Contente
Ao cultivar alho, o jardineiro se depara com vários problemas: ou não cresce, então sem motivo as penas começam a amarelar. Tirando o alho do chão, dá para ver pequenos vermes ou apodrecimento no fundo. Como lidar com esses problemas, por quais meios se livrar da adversidade.
Muitas vezes, os horticultores não querem recorrer a fertilizantes especiais, querem cultivar produtos orgânicos. Fazendeiros experientes há muito usam fundos da farmácia em seus jardins. Alimentar o alho com amoníaco é uma das opções para guardar as plantas e a possibilidade de obter cabeças grandes com muitos dentes. O artigo discutirá o papel da amônia como fertilizante e salva-vidas contra as pragas.
O que você precisa saber sobre amônia
A amônia é um gás que não pode ser visto, mas pode ser facilmente identificado por seu cheiro. Amônia, amônia são os nomes do mesmo produto químico que contém amônia. Os medicamentos são vendidos sem receita médica. A principal aplicação é trazer uma pessoa à vida quando ela desmaia.
Você pode me dizer o que o alho e a horta têm a ver com isso? Afinal, as plantas não precisam ser tiradas de um desmaio. Sim, é, mas as plantas precisam de amônia como o ar. A amônia é um excelente fertilizante contendo nitrogênio. A substância contém uma grande quantidade de nitrogênio, necessário para a formação da clorofila na massa verde das plantas. Apesar de este elemento estar presente no ar em grandes quantidades, as plantas não conseguem assimilá-lo, precisam do nitrogênio contido no solo.
O papel do nitrogênio nas plantas
O nitrogênio é chamado pelos agrônomos de pão para plantas. Ao usar fertilizantes contendo nitrogênio, os nitratos se acumulam nas plantas. Em relação aos curativos com amônia, há muitos pontos positivos:
- Em primeiro lugar, as plantas não têm depósitos de amônia, portanto, não podem acumular nitrogênio obtido da amônia.
- Em segundo lugar, o uso de amônia é muito mais econômico. Os fertilizantes são muito caros hoje.
- Em terceiro lugar, o nitrogênio obtido pelas plantas durante a alimentação ativa o crescimento da massa verde do alho, que se torna saturada, verde brilhante.
- Quarto, não há risco de superalimentação de alho com amônia.
Não espere que as penas fiquem pálidas e amareladas, ou seja, para sinalizar que o alho está com falta de nitrogênio. A alimentação oportuna da planta ajudará a evitar problemas. Além disso, penetrando no solo, a amônia melhora a estrutura do solo, normaliza sua acidez.
Plantar e sair
O alho, como qualquer planta cultivada, precisa ser alimentado. Para que a planta se desenvolva normalmente, é preciso começar a se alimentar desde o plantio. Existem vários fertilizantes usados para alimentar o alho durante o desenvolvimento vegetativo. Eles não devem ser negligenciados.
Depois de preparada a cama, deve-se regá-la com uma solução de amônia para enriquecer o solo com nitrogênio de fácil assimilação. Para isso, prepare uma composição de 10 litros de água e 50 ml de amônia. Os cravos plantados não só receberão cobertura, mas também proteção contra pragas.
Quando as duas primeiras folhas de penas aparecem, é realizado mais um enfeite de topo. Adicione duas colheres de sopa de amônia a um balde de dez litros de água fria. Esta será a alimentação foliar.
Os curativos a seguir podem ser realizados a cada 10 dias com uma solução menos concentrada. Mesmo que a planta não dê sinal, a prevenção nunca é demais. Depois de regar e alimentar, o solo do jardim de alho precisa ser solto.
Quando mais o alho precisa de amônia
Como você sabe que o alho precisa ser alimentado com amônia? A própria planta vai "dizer" sobre isso.
As pontas das penas, por mais que as plantas sejam constantemente regadas, ficam amarelas, os verdes desbotam. Este é o primeiro sinal de socorro. A planta precisa de ajuda urgente. Você pode fornecê-lo com a ajuda de molho foliar de alho. Para isso, é preparada uma solução em um regador de dez litros com a adição de 60 ml de amônia. É desejável borrifar alho à noite, depois de molhar o solo com água limpa.
As pragas podem causar amarelecimento das penas do alho. Assim, a amônia não só compensa a falta de nitrogênio, mas também é capaz de espantar insetos nocivos com seu cheiro específico:
- mosca da cebola e mosca da cenoura. Ela põe ovos e alho;
- pulgões, capazes de sugar o suco da massa verde;
- verme, comendo passagens na polpa macia dos cravos;
- uma tromba ou gorgulho à espreita, pode destruir as penas verdes do alho ao comer passagens nele.
A alimentação foliar e raiz oportuna com amônia irá livrar o alho dessas pragas. Para isso, é preparada uma solução fraca de amônia - 25 ml para cada 10 litros de água. Para que a solução não escorra imediatamente para o solo, dissolva o sabão em pó.
Como preparar adequadamente uma solução com sabão:
- O sabão é amassado com um ralador e colocado em água quente.
- Quando a solução de sabão esfria um pouco, é gradualmente vertida na água, com agitação constante. Mexa até que os flocos cinzentos desapareçam. Bolhas de arco-íris devem se formar na superfície da água.
- Depois disso, a amônia é despejada.
É necessário regar e alimentar o alho com amônia ao mesmo tempo uma vez por semana ou a cada 10 dias durante todo o período vegetativo. Só então a colheita pode ser salva.
Amônio para alho e cebola:
Medidas de segurança
O álcool amoniacal não se acumula na cabeça do alho, ou seja, os produtos cultivados são seguros para o homem. Mas ao trabalhar com ele, é preciso ter cuidado, seguir as regras de segurança.
Vamos dar uma olhada mais de perto neste problema:
- Se o jardineiro tem hipertensão, ele está proibido de trabalhar com amônia. A fumaça ácida pode provocar um aumento acentuado.
- Nada pode ser adicionado à solução de amônia.
- O tempero de raiz ou foliar de alho com amônia deve ser realizado em climas calmos.
- Se a amônia entrar em contato com a pele ou os olhos ao preparar a solução, lave rapidamente com água limpa em abundância. Se a sensação de queimação não parar, você deve procurar a ajuda de um médico.
- Ao alimentar alho com amônia, você deve usar luvas e máscara.
Para armazenar amônia, você precisa encontrar um lugar onde crianças e animais não possam chegar. O fato é que uma inalação brusca de amônia pode causar uma cessação reflexa da respiração. Se, por negligência, a amônia entrar na boca, causará queimaduras graves.
Vamos resumir
Portanto, o uso competente da amônia em um talhão pessoal ou dacha ajuda a resolver um duplo problema: ela é usada como fertilizante universal para obter uma colheita rica e protege as plantações de insetos nocivos.
A razão do amor dos jardineiros pela amônia é a inocuidade para as plantas e os humanos. Afinal, o nitrogênio não se acumula nem no alho, nem na cebola, nem em outras frutas após a alimentação com amônia. O mesmo não pode ser dito para muitos fertilizantes nitrogenados.
Os horticultores experientes podem determinar pelo estado da planta se o próximo tempero de alho é necessário. Os iniciantes nem sempre têm sucesso. A superalimentação com nitrogênio pode causar crescimento atrofiado. Portanto, recomendamos que você alimente o alho no máximo uma vez a cada 10 dias com uma solução não muito concentrada.
Como a amônia é diferente do nitrato de amônio? sempre usamos nitrato de amônio .. e não só para alho
Boa tarde, Nadezhda! Sem entrar no constituinte químico de cada substância, a diferença entre amônia e nitrato de amônio é a seguinte. O álcool de amônio é uma solução aquosa de hidróxido de amônio. Quaisquer soluções aquosas penetram mais facilmente no solo, são absorvidas mais rapidamente pelas plantas (afinal, estamos falando do propósito de fertilizar). É por isso que o artigo descreve o uso da amônia para fins de fertilização e profilaxia contra insetos.
O nitrato de amônio (nitrato de amônio) é um sal de ácido nítrico - um composto químico. Sim, também contém amônia e nitrogênio, mas ... Qualquer composto químico é absorvido pelas plantas por muito mais tempo. Além disso, ainda é química. Todo jardineiro sabe o que são nitratos e como eles podem prejudicar o corpo. É o nitrato de amônio com alimentação excessiva que pode causar o acúmulo de grande quantidade de nitratos nos vegetais. Portanto, o salitre deve ser usado estritamente nas doses indicadas.