Receitas de compota de damasco

A compota de damasco para o inverno, colhida no verão durante a estação quando as frutas podem ser compradas a preços muito atraentes ou mesmo colhidas no seu próprio jardim, será uma excelente alternativa a muitos sucos e bebidas comprados em lojas.

Dicas de culinária

Uma das características da compota de damasco é a utilização de frutas maduras, mas ao mesmo tempo densas e não maduras demais para esses fins. Se você quiser usar frutas verdes como compota, a bebida delas pode ter um sabor amargo. E damascos maduros demais certamente amolecerão durante o tratamento térmico, e a compota não ficará muito bonita, turva.

A compota de damasco para o inverno pode ser preparada tanto com frutas inteiras quanto com metades e até fatias. Mas lembre-se de que toda a compota de damasco deve ser consumida antes de mais nada, para que não seja armazenada por mais de um ano. Com mais tempo de armazenamento nos ossos, ocorre o acúmulo de uma substância tóxica - o ácido cianídrico.

Para obter frutas especialmente delicadas, os damascos são descascados antes da postura. Para facilitar, as frutas são primeiro escaldadas com água fervente, depois a casca dos damascos sai com bastante facilidade.

As melhores receitas de compota de damasco

A variedade de receitas para fazer compotas de damasco para o inverno é grande - escolha ao seu gosto: das mais simples às mais complexas com vários aditivos.

Metade clássica

Nossas avós usavam essa receita para fazer compota de damasco.

Preparar:

  • 5-6 litros de água purificada;
  • 2,5 kg de damascos sem caroço;
  • 3 xícaras de açúcar granulado;
  • 7 g de ácido cítrico.

Você também precisará de potes de vidro de qualquer tamanho, cuidadosamente lavados da sujeira e esterilizados.

Atenção! Lembre-se de que cada jarro contém cerca de um terço do volume total com frutas, e o açúcar é colocado na proporção de 100 gramas por litro. Ou seja, em uma jarra de litro - 100 g, em uma jarra de 2 litros - 200 g, em uma jarra de 3 litros - 300 g.

Segundo esta receita, as compotas prontas podem ser consumidas imediatamente, sem diluir em água.

Agora é necessário ferver o xarope com açúcar e ácido cítrico, que atua como conservante adicional e otimizador de sabor. Aqueça a água até ferver, adicione açúcar e ácido cítrico e cozinhe por cerca de 5-6 minutos. Deite suavemente a calda quente nos frascos de fruta e esterilize-os. Em água quente, latas de três litros são esterilizadas por 20 minutos, dois litros - 15, litros - 10 minutos.

Após o término do procedimento, os frascos são enrolados e deixados para esfriar na sala.

De damascos inteiros sem esterilização

Para fazer compota de damasco de acordo com esta receita, as frutas precisam apenas ser bem enxaguadas e secas. Se você conta com os componentes para um pote de três litros, precisa levar de 1,5 a 2 kg de fruta, de 1 a 1,5 litro de água e cerca de 300 gramas de açúcar.

Encha a jarra com damascos e despeje água fervente quase até o pescoço. Após 1-2 minutos, despeje a água em uma panela, adicione açúcar e aqueça a 100 ° C, ferva por 5-7 minutos.

Conselho! Para dar gosto, adicione 1-2 cravo-da-índia picante à calda bem picante.

Despeje os damascos novamente com a calda quente e o açúcar e deixe por 10-15 minutos. Em seguida, o xarope é cuidadosamente drenado e levado para ferver novamente. Após a terceira aplicação do xarope quente nas frutas, elas são imediatamente fechadas hermeticamente e resfriadas.

Concentrado

Compota feita de acordo com esta receita, quando consumida, definitivamente precisará ser diluída em água duas, ou mesmo três a quatro vezes. Para isso, deve-se usar exclusivamente água fervida ou água potável especial.

O xarope é preparado mais espesso - tome cerca de 500-600 g de açúcar para 1 litro de água. E encha os potes com damascos na altura dos ombros. Em todos os outros aspectos, você pode agir tanto em uma receita com ou sem esterilização - derramar xarope fervente sobre a fruta várias vezes.

Com nucléolos

Tradicionalmente, a geléia é feita com grãos de damasco, mas a compota de damasco concentrada e espessa também receberá um aroma adicional dos grãos.

Os damascos devem primeiro ser divididos em metades, separados das sementes e removidos os nucléolos.

Aviso! Se houver o mais leve amargor nos nucléolos, você não pode usá-los para a colheita.

Os grãos devem ser doces e saborosos, quase como amêndoas. Encha os frascos com metades de frutas, polvilhando-os com nucléolos até a metade - ¾ do volume do recipiente. Em seguida, a calda é cozida, como de costume (500 g de açúcar são colocados em 1 litro de água). Despeje os damascos com a calda quente e esterilize-os conforme indicado na primeira receita.

Com mel

Compota de Damasco com Mel é uma receita especial para quem gosta de doces, porque mesmo as frutas não muito doces nesta compota adquirem um sabor e aroma realmente mel.

Os damascos são divididos em metades, as sementes são retiradas e os frutos colocados em potes esterilizados, enchendo-os cerca de metade. Enquanto isso, o xarope está sendo preparado para o derramamento: 750 gramas de mel são tomados para 2 litros de água. Tudo é misturado, levado para ferver e as frutas em potes são despejadas com o xarope de mel resultante. Em seguida, os potes são esterilizados de acordo com as instruções da primeira receita.

Com cachaça sem esterilização

Os fãs de tudo o que não é normal irão certamente apreciar a receita de compota de damasco com adição de rum. Se esta bebida não puder ser encontrada em nenhum lugar, ela pode ser substituída por conhaque. Para 3 kg de damascos, você precisará de cerca de 1,5 litro de água, 1 kg de açúcar granulado e cerca de 1,5 colher de sopa de rum.

Primeiro, você precisa remover as películas dos damascos.

Conselho! É melhor usar para este branqueamento as frutas em água fervente, após o que são imediatamente despejadas em água gelada.

A casca após esses procedimentos descasca por si mesma. Resta apenas cortar cuidadosamente a fruta em duas partes e libertá-los das sementes.

Além disso, o método de cozimento é extremamente simples. As frutas são cuidadosamente colocadas em potes de vidro de 1 litro e cobertas com calda de açúcar quente. No final, um pouco, uma colher de chá de cachaça é adicionada a cada pote. Os frascos são imediatamente torcidos, virados com a tampa para baixo e deixados para esfriar completamente.

Compota de Damasco e Cereja

Segundo algumas hospedeiras, a receita mais simples para fazer compota de damasco para o inverno é a seguinte.

Primeiro você precisa encontrar os seguintes ingredientes:

  • 4 kg de damascos;
  • 2 kg cerejas;
  • 1 pequeno cacho de hortelã
  • 6-8 litros de água;
  • 5 xícaras de açúcar branco
  • 8 g de ácido cítrico.

Enxágue bem as frutas de damasco e cereja, sem galhos e outros contaminantes, e coloque-as sobre uma toalha para secar. Não é necessário remover os ossos.

Esterilize frascos de tamanho adequado e tampas de metal.

Arrume os damascos e as cerejas em potes esterilizados, enchendo-os de 1/3 a 2/3, dependendo da concentração de compota que deseja obter. Misture a água com açúcar e ácido cítrico e, levando para ferver, ferva um pouco, no final do cozimento acrescente a hortelã cortada em pequenos ramos. Despeje a calda fervente sobre os potes de frutas de modo que a calda praticamente saia deles. Fechar imediatamente os frascos com as tampas quentes estéreis, virar e, envolvendo-os em roupas quentes, deixar esfriar.

Da mesma forma, você pode preparar compota de damasco para o inverno com a adição de vários frutos silvestres: groselha preta e vermelha, groselha, morango, cranberries, lingonberries e outros.

Compota de damasco e ameixa

Mas se você quiser fazer uma compota de damasco com ameixa, então é melhor cortar essas e outras frutas em duas metades antes de colocá-las em um frasco e separar as sementes delas. Em seguida, você pode proceder exatamente da mesma maneira descrita acima. Nas metades, as frutas ficarão mais agradáveis ​​esteticamente e emitirão mais suco e aroma, dando uma bela cor à compota.

Com frutas congeladas

Os damascos amadurecem em épocas diferentes dependendo da variedade, e seu tempo de maturação nem sempre coincide com o período de maturação de outras bagas e frutas que você gostaria de usar para preparar compotas para o inverno. Nesse caso, a compota de damasco pode ser preparada até mesmo com frutas congeladas. Nesse caso, eles agem de maneira um pouco diferente.

Os damascos são preparados da maneira tradicional: lavados e secos em papel toalha. É aconselhável não descongelar propositadamente os bagos congelados, mas apenas enxaguá-los várias vezes num escorredor em água à temperatura ambiente, após o que permanecerão frios, mas o gelo já terá passado.

Os damascos são colocados em potes e cobertos com açúcar, à base de um frasco de um litro - 200 gramas de açúcar. Ao mesmo tempo, as bagas são colocadas em uma panela separada e enchidas com água. Para cada lata de litro, deve-se esperar o uso de cerca de 0,5 litro de água. O número de frutas pode ser arbitrário e depende do seu gosto e capacidade. As bagas são levadas para ferver em água e, em seguida, colocadas cuidadosamente sobre os potes de damascos, despejando água por cima. Os bancos são cobertos com tampas e deixados de lado por 15-20 minutos para a impregnação. Em seguida, por meio de uma tampa especial com furos, o líquido é drenado de volta para a panela e levado novamente à fervura. Os damascos com bagas são novamente enchidos com um líquido quente e, desta vez, finalmente selados com tampas aquecidas e esterilizadas.

Um belo e saboroso sortimento de damascos com frutas vermelhas para o inverno está pronto.

Damascos secos

Muitos proprietários felizes do jardim secam damascos para o inverno na forma de damascos ou damascos secos, enquanto outros gostam de comprar e festejar com eles na estação fria. Se você não teve tempo para cozinhar compota de damasco no verão durante a estação de amadurecimento da fruta, então você sempre tem a oportunidade de mimar a si e sua família cozinhando uma deliciosa compota de damasco a qualquer momento no final do outono, inverno ou primavera .

200 gramas de damascos secos são suficientes para preparar 2 a 2,5 litros de uma deliciosa compota. Os damascos secos devem ser separados, bem enxaguados em água fria e escaldados em água fervente em uma peneira.

Pegue uma frigideira esmaltada de três litros ou de aço inoxidável, despeje nela os damascos secos escaldados, despeje 2 litros de água fria e leve ao fogo médio.

Quando a água ferver, adicione 200-300 gramas de açúcar à água, dependendo da doçura inicial dos damascos secos. Deixe os damascos ferver por pelo menos 5 minutos. Se a fruta estiver muito seca, o tempo de cozimento pode ser aumentado para 10-15 minutos.

Conselho! Adicionar 1 a 2 estrelas de anis estrelado à água enquanto cozinha a compota melhora o sabor e cria um aroma único na bebida final.

Em seguida, a compota cozida deve ser coberta com uma tampa e deixe fermentar.

Conclusão

Cozinhar compota de damasco não leva muito tempo, mas permite que você desfrute de uma bebida natural no inverno com aromas sedutores de verão, que podem decorar tanto um almoço normal quanto qualquer festa festiva.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção