Algumas de suas variedades de alho são cultivadas com sucesso no clima frio da região da Sibéria. Isso leva em consideração os requisitos para o processamento do solo e os cuidados subsequentes com a planta. Para determinar a época ideal em que é possível colher alho na Sibéria, as peculiaridades do cultivo são levadas em consideração dependendo das condições climáticas e do momento de seu amadurecimento.
Cultivares para climas frios
Para o plantio em solo siberiano, as variedades são selecionadas com maior resistência a doenças e ao frio. As seguintes variedades de alho apresentam bons indicadores de desenvolvimento e produtividade nesta região:
- "Siberiano"... Muitas vezes é plantado nesta região. Os bolbos desta variedade são arredondados e achatados, ligeiramente pontiagudos para cima, pesando entre 19 e 28 g, sendo as escamas superiores com laivos violeta acinzentados. Se as plantas foram plantadas no outono, os primeiros brotos aparecem em março. Cada lâmpada tem em média 4 cravos malva.
- Variedade de alho "Novosibirsk 1" caracterizado por maior resistência ao frio do inverno. Os bulbos atingem em média 19 g, apresentam formato quase redondo, com a camada superior de escamas rosa pálido. Em uma cebola, existem até 10 cravos com um sabor semi-acentuado. De um metro quadrado de área, pode-se chegar a 1,4 kg da safra dessa variedade. Uma característica positiva do alho Novosibirskiy 1 é a sua resistência ao fusarium.
- Grau semi-afiado "Alcor" refere-se a uma espécie de inverno com alto rendimento. É cultivado tanto em lotes pessoais quanto em escala industrial. Até 3,6 toneladas de alho são colhidas em um hectare. Os bulbos Alcor podem crescer até 36 g. Cada um contém até 5 dentes. Difere em manter a qualidade e a resistência a doenças.
- Variedade siberiana "Cita" amadurece 95 dias após o plantio. Bulbos com peso de até 29 G. Até 0,8 kg de bulbos podem ser colhidos em um metro quadrado. As escamas são bastante densas com uma tonalidade lilás-branca. Resiste com sucesso à bacteriose e à podridão branca.
- Em uma variedade de meia temporada "Sir-10" Bulbo de formato redondo e achatado, pesando até 30 g, cada um composto por 9 pontas de densidade média. A variedade aumentou a robustez do inverno e a capacidade de resistir a doenças. Uma variedade popular para uso na conservação. O sabor é bastante picante. "Sir-10" é pouco resistente à podridão bacteriana. A estação de cultivo é de aproximadamente 87 dias. 0,43 kg de alho é colhido em um metro quadrado.
- Variedade "Outono" - universal. Os bulbos são grandes, pesando até 41 g, as escamas são roxas e os dentes cremosos. O bolbo tem 4 dentes. Esta variedade é considerada de maturação precoce. Possui boa robustez de inverno e alta produtividade. Nas regiões da Sibéria, o plantio é praticado após a colheita das safras de inverno no início do verão.
- Variedade "Bashkir-85" com uma forma de fruta redonda achatada. Os bulbos são muito grandes, pesando até 70 G. Resistentes a doenças. Geralmente é cultivado comercialmente. Até 70 toneladas podem ser colhidas em um hectare. Para determinar quando este alho pode ser colhido na Sibéria, anota-se o dia da germinação, pois atinge a maturação técnica 90 dias após esse momento.
- Alho "Grodekovsky" tem boa resistência de inverno, mas baixo rendimento. É possível coletar apenas 3 toneladas em 1 hectare. A estação de cultivo é de cerca de 85 dias.
- Variedade "De confiança" tolera bem os meses gelados. Ele tem uma maturidade média. Os bulbos são grandes, de 70 g cada, variedade de ótima qualidade de conservação, podendo ser armazenada por até 11 meses.
Tecnologia de plantio
Para determinar o tempo necessário para o plantio do alho de inverno na Sibéria, leve em consideração a necessidade de seu enraizamento antes do início dos dias frios. O período ideal para o plantio vai do final de setembro ao início de outubro, restando cerca de 45 dias até a geada. Se plantada em uma data anterior, a germinação das folhas e uma diminuição na resistência da planta às temperaturas de inverno são possíveis.
O plantio de alho de inverno com bulbos que crescem nas pontas das flechas é feito antes do inverno e, no ano seguinte, eles não são escavados, mas deixados para o inverno no solo novamente. Apenas um ano depois, é obtido um alho totalmente formado com vários dentes ou cebolas consistindo de uma grande cabeça. Este tipo de plantio de alho é o mais popular na Sibéria.
Colhendo alho
É errado acreditar que o tempo não importa, Quando colher alho de inverno na Sibéria. É imperdoável fazer isso antes do previsto ou apenas uma semana depois. Ficar no solo por mais alguns dias pode afetar negativamente a manutenção da qualidade. A principal condição é que o vegetal esteja totalmente maduro. Você deve ser capaz de determinar quando começar a cavar. O tempo excessivo gasto no solo das cabeças faz com que o bulbo comece a se desintegrar, e as escamas descascam facilmente.
Para a catedral do alho, plantada antes do inverno na região da Sibéria, a segunda quinzena de julho é considerada a data ideal. Nesse momento, a caixa de sementes abre nas extremidades das setas.
O alho primavera é plantado na Sibéria da segunda quinzena de abril a maio. Ao contrário das variedades de inverno, eles não disparam flechas. O alho da primavera é armazenado melhor do que o plantado no outono.
Para uma germinação mais rápida, o alho é embebido em uma solução de permanganato de potássio, envolto em um pano umedecido com água e colocado na geladeira por 2 a 3 dias.
É hora de cavar alho primavera geralmente cai 2 semanas após o início da coleta de variedades de inverno. Isso ocorre a partir da primeira quinzena de agosto e pode prosseguir até 15 de setembro. O prazo varia dependendo da época de cultivo da variedade (100-125 dias), da época de plantio no solo, bem como das condições climáticas e cuidados durante o cultivo. O calor prolongado faz com que a colheita seja realizada mais cedo do que o habitual.
Sinal quando desenterrar alho de inverno na Sibéria, a formação de rachaduras no solo do canteiro pode servir. Os bulbos escavados devem ser removidos sob um dossel para secar por um período de 2 semanas, após o qual o toco é cortado a 2-3 cm.
Nem sempre é aconselhável arrancar as flechas do alho. Algumas das variedades não respondem bem a esse procedimento e, após a retirada da flecha, os bulbos param de ganhar peso. As variedades de alho trazidas da Ásia para a região siberiana não toleram bem esse procedimento, mas nas variedades locais, após o corte das flechas, o bulbo ganha de 10 a 15% do peso.
O período em que você deve desenterrar o alho plantado na primavera é determinado por sua aparência. Esse período geralmente ocorre da última semana de agosto a 10 de setembro. Nesse momento, as folhas adquirem uma coloração amarela e o colo do falso caule amolece. Quando desenterrado, o bulbo deve estar firme, totalmente formado e livre de danos.
Você pode se concentrar no calendário lunar ou no clima. A limpeza só deve ser feita em tempo seco. Os bulbos são desenterrados com um forcado e permanecem no jardim até secarem.
Se o tempo estiver muito abafado ou se estiver chovendo, a safra é colocada sob um dossel para secá-la. Este processo é muito importante para o armazenamento de safras. Para facilitar a conservação do alho, as raízes são encurtadas, deixando 2 cm cada, e sobram 7 a 8 cm do caule, para que se possa trançar ou amarrar os bulbos num feixe e pendurar o cacho na parede.
Armazenamento de alho
Depois que o alho é desenterrado, 2 métodos são usados para preservá-lo no inverno: quente e frio. Para o armazenamento térmico, o alho é colocado em sacos de tecido ou caixas de papelão e colocado em local escuro com temperatura amena. Use espaço para armazenamento refrigerado na geladeira ou uma adega, onde a temperatura não é superior a +5 graus.
Às vezes, esses dois métodos são combinados. Neste caso, após seis meses de armazenamento em ambiente aquecido, o alho é colocado no porão ou colocado na geladeira por 2 meses. Isso estimula o crescimento do material de plantio após ele ter sido plantado no solo.