado do cogumelo.
Insetos
Moscas, mosquitos, formigas e outros insetos carregam a infecção para a lata de bebida. Eles são atraídos pelos nutrientes criados pela fermentação do açúcar com o fermento. Os insetos entram no frasco, botam ovos no corpo do fungo. Depois de um dia, eles se transformam em vermes. As larvas rastejam pelas paredes da lata e caem na bebida. É categoricamente impossível beber tal infusão de chá. Para manter os insetos longe da água-viva, o gargalo da jarra deve ser sempre coberto com um pano respirável ou guardanapo.
Fungos de bolor
A água-viva do chá produz metabólitos secundários. Eles evitam que o mofo cresça e se espalhe. No entanto, se a tecnologia de cultivo do cogumelo for violada, o nível de perigo aumenta. O mofo geralmente começa a crescer em águas-vivas jovens, de camada baixa, quando nenhum iniciador foi adicionado durante sua cura. Os cogumelos não têm tempo para desenvolver acidez. Em um ambiente ligeiramente alcalino, o molde se espalha rapidamente.
O mofo nunca aparece entre as camadas de água-viva do chá. Ela cresce na superfície do kombuchá em contato com o ar. O molde é um inimigo perigoso, tenaz e traiçoeiro.Você não pode beber uma bebida mofada. Se o molde for azul ou preto, descarte o fungo afetado. Quando é decidido curar o kombuchá, se ele adoecer, toda a bebida é derramada. As camadas superiores da água-viva são removidas e lavadas com água. Um kombuchá limpo é colocado em um frasco esterilizado, preenchido com solução fresca com a adição de 1 colher de sopa. eu. vinagre de frutas.
Queimar
Para fazer a água-viva do chá viva, açúcar é adicionado periodicamente à bebida. No entanto, os cristais secos não podem ser colocados em uma jarra com cogumelos. O açúcar é depositado no corpo do kombuchá. A partir de uma alta concentração, são criados focos que formam um ambiente alcalino. As colônias de bactérias benéficas morrem, que são exibidas no corpo com manchas marrons ou marrons. Essas são as próprias queimaduras. Se você continuar se alimentando com o mesmo espírito, com o tempo, o kombuchá morrerá completamente.
O açúcar em sua forma pura nunca é derramado na jarra. A solução é preparada com antecedência, e o kombuchá já está colocado nela. Se esse descuido já aconteceu, a área queimada é retirada da água-viva. No futuro, eles seguem as regras para preparar uma solução doce.
Como reviver o kombuchá
Se a água-viva ainda puder ser salva, o primeiro passo é enxaguar abundantemente com água morna limpa. O espesso kombuchá é dividido em camadas. Cada "panqueca" é colocada em potes esterilizados, onde uma solução pronta de chá fraco com açúcar é servida. A recuperação será evidenciada pelo aparecimento de um filme na superfície da tonalidade fosca kombuchá. É assim que o novo kombuchá é formado. Se o cogumelo antigo não flutuar com o tempo, mas afundar, você pode descartá-lo com segurança. As jovens águas-vivas continuam a ser alimentadas. A bebida pode ser bebida quando o cogumelo estiver totalmente restaurado.
Como saber se um kombuchá está morto
Cogumelos vivos flutuam na bebida. Quando ficam doentes, eles afundam na lata. Medusa é reanimada com urgência. Depois de ser colocado em uma nova solução, o kombuchá ficará deitado no fundo por um tempo até que recupere sua força. Se o cogumelo não quiser flutuar, você terá que se despedir dele. Um sintoma de 100% indica a impossibilidade de nova ressuscitação.
Algumas dicas para evitar que o Kombuchá fique doente
Algumas dicas ajudarão a prevenir doenças fúngicas:
- Para o cultivo, utilizo latas esterilizadas com volume de 2 a 3 litros. O pescoço é coberto com um tecido respirável. Náilon ou tampas de metal não podem ser usadas.
- A solução é preparada a partir de 1 litro de água morna e 100 g de açúcar e somente após o resfriamento à temperatura ambiente é colocada em uma jarra.
- Sempre use duas latas. Um cogumelo vive em um, e o outro serve para drenar a bebida acabada.
- É ideal manter o kombuchá na sombra a uma temperatura de cerca de +25cerca deC. A infusão pronta é drenada no inverno após 5 dias, no verão - após 4 dias. A água-viva é lavada no verão após 2 semanas, no inverno - a cada 4 semanas.
O cogumelo não deve permanecer na bebida acabada. A partir disso, surge uma película acastanhada acastanhada, indicando o início do desaparecimento do kombuchá.
Conclusão
Não é tão difícil entender que o kombuchá se deteriorou devido à mudança de aparência. É mais difícil reavivá-lo e, às vezes, é simplesmente impossível se a tecnologia de cuidado for violada.