Contente
- 1 Os benefícios da bebida Tarhun
- 2 Do que é feita a limonada Tarhun?
- 3 Como fazer Tarhun em casa
- 4 A receita clássica de estragão em casa
- 5 Receita de xarope de estragão caseiro
- 6 Limonada caseira com estragão e limão
- 7 Delicioso estragão e bebida de hortelã
- 8 Como fazer limonada de estragão em casa: receita com limão
- 9 Como fazer estragão a partir de estragão seco
- 10 Como cozinhar estragão com mel em casa
- 11 Compota de estragão com groselhas
- 12 Receita caseira de estragão, menta e limonada de morango
- 13 Receita de chá de estragão refrescante
- 14 Conclusão
As receitas da bebida Tarhun em casa são simples de executar e permitem que você a torne o mais útil possível. Uma bebida de loja nem sempre atende às expectativas, ela pode conter substitutos químicos para o extrato vegetal. Todos os benefícios do estragão (estragão) podem ser obtidos em casa sem gastar muito tempo, e experimente diferentes receitas, adicionando hortelã, erva-cidreira, limão ou bagas.
Os benefícios da bebida Tarhun
A mais pronunciada das propriedades do estragão é um efeito tônico e revigorante, a capacidade de melhorar o humor. A limonada de ervas é refrescante no calor, tornando mais fácil para o corpo lidar quimicamente com o congestionamento.
Características da composição química do estragão:
- A combinação de alto teor de ácido ascórbico com quantidades significativas de outras vitaminas torna possível considerar a bebida como agente profilático para a deficiência de vitaminas. A erva estragão é um dos primeiros meios para prevenir o escorbuto.
- O equilíbrio único de potássio, magnésio, sódio e cálcio apoia o trabalho do sistema cardiovascular, nutre os músculos (principalmente o coração) e previne a osteoporose.
- Microelementos raros: selênio, zinco, cobre, ferro - com a ingestão regular de estragão, podem saturar o corpo com as substâncias necessárias, assim como frutas ou vegetais.
- A presença de ácidos poliinsaturados tem efeito benéfico no cérebro, reaviva processos metabólicos, acelerando a regeneração celular.
Limonada de estragão caseira é capaz de preservar as propriedades curativas da planta tanto quanto possível. Uma bebida tomada em um copo por dia pode afetar os seguintes órgãos e sistemas:
- trato gastrointestinal - estimulação da digestão, aumento do apetite;
- sistema cardiovascular: fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, prevenção de alterações ateroscleróticas;
- sistema geniturinário: fortalecimento do trabalho das glândulas endócrinas, aumento da libido, efeito diurético;
- sistema imunológico: aumento da resistência a infecções respiratórias virais, bacterianas e fúngicas;
- sistema nervoso: tratamento de enxaquecas, insônia, condições depressivas, alívio de dores de várias localizações.
Conteúdo calórico da limonada Tarhun
A composição química da limonada de estragão caseira e industrial é muito diferente. Como os ingredientes das bebidas são diferentes, o valor energético de líquidos com sabor semelhante também difere.
A limonada caseira contém cerca de 50 kcal por 100 ml. Esse valor pode oscilar muito, dependendo da composição da receita e da doçura da bebida. O conteúdo calórico dessa bebida pode ser facilmente ajustado alterando a quantidade de açúcar ou água.
Valor nutricional da limonada de estragão caseira por 100 ml de bebida pronta e em% da necessidade média diária.
Calorias | 50 a 55 kcal | 4% |
Proteína | 0,1 g | 0, 12% |
Gorduras | 0 g | 0% |
Carboidratos | 13 g | 10% |
Água | 87 g | 3,4% |
O produto da loja também possui uma composição diferenciada a critério do fabricante. A limonada pode conter substitutos do açúcar, conservantes, estabilizantes e corantes, que não são ricos em calorias, mas não trazem nenhum benefício à saúde. Portanto, os números indicados, que acabaram sendo menores, não significam a inocuidade da bebida para o corpo.
Valor nutricional estimado da bebida de loja Tarhun (por 100 ml).
Calorias | 34 kcal | 2% |
Proteína | 0 g | 0% |
Gorduras | 0 g | 0% |
Carboidratos | 7,9 g | 5% |
Benefício ou dano trará uma bebida, determina não só sua origem. Limonadas caseiras e compradas em lojas não devem ser consumidas em grandes quantidades. A bebida obtida por métodos industriais é perigosa por componentes químicos, e a bebida caseira requer dosagem devido às fortes propriedades medicinais da erva estragão. Para um adulto, a norma diária de limonada de ervas naturais não passa de 500 ml, recomenda-se às crianças metade da quantidade.
Do que é feita a limonada Tarhun?
Tarhun apareceu pela primeira vez como uma bebida na Geórgia. Foi criado por M. Logidze, farmacêutico de Tiflis, que fazia receitas de bebidas refrescantes à base de água gaseificada e xaropes caseiros. Então, em 1887, um extrato de uma variedade local de erva estragão - chukhpuch foi adicionado à limonada usual. O achado bem-sucedido do farmacêutico permitiu combinar as propriedades refrescantes da bebida com os benefícios do estragão caucasiano.
A bebida doce não alcoólica Tarhun se espalhou no período soviético, quando era produzida sem alterações, na cor verde esmeralda, de acordo com uma receita estabelecida.
A limonada moderna à base de extrato natural pode ser amarela. O produto da loja, de forma próxima à receita tradicional, inclui ácido cítrico, açúcar, extrato natural de estragão, água com gás. Para a preservação da limonada, conservantes são adicionados à composição. A cor esmeralda é geralmente o resultado da adição de corantes amarelos e azuis.
O extrato de erva pode ser substituído por contrapartes sintéticas ou outros aditivos que imitam o sabor do estragão. Por isso, antes de comprar limonada, preste atenção à inscrição no rótulo: a frase “com extrato de estragão” indica a presença de matéria-prima natural, “com gosto de estragão” - não garante o cumprimento integral do nome.
Como fazer Tarhun em casa
A limonada própria não faz mal à saúde, refresca, dá força, satura o corpo com as substâncias necessárias durante todo o ano. Não é difícil fazer estragão caseiro saboroso e saudável, seguindo algumas regras.
Características de fazer limonada caseira de estragão:
- As folhas verdes do estragão conferem à bebida um sabor suave e um clássico matiz esmeralda. Matérias-primas secas conferem sabor picante e cor à limonada, quase amarelada.
- Ao moer as matérias-primas até um estado pastoso no liquidificador, a bebida não ficará clara, mas terá o máximo benefício da erva. Infundindo folhas ligeiramente amassadas por muito tempo, obtém-se uma consistência mais transparente.
- Quanto mais macia a água consumida para fazer o xarope, mais vontade a planta dará seu aroma, cor e nutrientes à bebida.
- Usando qualquer receita, você deve se certificar de que a quantidade de erva não exceda 1 colher de sopa para cada 250 ml de limonada pronta. Usar mais estragão pode estragar o sabor da bebida e prejudicar sua saúde.
O que pode ser feito com erva estragão
O estragão, referindo-se ao absinto, não contém o amargor característico desta família botânica.O aroma único e o sabor incomum da erva são amplamente utilizados na culinária asiática, caucasiana e mediterrânea. O tempero complementa bem pratos doces e salgados e é perfeitamente compatível com vinagres, frutas e ácidos cítricos.
O uso de estragão na culinária:
- Ervas frescas picantes são adicionadas a saladas de vegetais, carnes e peixes. Notas refrescantes de estragão também são apropriadas em misturas de frutas.
- O tempero seco é usado para dar sabor ao primeiro e ao segundo pratos, adicionado no final do cozimento. As sopas frias são temperadas com folhas verdes.
- O aroma do estragão combina bem com qualquer tipo de carne, peixe, aves. O tempero é adicionado ao fazer decapagem, assar, cozer pratos de carne.
- Quando enlatado em casa, o estragão não só dá sabor às peças de trabalho, mas também serve como um conservante adicional. Os galhos da planta são adicionados às marinadas e picles, às maçãs embebidas.
- As notas mentoladas do estragão são adequadas para cozinhar frutas e compotas de frutos silvestres, compotas, xaropes. As plantas fazem pratos doces independentes com folhas verdes: compotas, geleias, xaropes concentrados.
- O sabor da erva é bem revelado nos molhos brancos, mostarda, quando misturados com óleos ou vinagre em molhos de salada.
A cor única e o aroma refrescante combinam bem com bebidas espirituosas e refrigerantes. O estragão pode ser adicionado a chás, compotas, vitaminas e sucos de vegetais. Receitas caseiras populares de bebidas alcoólicas com infusão de estragão ou misturadas com xarope de estragão.
A receita clássica de estragão em casa
Para o método tradicional de preparação da bebida, você precisará de um monte de erva de estragão fresco e 1 litro de água com gás. O resto dos ingredientes:
- água ainda potável - 300 ml;
- açúcar - 200 g;
- limão - opcional.
O processo de cozimento consiste em preparar um extrato de xarope doce e diluí-lo em água mineral.
Passo a passo da receita caseira do Tarragon com uma foto do produto acabado:
- O xarope é fervido com a quantidade total de açúcar e 300 ml de água pura. Não é necessário ferver a composição até a densidade. Basta esperar que os cristais se dissolvam e ferver a mistura.
- As folhas e os rebentos tenros do estragão são colocados num almofariz de madeira, amassados com um pilão até aparecer o sumo.
- As verduras são derramadas com uma composição doce quente, bem tapadas e deixadas em infusão por 3 horas.
- O presente xarope é decantado, e a massa restante é espremida em um pano de algodão.
O xarope preparado pode ser diluído em água mineral e servido com cubos de gelo. Na maioria das vezes, o sabor doce da bebida parece açucarado, então ácido cítrico ou suco cítrico são adicionados à composição. Para regular o sabor, basta adicionar o suco de um limão médio a esta receita.
Como você pode ver na foto, a bebida Tarhun, feita de forma independente, se diferencia por uma cor mais delicada de sua contraparte industrial. Normalmente, a limonada caseira é um pouco turva, mas obtém todas as qualidades positivas da erva.
Receita de xarope de estragão caseiro
O xarope de estragão pode ser feito com antecedência e guardado na geladeira. Ao diluir a composição concentrada com água mineral ou comum, você pode preparar rapidamente a limonada na quantidade certa.
Componentes:
- Verduras de estragão frescas com rebentos e caules - 150 g;
- água potável filtrada - 500 ml;
- açúcar branco refinado - 500 g;
- ácido cítrico (pó) - 5 g (1 colher de chá);
- suco de meio limão.
Preparação de xarope:
- Pique as folhas e caules do estragão com uma faca ou liquidificador, pique o limão ao acaso junto com a casca.
- Despeje a água na massa verde com limão e aqueça a composição em banho-maria por pelo menos 60 minutos.
- Coe a infusão e esprema as sobras das folhas em uma panela.
- Junte o ácido cítrico, o açúcar e cozinhe até engrossar.
O xarope quente é embalado em pequenos recipientes estéreis e hermeticamente selados. O concentrado é aplicável não apenas para a produção rápida de limonada. Pode ser adicionado a molhos para carnes ou saladas, para preparar coquetéis alcoólicos, regar com sorvetes e sobremesas.
Limonada caseira com estragão e limão
O sabor do estragão é interessante por si só, mas geralmente requer equilíbrio ácido em bebidas doces. O aroma cítrico natural é melhor combinado com estragão. A receita rápida de estragão de limão é a forma mais popular de fazer limonada caseira, sem a necessidade de se sentar por muito tempo.
Ingredientes:
- folhas frescas de estragão sem estacas - 30 g;
- açúcar - 100 g;
- água fervida - 100 ml;
- água mineral com gás - 500 ml;
- suco de um limão médio;
- migalhas de gelo.
Preparação:
- Coloque o estragão e o açúcar no liquidificador e bata, adicionando um pouco de água fervida.
- A mistura resultante é filtrada, espremendo levemente a massa espessa.
- O concentrado é diluído em água com gás e suco de limão.
A bebida acabará não sendo totalmente transparente, mas a cor da limonada é clássica, verde brilhante, e o sabor está mais próximo dos concentrados industriais. Antes de usar, encha o copo com migalhas de gelo até 1/3 e despeje a bebida.
Delicioso estragão e bebida de hortelã
As ervas aromáticas combinam lindamente e fornecem um sabor de mentol aprimorado à limonada. A bebida de estragão e menta é ainda mais agradável de beber no calor, porque ambas as plantas têm um efeito refrescante.
Componentes:
- Verduras de estragão e hortelã, juntas, - não menos de 150 g;
- água filtrada ou fervida - 1 litro;
- açúcar branco - 200 g;
- suco de limão, laranja ou lima - 50 ml.
Cozinhar limonada com estragão de hortelã passo a passo:
- As folhas do estragão e da hortelã são colocadas no liquidificador, acrescente metade do açúcar, suco de frutas cítricas e pique.
- Toda a água é despejada na mistura, o recipiente é coberto e deixado durante a noite.
- A composição infundida é filtrada pela manhã, a doçura é ajustada adicionando o açúcar restante.
A limonada pronta é guardada na geladeira, gelo é adicionado na hora de servir. A composição acaba por ser concentrada, para as crianças pode ser diluída adicionalmente com água com gás.
Como fazer limonada de estragão em casa: receita com limão
O ambiente ácido promove a liberação de nutrientes das folhas verdes do estragão. E o alto teor de ácido ascórbico os ajuda a serem melhor absorvidos pelo corpo. Portanto, receitas populares de estragão com frutas cítricas não são apenas saborosas, mas também saudáveis.
Ingredientes para Limonada de Limão:
- verduras de estragão com hastes - 200 g;
- limão - 2 unid .;
- açúcar - 1 copo;
- água pode ser adicionada a gosto.
Para o preparo da bebida, picam-se as verduras junto com os caules finamente com uma faca, acrescenta-se açúcar e, acrescentando-se um pouco de água, fervem-se em banho-maria. Quando a composição fica um pouco viscosa, é decantada e diluída com suco de limão. Este xarope é diluído com água mineral a gosto antes de servir.
Como fazer estragão a partir de estragão seco
Você pode fazer Tarhun em casa não apenas com ervas frescas. Ervas auto-secas ou condimentos comprados em lojas também podem ser usados para fazer limonada. Sua cor e sabor serão diferentes dos tradicionais, mas se tornarão mais picantes e picantes.
Ingredientes:
- erva seca de estragão picada - 2 colheres de sopa. eu .;
- água potável - 250 ml;
- açúcar - 100 g;
- suco de limão - 50 g;
- água mineral a gosto.
Não é recomendável cozinhar a erva estragão seca por muito tempo, portanto, para obter uma bebida perfumada, as matérias-primas são infundidas por muito tempo. O xarope não é engrossado, mas uma infusão doce é usada.
Preparação:
- Despeje a grama com água, acrescente o açúcar, leve para ferver.
- Cubra bem e deixe obter um extrato aquoso.
- Após algumas horas, quando o líquido adquire uma cor característica, a composição pode ser filtrada. O melhor resultado é obtido após 24 horas de repouso.
O extrato concentrado resultante é diluído ao meio com água mineral, o suco de limão é derramado, trazendo o sabor desejado. Você pode substituir o estragão por grama seca em qualquer receita de limonada.
Como cozinhar estragão com mel em casa
A quantidade de açúcar na limonada é regulada arbitrariamente, a qualidade da bebida não sofre com isso e o conteúdo calórico é reduzido significativamente.Se desejar, a doçura do estragão em casa pode ser adicionada adicionando mel. Neste caso, o açúcar é substituído completamente na mesma quantidade e parcialmente.
Compota de estragão com groselhas
Uma combinação original é obtida adicionando estragão a compotas de frutas e frutos silvestres. As groselhas verdes com um tom esmeralda de ervas picantes parecem especialmente impressionantes.
Não é necessário moer estragão para este método de fazer limonada. Alguns ramos de estragão são adicionados à compota de groselha quente logo após o fogão ser desligado. Insista embaixo da tampa até que a bebida esfrie, tire a grama e consuma a bebida gelada.
Para 3 litros de compota, não mais do que 4 ramos de grama fresca ou 3 colheres de sopa. eu. estragão seco. Neste último caso, a bebida deverá ser filtrada. Uma boa combinação é obtida adicionando alguns brotos de hortelã e erva-cidreira junto com estragão.
Receita caseira de estragão, menta e limonada de morango
Todos os componentes desta bebida são usados frescos, por isso o sabor da limonada é leve e refrescante. Não há necessidade de panelas para cozinhar. Todos os ingredientes são colocados imediatamente em uma garrafa, na qual o estragão deve ser servido.
Composição:
- um monte de estragão;
- alguns ramos de hortelã;
- limão ou suco de lima a gosto;
- pelo menos 6 morangos grandes;
- água filtrada.
Açúcar é adicionado a esta limonada a gosto. Um litro de bebida requer pelo menos 50 g.
Cozinhando o estragão com morangos:
- As frutas cítricas são cortadas em pequenos pedaços junto com a casca. Esprema o suco em uma jarra e mande as fatias para lá.
- Raminhos de verduras são colocados em cima dos limões, bagas são adicionadas, açúcar é adicionado.
- Despeje 1/3 de uma jarra com água quente, tampe e deixe em infusão.
Água mineral é adicionada à bebida resfriada no topo do decantador, cubos de gelo são adicionados e servidos. Em casa, qualquer receita do Tarragon pode ser repetida sem refrigerante, o sabor refrescante e a pungência incomum da bebida se manifestam perfeitamente com a água comum.
Receita de chá de estragão refrescante
O sabor de mentol e o aroma fresco do estragão não se limitam às bebidas geladas. O estragão adicionado ao preparo do chá também ajuda a animar e suportar o calor. Não é à toa que os orientais matam a sede com bebidas quentes.
Fazendo chá verde com estragão:
- prepare uma mistura de 2 colheres de chá. chá verde, 1 colher de chá. estragão seco e alguns pedaços de casca de romã seca;
- despeje a mistura em um bule grande, despeje 250 ml de água fervente;
- o chá é infundido por pelo menos 10 minutos, depois são adicionados mais 250 ml de água fervente;
- após 10 minutos, a bebida pode ser degustada.
A infusão de estragão em uma bebida quente ocorre até que esfrie. Depois, você pode adicionar gelo ao chá e usá-lo como uma limonada comum.
Conclusão
As receitas da bebida Tarhun em casa são elaboradas para alguns minutos, podem demorar várias horas ou mesmo dias. Todos podem escolher uma maneira conveniente de fazer limonada ou criar sua própria receita exclusiva. Os benefícios do estragão nas bebidas caseiras são totalmente preservados e podem ser complementados com uma variedade de componentes para todos os gostos.