Contente
Você pode falar sobre os benefícios do alho por horas. Esta cultura não tem apenas uma composição química única, mas também é caracterizada por um sabor picante e aroma específico. E é justamente esse conjunto de qualidades que torna este produto um dos mais solicitados na culinária. Mas nem todas as pessoas podem comer vegetais frescos, neste caso, o seu homólogo enlatado servirá como alternativa. Naturalmente, os benefícios e danos à saúde do alho em conserva são um pouco diferentes de comer um produto fresco. Portanto, tendo decidido estocar tal branco para o inverno, você deve primeiro descobrir suas propriedades e contra-indicações.
Composição química e valor nutricional
O alho fresco tem uma composição química única que tem um efeito benéfico no corpo humano quando usado corretamente. Mas mesmo na forma processada, este vegetal possui uma rica lista de substâncias valiosas.
Apesar do tratamento térmico, o produto retém muitos oligoelementos e vitaminas, que incluem:
- fósforo, zinco, cálcio, potássio, sódio, iodo, selênio;
- alicina;
- sulfetos e fitoncidas;
- cloro;
- vitaminas do grupo B, C, D, PP.
O conteúdo calórico do alho em conserva é baixo, cerca de 42 kcal.
Alho em conserva é bom para comida
O alho em conserva, como seu equivalente fresco, ajuda a aumentar as defesas do corpo contra muitas doenças virais. Existem também outras qualidades úteis deste produto. Por exemplo, os ingredientes do alho em conserva estimulam as células do sistema imunológico, ativam enzimas e ajudam a remover substâncias tóxicas do corpo. A presença de alicina impede o aparecimento e o desenvolvimento de parasitas. O efeito relaxante que o produto enlatado exerce sobre os músculos do corpo contribui para a reposição das reservas de enxofre, o que evita o desenvolvimento da hipertensão.
Apesar dos benefícios gerais para a saúde do alho em conserva, ele pode afetar mulheres, homens e crianças de maneiras diferentes, causando também danos.
Por que o alho em conserva é útil para os homens
O alho fresco e em conserva contém selênio, que é uma das substâncias mais importantes para a metade masculina da humanidade. É este elemento que contribui para o tratamento da infertilidade e tem um efeito positivo na motilidade dos espermatozoides. Além disso, este produto pode ser chamado com segurança de afrodisíaco vegetal, pois promove a ativação dos hormônios sexuais, uma onda de força e exacerbação da suscetibilidade em zonas erógenas.
Também vale a pena destacar as seguintes qualidades úteis do alho em conserva para homens:
- prevenir a formação de câncer de próstata;
- aumento dos níveis de testosterona e aumento da potência;
- efeito positivo no crescimento da massa muscular;
- oposição a processos inflamatórios.
O que é útil para mulheres
Além dos benefícios gerais para o corpo, o alho em conserva tem um efeito benéfico na ginecologia feminina:
- o risco de formação de câncer no útero e na mama é reduzido;
- o fundo hormonal melhora;
- reduz o risco de desenvolver infertilidade.
Outra qualidade benéfica de um vegetal enlatado é considerada a aceleração do metabolismo, o que contribui para a queima mais rápida da gordura subcutânea. Esta função é especialmente importante para mulheres e meninas que desejam perder peso.
Benefícios para crianças
Alho fresco, salgado e em conserva para crianças pequenas pode fazer mais mal do que bem. Isso se deve ao fato de o sistema digestivo da criança ser considerado totalmente formado apenas aos 5 anos. Quando consumido em excesso, pode afetar agressivamente a mucosa intestinal, causando irritação e dor. Mas já perto dos 10 anos, este produto é considerado praticamente seguro para uma criança.
As qualidades benéficas do alho em conserva para o corpo de uma criança, se usado corretamente, incluem:
- melhora da microflora intestinal (eliminação de bactérias nocivas);
- prevenir o desenvolvimento de parasitas;
- aumento do apetite.
Qual a melhor forma de conservar alho
O alho, por ser um vegetal rico em nutrientes, ainda pode perder todas as suas propriedades únicas se for processado e colhido incorretamente. E para evitar que isso aconteça, é importante seguir algumas regras para a decapagem.
A maneira mais fácil de marinar dentes de alho
Para marinar o alho de maneira simples, você precisa dos seguintes ingredientes:
- alho - 1 kg;
- sal grosso - 1,5 colher de sopa. eu .;
- água - 1 l;
- açúcar - ½ colher de sopa .;
- vinagre 9% - 50 ml;
- guarda-chuvas de endro - 2-3 pcs.
Método de enlatamento:
- As cabeças do alho são divididas em fatias e descascadas.
- O vegetal descascado é primeiro escaldado com água fervente e, em seguida, mergulhado em água fria por cerca de 15-20 minutos.
- Durante este tempo, a marinada é preparada. A água é colocada em uma panela, o açúcar e o sal são jogados nela, colocados no fogo e aquecidos até a completa dissolução. Em seguida, despeje o vinagre e leve para ferver.
- Os bancos são pré-esterilizados, depois são colocados guarda-chuvas de endro e dentes de alho embebidos. Despeje a marinada e peça as tampas.
A maneira clássica de preservar alho inteiro
O método clássico de decapagem também é um dos mais simples, com o qual até uma dona de casa inexperiente pode lidar.
Ingredientes:
- alho (cabeças médias) - 1 kg;
- sal - 30 g;
- açúcar - 30 g;
- vinagre 9% - 200 ml;
- pimenta preta - 15-20 pcs .;
- folha de louro - 2 unid .;
- água - 200 ml.
Sequenciamento:
- As cabeças de alho são regadas com água a ferver e são retiradas todas as cascas em excesso, não sendo necessário separar os dentes.
- Coloque as cabeças limpas em frascos pré-esterilizados.
- Comece a preparar a marinada. Para fazer isso, misture água com vinagre, açúcar, sal em uma panela. Deixe ferver e coloque a pimenta, a folha de louro. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
- Retire do fogão e resfrie a 80 ° C. Depois as cabeças de alho são salpicadas com a marinada.
- Os frascos são fechados hermeticamente com tampas, virados ao contrário e deixados à temperatura ambiente até arrefecerem completamente.
Contra-indicações e possíveis danos
O alho em conserva, apesar de todas as suas propriedades benéficas, também apresenta contra-indicações. A principal razão para o efeito prejudicial de um vegetal enlatado no corpo é seu uso excessivo. Uma superabundância de um produto na dieta pode não ter o melhor efeito sobre o bem-estar de uma pessoa. Podem ocorrer dores de cabeça, reações inibidas e diminuição do estado de alerta.
Seu uso não é recomendado para crianças menores de 1 ano e mães durante a lactação, com doenças do trato gastrointestinal, rins e fígado. O alho é contra-indicado para hemorróidas, epilepsia e intolerância individual.
Conclusão
Os benefícios e malefícios do alho em conserva para a saúde foram bem documentados. E se usado corretamente, esse vegetal vai se tornar um bom imunoestimulante caseiro, mas não se esqueça que esse produto é apenas um auxiliar, e não o tratamento principal.