Contente
Nas caixas de qualquer anfitriã, as saladas em conserva costumam ocupar um grande volume durante o inverno. E no lugar mais honrado entre eles estão os pratos de couve, pois é a couve no outono que é a rainha das camas e só os preguiçosos não fazem os preparativos com ela. O repolho em conserva também é bom porque, ao contrário do chucrute, é cozido muito rapidamente e é fácil de enrolar e usar armários de cozinha comuns para armazenamento se não houver espaço suficiente na geladeira e não houver adega. Mas quando chegam convidados inesperados ou há outro motivo para pôr a mesa com picles, você pode pegar um pote de salada de repolho em conserva de um lugar isolado e não precisa inventar mais nada. Ou, ao contrário, literalmente um dia antes - duas pessoas o marinam antes da comemoração planejada e a alegria dos convidados será proporcionada a você.
Bem, é especialmente bom como um lanche repolho picante em conserva... É especialmente apreciado pelos representantes do sexo forte e, portanto, pelas donas de casa, querendo agradar a sua metade, demonstram maravilhas de engenhosidade, surgindo com todas as receitas novas, interessantes e apimentadas para fazer repolho com pimenta, alho ou raiz-forte, ou mesmo com todos os ingredientes picantes de uma vez. É a essas receitas que este artigo se dedica.
Receita simples e rápida
De acordo com esta receita, você pode cozinhar qualquer tipo de repolho, e em qualquer época do ano, se você sempre tiver estoques de repolho fresco barato na sua adega ou no armazém mais próximo. Ou você pode, após esterilizar as latas com salgadinhos prontos, torcê-las para um armazenamento de longo prazo.
De acordo com a receita, pode-se conservar uma pequena porção de couve e, se quiser fazer mais couve, basta dobrar ou triplicar a quantidade de todos os ingredientes.
Uma anfitriã experiente costuma preparar a marinada ao seu gosto, usando às vezes os aditivos e especiarias mais inesperados. Mas, em média, os seguintes componentes são usados para decapagem:
- 1 litro de água;
- 60 g de sal;
- 50 g de açúcar;
- 125 g de vinagre de mesa a 9%;
- 125 g de óleo de girassol;
- 3 peças de lavrushka;
- 10 grãos de pimenta-do-reino.
Para não perder tempo, antes de abordar os vegetais, já pode colocar a água no fogo. Enquanto estiver fervendo, descasque a cenoura e o alho e, da cabeça do repolho, separe as duas folhas externas, por mais sujas que estejam.
As cenouras são mais fáceis de ralar com um ralador grosso, o repolho para armazenamento em potes pequenos é mais aconselhável cortar em tiras. No entanto, se você gosta de uma maneira diferente de fatiar o repolho, use-a.
Corte o alho em rodelas finas - desta forma poderá partilhar o seu aroma e, no prato acabado em conserva, poderá saboreá-lo adicionalmente.
Quando a água ferver, adicione todos os temperos, açúcar e sal, cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo e adicione óleo de girassol e vinagre no final. Separe a marinada do fogo e deixe esfriar.
Agora o repolho com a cenoura e o alho devem ser bem misturados. Você pode fazer isso diretamente na superfície de uma mesa limpa ou em uma tigela grande e funda.
Coloque a mistura de legumes com repolho em uma jarra de vidro e regue com a marinada quente.
O prato ficará completamente marinado em um dia e por cerca de uma semana poderá ser guardado desta forma na geladeira.Se quiser cozinhar o repolho em conserva de acordo com esta receita para o inverno, despeje os vegetais com a marinada quente, cubra os potes com as tampas e esterilize em água fervente por 20 minutos, se formos potes de litro. Em seguida, os potes com repolho são fechados hermeticamente, embrulhados e, após total resfriamento, armazenados.
Repolho roxo georgiano
Nesta receita, o repolho em conserva é chamado de vermelho devido ao uso da beterraba, embora nada impeça de preparar um prato semelhante a partir de repolho roxo.
Para preparar um prato delicioso, você precisa encontrar:
- Uma cabeça de repolho pesando cerca de 3 kg;
- Várias cenouras médias;
- Duas pequenas beterrabas;
- Duas cabeças de alho;
- 2-3 vagens de pimenta.
Nas tradições de cozinhar de acordo com esta receita, é comum na Geórgia cortar uma cabeça de repolho em 4 partes e, em seguida, cada quarto em mais 4 partes. Beterraba e cenoura são cortadas em rodelas finas. Mas na Geórgia, o repolho picante é geralmente colhido em grandes volumes, a partir de 10 kg ou mais. Portanto, para uma escala modesta, um corte menor de vegetais é adequado. O repolho pode ser cortado em cubos, então as folhas tomarão a forma de pequenos quadrados sozinhas, e todas juntas ficarão lindas em potes.
Corte as cenouras e a beterraba a seu gosto. Lembre-se de que tanto a beterraba quanto a cenoura na marinada são tão saborosas que são agradáveis de triturar em pedaços separados e não cortá-las em lascas.
Depois de descascar e fatiar o alho, também é melhor cortá-lo em rodelas pequenas, sem esmagar.
Mas a pimenta quente pode ser cortada em tiras finas.
Coloque os vegetais cozidos em uma tigela separada e mexa, enquanto isso, você pode preparar a marinada. De acordo com a receita, é necessário dissolver 240 g de sal, 270 g de açúcar em três litros de água e adicionar pimenta e lavrushka a seu gosto. Após a fervura da marinada por 5-7 minutos, adicione 200 g de vinagre de mesa 6% e 100 g de óleo vegetal. Deixe esfriar e em um estado quente você pode despejar o repolho com outros vegetais.
Normalmente o repolho segundo esta receita é preparado para consumo instantâneo, pois em um dia já fica marinado e fica extremamente saboroso. Bem, se você quiser girar o repolho para o inverno, é necessária uma esterilização adicional.
Rolinhos de repolho com raiz-forte
O repolho em conserva com pimenta é frequentemente preparado na forma de pãezinhos, o que confere mais beleza e originalidade ao prato.
Os principais ingredientes para este lanche saboroso são os seguintes:
- Uma pequena cabeça de repolho pesando cerca de 1,5 kg;
- Rizomas de raiz forte - 500 gramas;
- 2 cápsulas de pimenta.
A marinada é preparada com dois litros de água, aos quais se juntam 200 g de açúcar e 60 g de sal, além de uma pitada de coentro e sementes de mostarda. Depois que a água com especiarias ferver e ferver por 6-8 minutos, retire do fogo e acrescente 300 ml de vinagre 9%.
Os próprios rolos são feitos da seguinte maneira:
- Enxágue a cabeça do repolho e, após retirar as folhas mais externas, desmonte-a sobre as folhas. Você não precisará do próprio coto.
- Ferva a água em uma panela grande e ferva as folhas de couve por 5 minutos.
- Retire as folhas de couve da água com uma escumadeira e, depois de esfriadas, corte-as em tiras de 7 a 8 cm de largura.
- Descasque pimenta das câmaras de sementes e caudas, e rizoma de raiz-forte - da pele.
- Moa a pimenta e a raiz-forte com um moedor de carne, colocando primeiro um saco plástico sobre a saída para evitar rasgos desnecessários.
- Em cada tira de repolho cozida, coloque meia colher de chá da mistura de raiz-forte e pimenta e embrulhe em um rolo.
- Na próxima etapa, dobre cuidadosamente todos os rolos de repolho em uma jarra e cubra com a marinada quente.
Cobrindo os potes com as tampas, esterilize em água fervente por 20-30 minutos - potes de litros e 40-45 minutos - potes de três litros.
Esfrie de cabeça para baixo. Delicioso repolho em conserva para o inverno em potes está pronto, e o formato incomum do branco só vai despertar o apetite adicional em sua família e convidados.
Dicas úteis para a anfitriã
Nunca é tarde demais para aprender algo e até mesmo uma anfitriã experiente às vezes não, não, e ela aprenderá algo novo com várias receitas e recomendações para eles. Bem, para os iniciantes será ainda mais interessante conhecer as principais características do repolho em conserva.
Todos sabem que a base da marinada, via de regra, é o vinagre de várias concentrações. E se você achar difícil tolerar este produto? Existem ainda várias respostas possíveis para esta pergunta. A maneira mais fácil é substituir o vinagre de mesa por qualquer outro natural: maçã, vinho ou arroz.
Para fazer picles de repolho, você pode usar ácido cítrico em vez de vinagre ou até mesmo espremer suco de limão fresco.
- Uma colher de sopa de vinagre de mesa a 6% é igual a duas colheres de sopa de suco de limão feito de limão fresco.
- E se você diluir 1 colher de chá de limão em pó seco em 14 colheres de sopa de água, terá um substituto para o vinagre a 9%.
Bem, muitos ainda se lembram e usam o método da avó - em vez de vinagre, um comprimido de aspirina é adicionado a um frasco de litro de tarugo em conserva.
Toda a especificidade do sabor de uma determinada peça em conserva é determinada, em primeiro lugar, por um conjunto de especiarias. Aqui a escolha é bastante ampla - desde as tradicionais folhas de louro, cravo e pimentão, até mostarda, coentro, canela e até sementes de gengibre. Ao combinar essas especiarias em diferentes variações, você pode não só cozinhar um delicioso repolho para o inverno, mas também diversificar o número de sabores para que nenhum dos 10 potes seja igual.
A maneira mais fácil de marinar o repolho é em pratos de vidro ou esmalte. Historicamente, pratos de madeira e cerâmica também são usados para esses fins. Mas em nenhum caso devem ser usados recipientes de alumínio e ferro para a decapagem de repolho.
Se você ainda tiver um pouco de marinada a mais, gaste seu tempo para despejá-la. Poucos dias após a decapagem, o repolho é capaz de absorver a salmoura, seu nível vai diminuindo e será necessário adicionar a marinada à peça de trabalho para que fique mais bem conservada.
Lembre-se de adicionar Pimentão e a beterraba pode fazer com que o repolho em conserva acabado tenha um sabor doce.
O repolho em conserva não só é possível, como também precisa ser frito para fazer recheios saborosos para tortas ou bolinhos.
Se você abrir um pote de repolho em conserva, ele pode ser guardado bem na geladeira por no máximo uma semana. Então, pode se tornar simplesmente insípido.
Qualquer uma das receitas acima pode ser variada com ingredientes adicionais na forma de vegetais e frutas vermelhas, bem como temperos, criando assim muitas variações sobre o tema do repolho em conserva picante. A experimentação irá ajudá-lo a ganhar experiência adicional na difícil tarefa de estocar para o inverno e aprender a criar suas próprias obras-primas culinárias.