Contente
- 1 Qual a aparência do chá de romã
- 2 É possível beber chá de romã
- 3 De que é feito o chá de romã
- 4 Por que o chá de romã é útil?
- 5 Como preparar chá de romã da Turquia
- 6 Como beber chá de romã
- 7 O chá de romã aumenta ou diminui a pressão arterial
- 8 Chá de romã durante a gravidez
- 9 Contra-indicações para chá de romã
- 10 Conclusão
- 11 Avaliações de chá de romã da Turquia
Os turistas que costumam visitar a Turquia estão familiarizados com as peculiaridades da tradição local do chá. Este ritual não é apenas um símbolo de hospitalidade, mas também uma forma de saborear uma deliciosa bebida única de romã. Os benefícios e malefícios do chá de romã da Turquia dependem dos métodos de preparação e do grau de concentração.
Qual a aparência do chá de romã
O chá de romã apareceu na Turquia após a Primeira Guerra Mundial. Antes disso, o café turco era o mais difundido no país. A devastação da guerra tornou os grãos de café quase tão valiosos quanto o ouro, então os produtores turcos voltaram seu olhar para as enormes plantações de chá - e eles não se enganaram. As romãs se tornaram onipresentes na Turquia, então a preparação do chá à base de romã tornou-se bastante óbvia.
Com o tempo, o chá de romã da Turquia tornou-se a marca registrada do país. Começou a ser produzida em escala industrial, inclusive para venda em outros países. Para isso, utiliza-se um sistema especial de purificação e preparação de matérias-primas, de onde se obtém um pó útil e de aroma memorável. Muitas pessoas confundem chá de romã com hibisco, mas essas bebidas são completamente diferentes. Apesar de o karkade assumir uma tonalidade avermelhada quando fermentado, seu sabor e aroma são completamente diferentes do chá de romã. O Karkade é produzido com base em pétalas de rosa sudanesas, ou hibiscos.
O chá clássico, preparado por hospitaleiras anfitriãs turcas, parece especial. Sua aparência evoca associações com noites quentes de verão perto de jardins perfumados. O chá de romã da Turquia pode ser facilmente reconhecido por sua descrição:
- cor: dependendo de quais partes da romã o chá é feito, a tonalidade varia do vermelho claro ao profundo bordô;
- aroma: quando preparado, um cheiro reconhecível de romã aparece;
- sabor: sem aditivos especiais, a bebida apresenta uma acidez característica.
É possível beber chá de romã
A romã é uma das frutas mais antigas. Os gregos a chamavam de "maçã granulada" e a usavam como um remédio útil para uma variedade de doenças. Com base nisso, aprenderam a fazer o suco, que hoje é considerado uma das bebidas mais valiosas em termos de composição.
O chá na Turquia é preparado com a adição de suco, polpa ou grãos, bem como partes da árvore. As propriedades das bebidas saudáveis preparadas de acordo com diferentes receitas têm muitas semelhanças e várias diferenças.
Chá de romã é bebido em toda parte na Turquia: casas de chá especiais foram criadas para os homens no país, as mulheres têm organizações separadas - jardins de chá. Durante uma xícara de chá, eles discutem política, esportes, notícias e fofocas. Para a cerimônia do chá na Turquia, são contratadas pessoas especialmente treinadas - chaiji, que prepara o chá de romã turco de acordo com as regras, com estrito cumprimento de proporções. O chá pode ser consumido por qualquer pessoa, a bebida pode ser bem forte ou diluída em água e até uma criança pequena pode tomar esse chá de romã.
De que é feito o chá de romã
O chá de romã na Turquia é tradicionalmente preparado de acordo com receitas especiais.As diferenças no preparo nem sempre são claras para os europeus, a população local afirma que o uso de diferentes partes da romãzeira torna as bebidas saborosas.
A produção industrial simplificou os princípios do preparo, oferecendo ao consumidor um pó saudável preparado de forma especial. Fazer chá por conta própria envolve escolher uma das partes de uma árvore ou fruta.
Chá de Flor de Romã
A receita clássica de fabricação de cerveja com flores envolve o uso de pétalas e folhas secas. Eles são colhidos durante o período de floração e, em seguida, secos até ficarem ligeiramente crocantes. As matérias-primas são armazenadas em bolsas de tecido, onde a luz do sol e a umidade não penetram.
Para 1 xícara de chá, tome 1 colher de sopa. eu. pétalas e folhas secas. As matérias-primas são derramadas com água fervente, insistiu por 10-15 minutos. sob o pires. Ao servir, a bebida é filtrada e um adoçante é adicionado. O chá de flor-romã com mel é considerado especialmente saboroso.
Chá de casca de romã
A casca da romã contém uma quantidade maior de elementos benéficos.
As membranas brancas que cobrem os grãos e os protegem de danos são ricas em flavonóides, mas podem tornar a bebida amarga quando preparada. Na colheita, parte da casca branca é removida e uma pequena quantidade é deixada para agregar valor.
A bebida é preparada a partir de matérias-primas preservadas ou são utilizadas cascas frescas:
- A primeira maneira: As crostas são secas dividindo-se em pequenos pedaços e depois esmagadas até ficarem pulverulentas. Ao fazer cerveja, tome 1 colher de sopa. eu. para 250 ml de água;
- Segunda via: infusão de crostas frescas. Eles são cortados em pequenos pedaços, depois despejados em água fervente e temperados.
Os benefícios do chá de casca de romã só podem ser comentados se for usado na hora, uma bebida sedentária pode se tornar uma fonte de danos à saúde.
Chá de folhas de romã
Uma bebida saudável com as folhas é geralmente feita com base em um pó armazenado por vários anos. É fácil prepará-lo sozinho e bebê-lo quente ou frio.
Por que o chá de romã é útil?
O chá de romã turco não só pode matar sua sede ou agradar suas papilas gustativas, como sua composição tem propriedades úteis:
- aliviar o estresse, acalmar o sistema nervoso graças ao conteúdo de óleos essenciais;
- aminoácidos, vitaminas e óleos essenciais ajudam a normalizar a pressão sanguínea, têm um efeito positivo sobre o estado dos vasos sanguíneos, previnem a formação de placas ateroscleróticas e normalizam os processos de fluxo sanguíneo;
- os flavonóides ajudam a eliminar os sintomas de doenças inflamatórias e infecciosas, combinados com taninos e vitaminas, fortalecem as forças imunitárias e aumentam a resistência do organismo às influências externas;
- a composição vitamínica, complementada com taninos, tem um efeito positivo na atividade da glândula tireóide;
- com a participação dos componentes da composição no corpo, ocorrem reações químicas para a síntese de proteínas, o grau de digestibilidade dos produtos aumenta, os indicadores de processos metabólicos melhoram;
- o ácido ascórbico, pantotênico ajuda a estabilizar o corpo durante um resfriado, as vitaminas reabastecem a perda de elementos, o líquido evita o desequilíbrio da água.
Muitas vezes, o chá de romã é recomendado para anemia, pois ajuda a repor a deficiência de ferro e normalizar o equilíbrio natural dos micro e macro elementos.
Como preparar chá de romã da Turquia
A população local da Turquia segue a tradição de fazer chá com romãs. Os estabelecimentos de chá do país se orgulham da maneira como servem. Para a culinária clássica, são usados pratos especiais de uma variedade de materiais.Os bules consistem em duas partes quase do mesmo tamanho, empilhadas uma em cima da outra. O bule superior é preenchido com folhas de chá e água, e o inferior - com água fervente: serve como "banho-maria" para a infusão correta.
Água fria é usada para preparar o pó. Ele satura o chá com oxigênio adicional, de acordo com a população local. Em seguida, a água com a infusão é fervida em fogo médio por 5 - 6 minutos. A bebida é colocada no recipiente superior e colocada no inferior - para infusão por 10-15 minutos.
O chá de romã é colocado em copos, servido com frutas, doces, biscoitos salgados, açúcar ou mel. Beber chá é uma refeição separada. Nunca é servido após as refeições ou antes das refeições. O chá forte é preferido por homens, mulheres e crianças são diluídos em água e vários adoçantes são adicionados.
Como beber chá de romã
As receitas clássicas de chá de romã da Turquia foram complementadas ou modificadas ao longo do tempo. Você pode adicionar mel ao chá de romã quente e beber gelado. Cascas, grãos ou folhas em pó são tradicionalmente adicionados ao chá preto ou verde fermentado.
Recentemente, o chá de romã com a adição de suco de limão ou raiz de gengibre triturado tornou-se especialmente popular, embora tais aditivos não sejam aceitos na Turquia.
Uma bebida forte concentrada da Turquia é bebida em 200 ml diariamente. Com uma exacerbação de doenças crônicas, faça uma pausa ou dilua o chá com água.
Chá infundido nas pétalas, folhas de romã, é consumido em 1 - 2 xícaras por dia.
O chá de romã aumenta ou diminui a pressão arterial
A romã é conhecida como uma fruta que ajuda a normalizar a pressão arterial. O chá de romã da Turquia, em concentração média e ingestão moderada, reduz e normaliza a pressão arterial. É bebido morno ou gelado com adição de açúcar a gosto.
O mecanismo de redução da pressão torna-se possível devido ao efeito da bebida sobre a elasticidade dos vasos sanguíneos, evitando a formação de estagnação sanguínea e estabilizando o fluxo sanguíneo.
Chá de romã durante a gravidez
O teor de ferro e vitaminas B fala dos benefícios do chá de romã da Turquia durante a gravidez, mas há uma série de restrições que uma mulher deve levar em consideração para não prejudicar sua saúde.
- Ferro e ácido fólico são especialmente necessários para mulheres grávidas durante o primeiro trimestre. No terceiro trimestre, a capacidade do corpo de responder aos componentes das plantas aumenta, então você deve ter cuidado com a bebida;
- O chá de romã, infundido em folhas, flores ou grãos, difere na concentração de substâncias básicas do chá com a adição de suco ou cascas, portanto, durante a gravidez, dá-se preferência à primeira opção;
- Se a futura mãe tiver um aumento da acidez do estômago ou problemas concomitantes com os intestinos, então é melhor se recusar a beber a bebida completamente.
Contra-indicações para chá de romã
Além de suas propriedades benéficas, o chá de romã da Turquia pode provocar reações indesejadas no corpo. É contra-indicado:
- pessoas que sofrem de doenças crônicas do estômago, intestinos ou pâncreas;
- aqueles que sofrem de aumento da sensibilidade das gengivas (o conteúdo de ácido pode provocar uma exacerbação e levar ao aumento da sensibilidade dos dentes);
- aqueles que têm reações alérgicas à romã;
- crianças menores de 3 anos: ao atingir essa idade, a bebida é introduzida gradativamente em pequenas porções.
Além disso, com a ingestão frequente de chá de romã, pode ocorrer uma overdose. Seus sintomas aparecem como uma superabundância de substâncias concentradas:
- fraqueza, letargia;
- sonolência;
- aumento da sudorese;
- náusea;
- vômito;
- ligeira tontura.
Esses sintomas também indicam que não houve apenas supersaturação, mas também queda da pressão arterial devido à ingestão descontrolada da bebida.
Conclusão
Os benefícios e malefícios do chá de romã da Turquia dependem de como e de que bebida é feita. Para pessoas com pressão arterial baixa, isso pode fazer com que se sintam pior. Para quem não está sujeito a quedas de pressão, o chá da Turquia parecerá divinamente útil, capaz de revigorar e energizar.
Avaliações de chá de romã da Turquia