Contente
Os proprietários de pequenos quintais preferem cultivar alho de inverno. Mas entre os fazendeiros que cultivam esse vegetal em escala industrial, o tipo de primavera é mais popular. A diferença entre o alho de inverno e o de primavera desempenha um papel importante nessa escolha.
Qual é a diferença e qual é a diferença entre alho de inverno e alho de primavera
O alho é um vegetal específico. Alguns não conseguem imaginar sua dieta sem ele, e alguns não gostam por causa da pungência e do cheiro específico. Para determinar quais espécies plantar em seu jardim, você precisa compará-las e determinar as diferenças:
Aparência e sabor
A diferença entre alho de primavera e alho de inverno pode ser vista na foto. À primeira vista, são quase iguais. No entanto, existem diferenças.
A primeira diferença é a largura das folhas, cada uma correspondendo a um cravo no bulbo. No inverno, as folhas são largas, respectivamente, os cravos no bulbo (6–8 peças) também serão grandes. A primavera é caracterizada pela presença de folhas estreitas. Há mais cravos do que no inverno, por isso também há mais cravos (cerca de 20 peças). Em termos de tamanho, os dentes de alho de primavera diferem dos de inverno: são muito menores. Além disso, os cravos são dispostos em espiral, ao contrário dos lóbulos de inverno, localizados em torno da flecha da flor (cânhamo).
Considerando que no plantio é utilizado aproximadamente o mesmo material de plantio, o tamanho dos bulbos amadurecidos das variedades de verão e inverno será aproximadamente o mesmo.
Hora de embarque
A próxima diferença está no tempo de pouso. Os vegetais de inverno, ao contrário dos de verão, são plantados um mês antes da chegada da primeira geada. Esta é aproximadamente a última década de setembro ou início de outubro. A primavera só pode ser plantada quando o solo aquece bem o suficiente. Isso é início ou meados de abril.
Época de cultivo e amadurecimento
A estação de crescimento do alho de inverno é mais curta do que a do alho de primavera. Seu sistema radicular foi formado desde o outono. Portanto, as mudas aparecem imediatamente após o derretimento da neve. É assim que ela difere da primavera, que vai precisar de pelo menos 10 dias após o plantio para o enraizamento, por isso não se deve esperar por mudas antes dessa época.
O alho de verão amadurece no final da temporada, e a colheita de inverno pode ser obtida no final de julho ou início de agosto.
Setas; flechas
É possível distinguir o alho de inverno do alho de primavera pelas setas, que, aliás, são uma das razões para a discrepância nas preferências dos moradores e agricultores de verão. No processo de crescimento e amadurecimento das sementes, os talos das flores do alho de inverno absorvem uma parte considerável das substâncias plásticas, o que retarda significativamente o crescimento do bulbo. Portanto, eles devem ser cortados imediatamente após aparecerem. Mas se no seu próprio jardim isso é feito sem problemas, então em escala industrial a remoção dos pedúnculos é um processo bastante trabalhoso, que requer recursos humanos adicionais para ser concluído. É por isso que os agricultores cultivam principalmente em seus campos uma verdura de verão que não atira flechas.
Resistência à geada
A variedade de inverno tolera bem as baixas temperaturas. Os rendimentos do verão podem sofrer se os verões forem frios.
Cuidado
O alho da primavera precisa de mais cuidado do que o alho do inverno. Ele precisa de solo fértil e alimentação frequente. As safras de inverno são menos caprichosas e precisam ser fertilizadas com menos frequência. Mas a rega regular e a remoção de ervas daninhas, apesar de algumas diferenças no cultivo, ambas as plantas exigem.
Qual alho é mais saudável - primavera ou inverno
O alho é chamado de antibiótico natural por uma razão. O vegetal deve sua propriedade bactericida ao conteúdo de fitoncidas nele. Além disso, este representante da família Cebola é rico em vitaminas A, C, E, PP e grupo B. Nos cravos da cultura amadurecidos existem polissacarídeos, proteínas vegetais, fibras e óleos essenciais. Eles contêm frutose e glicose necessários para o corpo.
Ambos os tipos de alho são igualmente benéficos. Não há diferença aqui. Uso regular deles em doses moderadas:
- normaliza os processos metabólicos e fortalece o sistema imunológico;
- reduz a viscosidade do sangue, o que ajuda a prevenir doenças perigosas como tromboflebite e infarto do miocárdio;
- ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue;
- graças à ação da tiamina contida, normaliza o funcionamento do sistema nervoso, aumenta a resistência ao estresse, ajuda a combater a depressão;
- contribui para a prevenção de resfriados e doenças virais;
- ajuda a combater a helmintíase.
Qual alho é melhor armazenado - primavera ou inverno
O tempo de armazenamento do alho de inverno é de cerca de seis meses. Algumas variedades secam no final do inverno e perdem o sabor. Esta é talvez uma das diferenças mais significativas entre as espécies de verão e inverno. A primavera retém seu sabor e cheiro por muito mais tempo - cerca de 1 ano.
Qual alho é melhor escolher para o plantio - primavera ou inverno
Apesar de todas as diferenças, essa pergunta não é fácil de responder. Cada produtor escolhe um tipo próprio.
Por exemplo, os proprietários de terrenos particulares são aconselhados a dar preferência ao de inverno, pois é mais precoce e produtivo. Já para os agricultores, dadas as diferenças nos cuidados com as safras, é mais fácil lidar com as safras de primavera.
Para quem prioriza uma longa vida de prateleira, é melhor cultivar alho de verão.
A escolha também depende da região de cultivo. Por exemplo, nas regiões do sul com um longo período de calor, uma boa colheita de alho de verão é obtida, enquanto nas regiões da Rússia central é recomendado dar preferência às variedades de inverno.
Conclusão
Sabendo qual é a diferença entre o alho de inverno e o de primavera, cada horticultor pode, levando em consideração todas as semelhanças e diferenças, escolher o certo. E para aqueles que desejam ter este vegetal picante e saudável na mesa durante todo o ano, os jardineiros recomendam o cultivo de safras de primavera e inverno.