Bolor na superfície do kombucha (bolor): o que fazer, motivos, como curar

O Kombuchá raramente fica mofado, mas se isso acontecer, algo deu errado. Talvez o saneamento, as regras de cuidado, a infecção tenha sido trazida por insetos, ou apenas ar sujo dentro da sala. Em qualquer caso, você precisa encontrar a causa e eliminá-la.

Por que o kombuchá fica mofado em uma jarra

Um sinal da saúde do kombuchá é a água-viva flutuando na superfície do líquido dentro da jarra. Se o cogumelo adoece ou começa a desaparecer, ele afunda, mas nem sempre imediatamente. O molde pode aparecer no início. Ele cresce na superfície do medusomiceto, que, embora ainda flutuando, está em contato com o ar. As razões para o aparecimento da doença são muitas, mas na maioria das vezes isso se deve ao ar sujo com fumaça de cigarro ou resfriamento da bebida abaixo da temperatura permitida 18 cerca deA PARTIR DE.

O aparecimento de mofo na superfície da bebida indica a deterioração da água-viva do chá

Quando o kombuchá ficar bolorento, você pode fazer isso com reanimação. A área com mofo é removida, a água-viva é lavada com água morna e mantida em vinagre de maçã durante a noite. Pela manhã, a água-viva é colocada em uma jarra esterilizada, cheia de xarope de chá preparado com a adição de 1 colher de sopa. eu. vinagre.

Que tipo de bolor aparece em uma jarra de kombuchá

O molde é insidioso, pode até ser perigoso para a saúde. A flor branca é considerada a mais segura. No entanto, na maioria das vezes, quando a água-viva do chá desaparece, dois tipos de mofo se instalam nela:

  1. A flor verde às vezes assume tons de azul. Um tipo perigoso de fungo é denominado "penicillum notatum".
  2. A placa preta é formada pelos fungos não menos perigosos "aspergillus niger".

Se mofo preto ou verde com tons de azul se formou no kombuchá, é melhor descartá-lo e cultivar uma nova água-viva.

Por que o aparecimento de mofo no kombuchá é perigoso?

Os bolores sobrevivem nas piores condições. Você não pode simplesmente se livrar deles. Não é razoável reviver a água-viva do chá, sobre a qual surgiram formações de flores azuis, verdes ou pretas. Não é verdade que, depois de enxaguar o kombuchá em uma lata nova, a água-viva crescerá sem bolor. Os esporos de fungos são difíceis de remover e os restantes se multiplicam rapidamente.

No entanto, se o kombuchá ficou mofado quando cresceu com uma flor branca, vale a pena salvá-lo. Você pode tentar reviver o kombucha afetado pelo mofo verde ou preto, mas no estágio inicial, quando os primeiros sinais apareceram.

Conselho! Quando o mofo aparece, é importante identificar as causas, eliminá-las e futuramente cultivar o cogumelo, observando a tecnologia de preparo da bebida.

Lista de verificação das razões pelas quais o kombuchá fica bolorento

A principal razão para o aparecimento de mofo não é a aderência à tecnologia de cultivo de água-viva do chá. Se considerarmos cada nuance separadamente, então existem alguns deles.

O bolor aparece pela primeira vez na superfície da bebida em pequenos círculos e, em seguida, cresce sobre todo o espelho do líquido

Violação de regras sanitárias

Freqüentemente, a principal razão pela qual o kombuchá fica mofado são as condições pouco higiênicas. A bebida não deve ser colocada perto de pratos sujos, vegetais, frutas, conservas a céu aberto, em locais de contato com animais de estimação. Ao servir uma bebida ou servir um chá de água-viva, mantenha as mãos limpas. A mesa, o jarro, os talheres são lavados com água quente.

Violação das regras de cuidado

É ideal cuidar do medusomiceto com luvas médicas de borracha. Somente eles são capazes de fornecer limpeza sanitária. Isso é especialmente verdadeiro para mulheres com manicure longa. Muitas bactérias patogênicas se acumulam sob as unhas, o que leva ao aparecimento de mofo. Na ausência de manicure longa, as luvas podem ser dispensadas, mas as mãos devem ser lavadas com sabonete antibacteriano. Até as unhas cortadas são limpas com um pincel.

Importante! Ao servir o cogumelo sem luvas, as unhas compridas podem deixar cortes no corpo da água-viva, por onde entram os esporos do mofo.

Violação das regras culinárias

Uma bebida kombuchá é preparada de acordo com uma receita simples. Se você não seguir, bolor verde ou preto crescerá dentro da jarra em vez de kombuchá. Ao comprar chá para reabastecimento, não se deve levar produtos vencidos, mercadorias em embalagens danificadas ou sujas. Esporos de fungos mofados certamente estarão presentes em seu interior. É importante usar talheres limpos ao preparar sua bebida.

Ar contaminado

O bolor sempre cresce em um ambiente favorável: ar úmido e poluído, temperaturas abaixo de + 18 cerca deC. Se tal atmosfera for observada na sala, o cogumelo ficará necessariamente mofado. Não fumar dentro da sala das águas-vivas do chá. Quando o ambiente está úmido, manchas de mofo aparecem nas paredes, o gargalo do frasco deve ser coberto com um pano, várias camadas de gaze ou um guardanapo. É importante lavar a capa de tecido com mais frequência, pois os esporos de mofo se acumulam em sua superfície.

Conselho! A tampa de pano evita que os insetos entrem no frasco de cogumelos.

Poor Brewing

A água-viva do chá é suscetível à fabricação de cerveja de má qualidade. Você não pode usar chás velhos, especialmente aqueles aromatizados com essências diferentes. Os óleos perfumados contribuem para a formação de fungos ao enfraquecer o sistema imunológico do kombuchá. Além disso, esses chás também contêm um corante que tem um efeito negativo sobre o cogumelo.

Importante! Não use produtos embalados para reabastecimento. Chá de folhas grandes sem quaisquer aditivos aromáticos é considerado o melhor.

Vizinhos indesejados

O Kombuchá não gosta da proximidade de animais, pássaros, aquários, alimentos e utensílios de animais de estimação. Você não pode colocar flores perto de um jarro com uma água-viva do chá, tanto os buquês de corte quanto as culturas que crescem em um vaso de flores.

O que fazer se aparecer mofo no kombuchá

Kombuchevodov descobriu várias maneiras de salvar um fungo do mofo:

  1. Se aparecer mofo na superfície do kombuchá, toda a bebida da lata é despejada no esgoto. A água-viva é removida do recipiente, bem esfregada com suco de limão espremido na hora ou vinagre de vinho a 10%. Kombuchá é colocado em um frasco esterilizado, derramado com molho de chá fresco, 1-2 colheres de sopa. eu. vinagre.
  2. Quando o corpo do fungo foi atingido por mofo verde ou preto, manchas azuis, vermelhas e roxas apareceram, essas áreas são removidas da água-viva. O Kombuchá é bem lavado com água limpa. Todas as áreas soltas do corpo são removidas da mesma forma durante a lavagem. O resto do cogumelo saudável é colocado em um frasco esterilizado, cheio de folhas de chá.
  3. Quando o kombuchá ficar bolorento, pode-se usar vinagre de maçã para ressuscitá-lo. Tradicionalmente, a água-viva é primeiro lavada com água limpa. As áreas danificadas são removidas. O cogumelo é colocado em uma tigela de vinagre de cidra de maçã puro, bem enxaguado, e o ácido é esfregado no corpo do kombuchá com as mãos. A água-viva reanimada do chá é enviada para um frasco esterilizado, cheio de folhas novas de chá.

Água-viva do chá saudável sempre flutua na superfície

Quando o grau de infestação de fungos é grande, a ressuscitação do fungo não deve ser tratada. Melhor cultivar um novo kombuchá.

Posso beber alguma coisa se mofo aparecer na superfície do kombuchá

Os fungos do molde são insidiosos e perigosos. É categoricamente impossível beber uma bebida mofada. Na melhor das hipóteses, você pode ter um problema gastrointestinal. No pior dos casos, surgirão reações alérgicas, formas complexas de doenças do sistema digestivo. Nas primeiras manifestações de mofo, toda a bebida deve ser despejada no ralo.

O aparecimento de uma película mofada indica a inadequação da bebida

Às vezes, a superfície do cogumelo é coberta por uma tênue floração branca. Muitas vezes é confundido com mofo. Na verdade, o problema se manifesta com a lavagem frequente da água-viva. No verão, o procedimento deve ser realizado uma vez por semana, e no inverno - uma vez a cada duas semanas.

Medidas de prevenção

Os kombuchevodistas seguem sete regras básicas para prevenir a doença das águas-vivas:

  1. O cogumelo precisa de um microclima favorável constante. As medusas são mantidas em líquido com uma temperatura de 18 a 25 cerca deC. Não coloque o recheio quente no frasco. O pescoço é sempre amarrado com um tecido respirável.
  2. O local na sala de conservas é escolhido aquecido, longe da janela, pratos sujos, plantas e animais de estimação. A luz solar direta é inadmissível.
  3. A temperatura ambiente não deve cair abaixo de 17 cerca deC. Nessas condições, o fungo não cresce.
  4. Manter o saneamento é um caminho infalível para o sucesso. Você não pode servir água-viva de chá com as mãos sujas. Água fervida quente é usada para lavar.
  5. É inaceitável colocar açúcar não dissolvido no frasco. Os grãos formam queimaduras no corpo do kombuchá.
  6. Sempre deixe um copo com o líquido fermentado da bebida drenada. É despejado em um novo posto de gasolina.
  7. O processo de fermentação não deve ser aumentado. A bebida finalizada deve ser drenada em tempo hábil.

Todas as sete regras são simples. É mais fácil segui-los do que reanimar o cogumelo mais tarde.

O cumprimento das medidas preventivas evitará o mofo em uma bebida saborosa e saudável

No vídeo, você pode aprender sobre o cultivo de kombuchi:

Conclusão

O Kombuchá fica mofado com mais frequência por culpa dos próprios proprietários. Se você seguir a tecnologia de cultivo do kombuchá, os problemas podem ser evitados.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção