Salada de Danúbio com Tomate Verde

Raramente se encontra uma pessoa que não goste desses vegetais suculentos com sabor e aroma peculiares, que, felizmente, são capazes de amadurecer nas condições climáticas da maioria das regiões da Rússia, mesmo em campo aberto. Nos últimos anos, foi criado um número inimaginável de suas variedades de várias cores: além dos tradicionais tomates vermelhos, há o laranja, o amarelo, o rosa, e até o branco e quase preto. Existem também tomates verdes que, apesar do tom esmeralda quando maduros, são muito doces e saborosos.

Mas a maioria dos jardineiros se depara com tomates verdes de um tipo completamente diferente, os frutos verdes dos tomates vermelhos ou rosa comuns. Pode parecer a um residente de verão inexperiente que eles não são bons, mas existem muitas receitas para decapagem e decapagem de tomates verdes, que resultam em pratos de um tipo completamente diferente dos vermelhos ou amarelos maduros. Alguns os consideram ainda mais saborosos.

Um dos petiscos interessantes feitos com tomates verdes para o inverno é a salada de Danúbio. Como o nome indica, a salada é originária da Hungria e é, até certo ponto, uma espécie do famoso lecho húngaro.

Salada de Danúbio - homenageie a tradição

Em sua forma mais tradicional, a salada de Danúbio é feita de tomates vermelhos. Mas sua modificação - uma salada de tomates verdes - existe há muito tempo e compete com ela com sucesso. Primeiro, a opção de cozimento mais comum será considerada aqui.

Comente! Hostess experientes geralmente gostam de experimentar os pratos, acrescentando alguns novos ingredientes ou temperos.

Mas é impossível imaginar uma salada de Danúbio sem os seguintes componentes.

  • Tomates verdes - 3 kg;
  • Cenouras - 1 kg;
  • Pimentão doce - 1 kg;
  • Cebolas - 1 kg;
  • Açúcar granulado - 300 gr;
  • Sal - 60 gr;
  • Óleo vegetal - 300 gr;
  • Vinagre 9% - 150 gr;
  • Pimenta preta moída - 2 colheres de chá.

Os fãs de pratos picantes definitivamente devem adicionar algumas vagens de pimenta à receita. Bem, aqueles que estão acostumados a passar sem ele, e por isso devem satisfazer plenamente o sabor agridoce da salada.

Os tomates são cortados em pedaços do mesmo tamanho, o que é mais familiar e conveniente para a própria dona de casa. O principal é remover deles o talo, cujo sabor não pode ser chamado de atraente.

É mais conveniente ralar cenouras em um ralador grosso. Descasque os dois tipos de pimentão das sementes e caudas e corte em rodelas ou palhinhas. Corte as cebolas ao meio das rodelas e, se as cebolas forem pequenas, pode até deixá-las picadas em rodelas para ficar bonito.

Transfira todos os vegetais picados para um recipiente, misture bem, adicione a quantidade necessária de sal de acordo com a receita e reserve por 3-4 horas. Durante esse tempo, os vegetais devem começar a fazer sucos.

Após o tempo previsto, coloque óleo vegetal, açúcar granulado, especiarias e vinagre no recipiente com os tomates e outros vegetais. Em seguida, coloque o recipiente em fogo médio, leve à fervura e, reduzindo o fogo, cozinhe por cerca de 30-40 minutos.

Conselho! Para conservar a salada do Danúbio, é melhor usar potes pequenos de 0,5-0,9 gramas, de modo que uma lata seja suficiente para uma refeição.

Os bancos são esterilizados com antecedência por qualquer método conveniente e a salada é servida neles enquanto ainda está quente. Você pode até mesmo armazená-lo em uma despensa normal.

Nova versão da salada

De acordo com esta receita, os vegetais da salada do Danúbio serão cozidos com um tratamento térmico mínimo, o que significa que todas as vitaminas e outras substâncias úteis serão preservadas em maior grau.

São colhidos tomates verdes, pimentões, pepinos, cenouras e cebolas.

Atenção! Um quilo de todos os vegetais é levado. Um pote de pimenta é adicionado a eles.

Todas as saladas são cortadas da mesma forma que na receita tradicional, colocadas em um recipiente e misturadas. Em seguida, são adicionados 100 g de açúcar, 60 g de sal, 220 ml de qualquer óleo vegetal e 50 ml de vinagre de mesa a 9%.

Nesta composição, após uma mistura cuidadosa, os vegetais são deixados durante meia hora, após a qual são colocados em lume muito baixo, onde são lentamente levados ao ponto de ebulição. A fervura não dura mais do que 5 minutos, sendo a salada imediatamente disposta em pequenos frascos estéreis preparados, hermeticamente fechados e, quando virada de cabeça para baixo, permanece esfriando sob uma manta por pelo menos 24 horas.

Receita de esterilização

Muitas donas de casa consideram a esterilização algo muito difícil, enquanto outras, pelo contrário, tendem a acreditar que ajuda a conservar os alimentos de forma mais confiável do que usar vinagre em grandes quantidades.

Importante! O processo de esterilização em si é simples, mas ao mesmo tempo os vegetais retêm melhor seu sabor e não há perigo de escaldar ao transferir a salada quente para os potes.

Esta receita de salada do Danúbio com tomate verde para o inverno em termos de composição dos produtos praticamente não difere da primeira opção. Apenas as proporções de vinagre são ligeiramente diferentes - apenas 50 ml de vinagre a 9% são usados. E o óleo vegetal é usado em quantidades muito menores.

Portanto, se você cozinhar todos os vegetais normalmente e colocá-los em uma tigela, será necessário adicionar sal, açúcar, vinagre e temperos e misturar bem. Em seguida, pegue frascos limpos e esterilizados com um volume de cerca de 1 litro e coloque salada de legumes neles. Depois disso, coloque 1 colher de sopa de óleo vegetal fervido, vários pedaços de folhas de louro e pimenta-do-reino em cada frasco.

Agora você pode tampar os potes com tampas e esterilizar a salada por 20 minutos em água fervente, depois enrolar e esfriar, como sempre, sob um cobertor.

Antes de decidir qual receita de salada é mais saborosa, é melhor experimentar todas. Depois disso, você já pode com todo o direito de raciocinar e escolher o que mais condiz com suas ideias sobre comidas deliciosas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção