Contente
Nem uma única cabana de verão está completa sem canteiros de alho. Afinal, isso é um tempero, um remédio e uma proteção contra pragas.
Não é difícil cultivar um vegetal, mas se você perder a época da colheita, será problemático mantê-lo até a primavera. Você precisa cavar o alho na hora certa, caso contrário, as cabeças se desintegrarão e ficarão mal armazenadas.
Existem dois tipos de alho - primavera e inverno. As datas de plantio são diferentes para ele, então a colheita também terá que ser feita em horários diferentes. A própria cultura diz quando remover o alho do jardim. Observe a planta de perto, e você pode identificar o momento da colheita do alho.
Os principais sinais de maturação
A colheita de alho verde ou muito maduro é inaceitável. Nesse caso, todos os esforços despendidos no cultivo do vegetal serão perdidos. Se você desenterrar antes, os dentes ficarão macios. Embora alguns residentes de verão usem uma escavação com antecedência, para que as cabeças amadureçam durante a secagem.
Um vegetal maduro demais pode germinar novamente e brotar. As escamas tegumentares irão rachar e os dentes permanecerão sem cascas. Naturalmente, essas cabeças serão mal armazenadas. Portanto, o alho deve ser colhido na hora certa.
Por quais sinais os residentes de verão determinam a maturação das cabeças? Os principais indicadores de que é hora de remover o alho são:
- amarelecimento das folhas, principalmente das mais baixas;
- o momento de secagem dos filmes externos nas inflorescências;
- a aquisição de cores varietais por filmes;
- endireitar as flechas na variedade de tiro;
- alojamento de caules;
- separação dos dentes sem esforço;
- rachadura das cápsulas da semente.
Esses sinais indicam que a maturidade técnica do alho chegou, mas a formação do bulbo ainda não ocorreu. O processo finalmente terminará após a colheita.
Como determinar a data em que você precisa remover o alho do jardim? Não há um número único para todas as regiões. Há vários fatores a serem considerados. As condições climáticas são consideradas as principais. Pois a pista do meio serve de ponto de referência no dia 12 de julho - dia dos santos Pedro e Paulo. Nas regiões do norte, a época da colheita do alho chega algumas semanas depois. O número para remover as cabeças em outras regiões é calculado de acordo com as recomendações do calendário lunar e a previsão do tempo.
É necessário mudar o período de colheita das cabeças, com foco nos sinais externos da planta. As chuvas frequentes farão com que o alho amadureça mais cedo do que o normal, os dias quentes e secos atrasarão este processo algumas semanas mais tarde. Outro fator importante é o cumprimento dos requisitos agrotécnicos, nomeadamente a quantidade de fertilizantes. Portanto, a data quando cavar o alho, deve ser determinado todos os anos.
Os residentes de verão são aconselhados a começar a colher alho de primavera em agosto, levando em consideração a época de plantio e a época de cultivo da variedade. A espécie da primavera é armazenada melhor do que a do inverno, portanto, resiste precisamente ao período em que suas cabeças devem ser removidas por armazenar.
Maneiras de melhorar a qualidade das cabeças de alho
Para colher um vegetal adequadamente, você precisa começar com uma preparação adequada. Antes de colher alho, os residentes de verão realizam medidas de pré-colheita que melhoram significativamente a qualidade das cabeças. A preparação começa no momento em que as flechas são endireitadas. Este indicador sinaliza que as lâmpadas estão começando a derramar. É necessário aumentar o fluxo de nutrientes para as cabeças de alho. Isso pode ser feito dando um nó nas folhas.
Mas deve-se lembrar que isso aumentará o período de amadurecimento do alho em 2 semanas.
A próxima nuance é que o solo é removido dos bulbos com uma pá para aumentar o acesso do ar às raízes. Isso é feito enquanto as inflorescências estão se endireitando.A recepção evita que as lâmpadas se molhem e acelera a sua formação em 3-4 dias.
Colhendo alho de acordo com as regras
A colheita do alho tem suas próprias sutilezas. Como colher corretamente para conservar todos os bulbos com alta qualidade? Os jardineiros seguem algumas regras.
Escolha um dia ensolarado e quente. O principal é que não chova no dia anterior.
Você pode desenterrar os bulbos com um forcado ou uma pá. Isso deve ser feito com muito cuidado, tentando não danificar as cabeças com um instrumento pontiagudo.
É estritamente proibido cortar topos e raízes.
Depois de desenterrar a planta, sacuda-a levemente do chão e deixe-a secar. O local deve ser escolhido seco, mas protegido da luz solar direta. Residentes de verão experientes preparam um dossel com antecedência.
O vegetal é seco por pelo menos 14 dias. Em seguida, deve-se limpar o solo e as folhas devem ser cortadas. 1-2 camadas de escamas tegumentares são removidas dos bulbos, não mais. Caso contrário, eles serão mal armazenados.
As cabeças ficam muito melhor armazenadas se as raízes forem cortadas com uma faca afiada a uma distância de 2 a 3 mm do fundo, e o próprio fundo for chamuscado. Pode ser selado com cera. O corte dos topos é feito dependendo do método de armazenamento. Para um feixe, basta deixar 10-20 cm do caule, e para uma trança vai precisar de pelo menos 35 cm. Os pedúnculos são amarrados e armazenados separadamente.
Armazenar os bulbos antes do plantio
Existem requisitos gerais para o armazenamento de alho de alta qualidade:
- os bulbos devem estar perfeitamente secos;
- a sala deve estar escura;
- as espécies de inverno precisam de frio (+ 3 ° С), as espécies de primavera também suportam o calor (+ 18 ° С).
Locais com alta umidade, correntes de ar e temperaturas acima de 22 ° C são categoricamente inadequados para armazenamento. Portanto, o refrigerador não é adequado para armazenar qualquer tipo de alho devido à alta umidade.
Métodos para armazenar vegetais picantes são conhecidos por muitos residentes de verão.
A opção é escolhida dependendo das condições possíveis. Na presença de porão ou sótão seco, o alho é bem preservado em:
- Kosakh... A vantagem é que não requer muito espaço, é fácil localizar e remover uma cabeça quebrada.
- Cestas... Boa permeabilidade ao ar, muito compacta. Os bulbos são dobrados em 3 camadas, com alta umidade são polvilhados com cascas de cebola.
- Pacotes... Adequado para armazenar pequenas quantidades de alho (até 20 peças) em um celeiro ou sótão.
- Redes... Pendure na parede do porão, do sótão, do galpão.
Em apartamentos somente a opção com potes de vidro é possível, sendo que em residências particulares utilizam-se sacos de linho, caixas, potes e caixas.
Os residentes de verão acreditam que colher alho é mais fácil do que preservá-lo de forma eficiente. Durante o armazenamento de inverno, podem surgir problemas:
- As cabeças ficam mofadas e apodrecem. Isso se deve à alta umidade. As cabeças devem ser classificadas removendo as danificadas. O restante é colocado por uma semana para secar em local aquecido e continua a ser armazenado em local seco. Você pode polvilhar o alho com sal.
- Os dentes estão secando. A variedade de inverno tende a secar naturalmente no final de sua vida útil. Para adiar esse período, as cabeças são envolvidas em filme plástico. Com a secagem precoce, os bulbos são movidos por vários dias na geladeira, depois embrulhados em papel alumínio.
- Mudanças de cor. Ocorre quando um nematóide do caule é afetado. É necessária uma antepara e separação do alho saudável do infectado. Queime o paciente, o resto deve ser marcado com um inseticida, seco e armazenado em ótimas condições.
- Os dentes estão brotando. Nesse caso, eles são limpos e preenchidos com óleo (vegetal). A temperatura de armazenamento é mantida não superior a + 2 ° С ou + 20 ° С e acima.
- Danos por pragas. A um pequeno grau, o alho é aquecido no forno à temperatura de 100 ° C. Em seguida, eles resolvem, os afetados são queimados.
Você pode armazenar o alho de diferentes maneiras ao mesmo tempo. Os mais adequados devem ser escolhidos de forma a preservar a colheita antes do plantio.
Quem recolhe o alho com eficiência e a tempo estará sempre na melhor posição.