Contente
Poucos argumentariam que o chucrute, o repolho em conserva ou em conserva é um dos pratos mais cobiçados entre as muitas saladas que são servidas à mesa no inverno. Afinal, o tempo para vegetais frescos já passou e a maioria das saladas é preparada com produtos cozidos ou cozidos, que rapidamente se tornam enfadonhos, e você deseja diluí-los com algo fresco ou picante crocante. Mas o chucrute leva muito tempo para cozinhar e nem sempre há um lugar para guardá-lo. O repolho em conserva é preparado com bastante rapidez, mas às vezes não há tempo nem energia nem para uma preparação rápida e você só quer pegar um pote de repolho pronto da despensa ou adega e triturá-lo o quanto quiser ou tratar convidados inesperados.
Nesse caso, faz sentido em algum tempo livre fazer uma deliciosa colheita de repolho e torcer para o inverno, para que depois você possa degustar em qualquer época do ano. Repolho em conserva com alho será um bom exemplo desse tipo de preparação, pois combina agradável crocância, acidez e salubridade.
Receita rápida
Se você tem muito pouco tempo, então é possível usar esta receita. repolho em conserva alho instantâneo:
- Uma cabeça de repolho pesando 1,5-2 kg deve ser retirada de todas as partes contaminadas e das folhas externas. Pique o resto como quiser, usando uma faca afiada comum ou um ralador especial.
- Lave duas cenouras médias, descasque e rale.
- Divida a cabeça do alho em dentes e retire todas as escamas adjacentes.
- Todos os vegetais acima são primeiro misturados em uma tigela separada e, em seguida, despejados em água fervente de modo que os cubra completamente. Depois de permanecerem em água fervente por 10 minutos, a água quente é drenada e repolho com cenoura e alho são colocados em potes de vidro esterilizados preparados com antecedência.
É preciso preparar a marinada com antecedência para que os legumes picados não fiquem muito tempo em potes assim.
Para a marinada, você precisa levar:
- Água purificada -1 litro;
- Sal - 45 g;
- Açúcar - 55 g;
- Óleo vegetal - 150 gramas;
- Vinagre de maçã - 200 gramas;
- Pimenta da Jamaica - 3-4 ervilhas;
- Pimenta preta - 3-4 ervilhas;
- Folha de louro - 2-3 peças.
Todos os ingredientes, exceto vinagre e óleo, são misturados em uma panela de esmalte e aquecidos a 100 ° C até a completa dissolução. Depois de fervida, a marinada é enchida com óleo, aquecida novamente até ferver. O fogo é desligado e vinagre de maçã é adicionado à mistura da marinada.
Agora está tudo pronto para completar a produção de repolho em conserva com alho para o inverno. Ainda quente, a mistura da marinada é despejada em potes de repolho. Os frascos são imediatamente enrolados com tampas esterilizadas, virados de cabeça para baixo e deixados sob um cobertor quente até esfriarem completamente. Isso garante esterilização adicional. O repolho de alho em conserva dessa maneira pode ser mantido fresco durante todo o inverno.
Receita apimentada
Esta receita vai demorar um pouco mais para fazer repolho em conserva com alho, mas seus esforços não serão em vão.
Em geral, além do alho, muitos temperos e especiarias diferentes são usados para melhorar o sabor do repolho acabado. Donas de casa experientes estão fazendo experiências ativas com a adição de um conjunto de ervas "cavalheirescas" como: endro, manjericão, aipo, coentro, salgados, estragão e raiz-forte. Mas as adições picantes e picantes mais interessantes, muito bem em harmonia com o sabor do próprio repolho, são o cominho e a raiz de gengibre.
E a raiz de gengibre veio até nós das receitas da culinária oriental, mas muita gente gostou tanto dela que praticamente não existe tal preparação em que seu uso não seja bem-vindo.
Portanto, para uma couve média comum, pesando cerca de 2 kg, vale a pena preparar 2-3 cenouras médias, uma cabeça de alho, cerca de 100 gramas de gengibre e uma colher de chá incompleta de sementes de cominho.
O repolho é cortado da maneira que você está acostumado, a cenoura pode ser ralada lindamente para saladas coreanas. Após a limpeza, o alho é esmagado com uma trituradora especial ou simplesmente com uma faca afiada. A raiz do gengibre é descascada e cortada nos melhores pedaços. Todos os vegetais preparados são levemente misturados em uma tigela de vidro ou esmalte separada.
A marinada para este prato pode ser preparada da forma mais convencional. Para isso, 90 g de sal e 125 g de açúcar são dissolvidos em um litro e meio de água. A mistura é levada à fervura e acrescenta-se 90 ml de óleo de girassol, sementes de cominho, 0,5 colher de chá de pimenta-do-reino moída, alguns pedaços de cravo e louro.
No último momento, 150 ml de vinagre de maçã ou qualquer outro vinagre natural são adicionados à marinada.
Para marinar bem o repolho, despeja-se com uma marinada ainda quente, coberta com um prato bem por cima e levemente prensado, para que o líquido da marinada cubra por completo todos os vegetais.
O recipiente com repolho em conserva é deixado dia até que esfrie. Após esse período, você já pode se deliciar com repolho com alho. E para preservá-la para o inverno, deve-se esterilizar a peça em potes, usando qualquer método que lhe seja conveniente, sem esquecer as tampas.
Em seguida, coloque todo o repolho restante em potes e esterilize-os em água fervente por cerca de 15-20 minutos.
Depois de selar hermeticamente os frascos com o preparo de repolho e alho, coloque-os para esfriar sob um cobertor e coloque-os no armário no dia seguinte para armazenamento a longo prazo.
Repolho em conserva com alho, colhido para o inverno, o ajudará mais de uma vez nos casos mais inesperados. E ela poderá te ajudar a diversificar seu cardápio caseiro sem muito custo material.