Contente
- 1 A composição química do milho enlatado
- 2 Caloria e valor nutricional do milho enlatado
- 3 Por que milho enlatado é bom para você
- 4 É possível dar milho enlatado para crianças
- 5 É possível comer milho enlatado e perder peso
- 6 Normas e recursos de uso
- 7 Milho em conserva para o inverno em casa
- 8 Qual milho é adequado para enlatamento
- 9 Armazenamento de milho enlatado
- 10 Danos do milho enlatado e contra-indicações
- 11 Conclusão
Os benefícios e malefícios do milho enlatado são do interesse de muitos - o produto é frequentemente usado em saladas e acompanhamentos. Para entender o efeito que tem no corpo, você precisa se familiarizar com os detalhes da composição e propriedades.
A composição química do milho enlatado
Os grãos preservados para armazenamento de longo prazo contêm muitas substâncias valiosas. Entre eles:
- vitaminas C, E e B;
- ferro e cálcio;
- magnésio, fósforo e zinco;
- aminoácidos - lisina e triptofano;
- betacaroteno;
- dissacarídeos e monossacarídeos.
Os grãos enlatados também contêm fibras, uma pequena quantidade de vitamina A e niacina PP, o que também traz grandes benefícios.
Caloria e valor nutricional do milho enlatado
A maior parte dos grãos enlatados são carboidratos - existem cerca de 11,2 g deles, apenas 2 g são proteínas, e o volume mínimo é ocupado por gorduras - 0,4 g.
O conteúdo calórico é em média de 58 kcal por 100 g, porém, dependendo do fabricante específico, esse valor pode variar um pouco. Em qualquer caso, os grãos enlatados têm baixo valor nutricional, contêm muitos benefícios e não podem prejudicar o seu corpo.
Por que milho enlatado é bom para você
Um produto enlatado é valorizado não apenas por seu sabor agradável e vida útil prolongada. É muito benéfico quando usado corretamente, porque:
- fortalece os sistemas imunológico e endócrino devido ao aumento do conteúdo de vitaminas úteis;
- apoia a função cardíaca saudável devido à presença de magnésio no produto;
- tem um efeito benéfico sobre os vasos sanguíneos e não apenas fortalece suas paredes, mas também reduz a pressão arterial na hipertensão;
- auxilia no edema, pois possui propriedades diuréticas e coleréticas;
- Pode ser benéfico para o diabetes se consumido em pequenas porções e com a permissão de um médico;
- ajuda com anemia e anemia, saturando o sangue com substâncias valiosas;
- reduz os níveis de colesterol no sangue e previne o desenvolvimento de aterosclerose;
- traz grandes benefícios para a digestão, principalmente com tendência à constipação;
- tem um efeito de limpeza no fígado e melhora o metabolismo.
Os benefícios do uso de sementes enlatadas serão em caso de distúrbios no funcionamento do sistema nervoso, durante períodos de trabalho mental árduo e sobrecarga emocional.
Para homens e mulheres
Os benefícios das sementes em lata para a saúde da mulher são especialmente pronunciados durante a menopausa e durante os períodos dolorosos. O produto ajuda a regular os níveis hormonais, elimina os efeitos da hemorragia e geralmente melhora o bem-estar.
Não prejudicará o milho e os homens.Os grãos enlatados fortalecem os vasos sanguíneos e o coração, e o consumo regular de grãos saborosos é benéfico, pois previne o desenvolvimento de doenças graves - derrames e ataques cardíacos.
Para idosos
Para os idosos, os grãos enlatados são especialmente benéficos porque contêm muito fósforo, o que significa que ajudam a proteger o sistema esquelético da destruição. A vitamina E nas sementes tem um efeito benéfico no cérebro, fortalece a memória e previne o desenvolvimento de esclerose e outras doenças senis.
O produto tem efeito laxante e, por isso, com constipações frequentes, será muito útil utilizá-lo. Mas, com tendência à diarréia, os grãos devem ser evitados, pois podem prejudicar os intestinos.
Durante a gravidez e amamentação
Durante o período de gravidez é permitido o uso do produto - milho em lata é benéfico, pois além de ajudar no combate à intoxicação e inchaço, também tem um leve efeito revigorante. Os grãos enlatados não causarão danos ao feto - vitaminas e minerais terão um efeito benéfico em sua formação.
Durante a lactação, é aconselhável introduzir um produto enlatado na dieta, no máximo seis meses após o parto. Pode ser benéfico e potencializar a lactação, porém, devido ao seu alto teor de fibras, nem sempre é bem aceito pelos bebês. Se, após o surgimento dos grãos na alimentação da mãe, a criança tiver mal-estar estomacal e cólicas, o milho terá que ser abandonado, será prejudicial.
É possível dar milho enlatado para crianças
Como a comida enlatada é rica em fibras e tem efeito laxante, ela será mais prejudicial para os bebês. Mas depois de 2-3 anos, é possível introduzir grãos na dieta das crianças em pequenas quantidades, eles não só se beneficiarão, mas certamente se tornarão uma das iguarias favoritas das crianças.
É possível comer milho enlatado e perder peso
Como o conteúdo calórico dos grãos enlatados é muito pequeno, você pode usá-los em uma dieta, eles o ajudarão a suportar mais facilmente as restrições alimentares e não prejudicarão o seu corpo. Mas os benefícios serão significativos - o produto satura bem e elimina a sensação de fome, e também remove rapidamente as toxinas e o excesso de líquidos do corpo. Tudo isso contribui para o emagrecimento, principalmente se consumir grãos enlatados em pequenas dosagens e pela manhã.
Normas e recursos de uso
Até mesmo uma foto de milho enlatado evoca emoções positivas. É um produto saboroso e de fácil digestão, razão pela qual muitas pessoas estão prontas para consumi-lo em grandes quantidades. No entanto, você não deve fazer isso - se você comer muito milho, não haverá nenhum benefício. Pelo contrário, as sementes causarão indigestão e danos. A quantidade recomendada para um produto enlatado não passa de 100 g de grãos por dia.
Você pode usar milho assim, ou pode adicioná-lo a saladas ou combiná-lo com misturas de carne, peixe e vegetais. Não se deve comer grãos enlatados à noite, eles demoram muito para digerir e, portanto, podem prejudicar e interferir no sono reparador.
Milho em conserva para o inverno em casa
Você pode comprar um produto enlatado em qualquer loja. Mas como o milho costuma ser cultivado em chalés de verão, as receitas caseiras de enlatados são muito populares, o que também traz grandes benefícios.
Enlatar milho com grãos em casa
A receita clássica é conservar o milho em casa com grãos, o produto acabado praticamente não difere do comprado e os benefícios costumam ser bem maiores. Você precisará de poucos ingredientes para preparar a peça de trabalho - apenas água, milho, sal e açúcar.
A receita é assim:
- 1 kg de orelhas frescas é descascado com cuidado e os grãos são cortados com uma faca afiada;
- os grãos são colocados em uma panela, regados com água e, depois de fervidos, fervidos em fogo baixo;
- depois de pronto, o milho é retirado do fogão e a água é colocada em um recipiente separado, e os grãos são despejados em pequenos potes de 0,5 litro cada.
Adicione 6 colheres de sopa grandes de açúcar e 2 colheres de sopa de sal à água restante após ferver, misture e leve para ferver novamente. Em seguida, a marinada é despejada em latas e enviada para esterilização para que o produto não se deteriore muito rapidamente e não comece a causar danos.
Após a esterilização, os frascos são bem fechados com tampas e virados de cabeça para baixo, sendo então embrulhados em uma toalha. Só será possível remover o isolamento dos espaços vazios enlatados quando eles tiverem esfriado completamente.
Receita de milho em conserva
O milho novo pode ser enlatado na espiga, o que torna o cozimento ainda mais fácil.
- Várias espigas são tiradas inteiras ou cortadas em 2-3 pedaços se o milho for muito grande.
- As orelhas são descascadas, colocadas em uma panela grande e fervidas por meia hora.
- Em outra panela, neste momento, leve a ferver mais 1 litro de água e adicione 20 g de sal, esta solução servirá como marinada para o milho.
Depois de amolecerem as espigas de milho, elas são retiradas do fogão e deixadas esfriar, para então serem distribuídas em potes e servidas com a marinada, também resfriada à temperatura ambiente. Para evitar danos, o produto acabado em potes é enviado para esterilização por uma hora, após a qual é enrolado e finalmente resfriado em um cobertor aquecido.
Receita de milho enlatado sem esterilização
Você pode conservar o milho em grãos sem esterilizar, se fizer direito, não haverá mal. A receita é assim:
- grãos de milho são pré-fervidos e colocados em latas limpas e desinfetadas de 0,5 litro;
- água fervente é despejada nas margens e deixada por cerca de meia hora para aquecimento de alta qualidade;
- então, a água é cuidadosamente despejada em uma panela e levada para ferver novamente, após o que é novamente despejada em uma jarra por 10 minutos;
- ao mesmo tempo, 2 colheres grandes de vinagre, 30 g de açúcar e 15 g de sal são dissolvidas em 1 litro de água fervente e uma marinada regular é preparada;
- a água da jarra é drenada novamente e a mistura da marinada é colocada em seu lugar.
As latas são imediatamente torcidas e colocadas com o pescoço para baixo até esfriarem completamente. Milho em lata caseiro pode ser armazenado por muito tempo com esse preparo, e a falta de esterilização não é prejudicial.
Milho em conserva com legumes
Agrada com rico sabor e benefícios do produto, enlatado junto com vegetais. Para conservar as espigas, você deve:
- descasque e ferva várias orelhas a gosto até ficarem macias;
- lave, descasque e corte em cubinhos 1 abobrinha, 1 cenoura e 1 pimentão;
- retire os grãos das orelhas cozidas com uma faca afiada, misture com os vegetais picados e coloque em potes pré-esterilizados;
- Despeje os grãos e legumes com uma marinada feita com 1 colher grande de sal, 1,5 colher de sopa de açúcar e 25 ml de vinagre.
Latas mal fechadas devem ser colocadas em uma panela com água quente e as peças devem ser pasteurizadas por cerca de 10 minutos, e então as latas devem ser enroladas e enviadas para esfriar sob um cobertor quente.
Colhendo milho com vinagre
Uma receita muito simples, que traz o máximo benefício e não faz mal, é a espiga de milho em conserva no vinagre.
- O milho maduro é descascado e fervido até ficar macio, e então despejado com água fria e os grãos são removidos da espiga com uma faca.
- Os grãos são espalhados sobre os potes preparados e despejados em água fervente, sendo então deixados repousar por meia hora.
- Após este tempo, a água é drenada, levada para ferver novamente, 2 colheres grandes de açúcar e vinagre e 1 colher grande de sal são adicionadas a ela.
O milho é finalmente despejado com a marinada de vinagre, em seguida, os potes são enviados para esterilização, após o que são enrolados e armazenados.
Milho enlatado com ácido cítrico
Uma maneira incomum de fazer espigas de milho jovem em conserva envolve o uso de ácido cítrico em vez de vinagre. O produto servirá como um bom conservante sem causar nenhum dano à saúde.
- Os grãos são descascados do milho fervido e, de acordo com o algoritmo usual, são colocados em pequenos potes.
- 1 colher grande de açúcar, meia colher pequena de sal e apenas 1/3 de uma colher pequena de ácido cítrico são colocadas em cada um dos frascos.
- O líquido restante após o cozimento do milho é fervido novamente e colocado em potes preparados com grãos.
As peças de trabalho são esterilizadas por 15-20 minutos e, em seguida, são enroladas firmemente e enviadas para esfriar em um local aquecido.
Qual milho é adequado para enlatamento
Das variedades de milho para enlatamento, é melhor escolher espigas de açúcar, pois são as que mais beneficiam. Apesar de existirem receitas com milho para forragem enlatada e não trazer prejuízos, é bastante difícil obter o mesmo sabor agradável na hora de cozinhá-lo.
Além disso, o milho em lata é de boa qualidade e beneficia quando se utiliza espigas jovens com pêlos claros na base e folhas suculentas. Milho maduro demais não fará mal, mas na forma enlatada será muito brando e áspero, mesmo com fervura prolongada.
Armazenamento de milho enlatado
Para que o produto enlatado tenha o máximo benefício, permaneça por muito tempo e não cause danos, é necessário seguir as regras de armazenamento. Em primeiro lugar, a maioria das receitas exige a esterilização das peças de trabalho, caso contrário, o milho enlatado se deteriorará rapidamente e começará a danificar.
É necessário manter os potes de enlatados enrolados em local escuro e com temperatura baixa, de preferência na geladeira ou adega. Em média, a vida útil é de 6 a 7 meses - grãos enlatados adequadamente sobreviverão ao inverno e reterão seus benefícios até a próxima temporada.
Danos do milho enlatado e contra-indicações
Por todos os seus benefícios, um produto enlatado pode ser prejudicial se você consumir grãos e espigas de forma descontrolada ou se houver contra-indicações. É preciso abrir mão do milho enlatado:
- se você é alérgico ao produto;
- com úlcera de estômago na fase aguda;
- com gastrite aguda e pancreatite;
- com tendência a formar coágulos sanguíneos e aumento da coagulação sanguínea;
- com tendência à obesidade - o dano neste caso será até mesmo de uma refeição de baixa caloria.
Milho enlatado deve ser usado com cautela se você tiver diarreia frequente, pois tem efeito laxante nos intestinos e pode ser prejudicial.
Conclusão
Os benefícios e malefícios do milho enlatado dependem de sua qualidade e do estado de saúde individual. Se não houver contra-indicações e os grãos enlatados forem enrolados para o inverno de acordo com todas as regras, o milho doce só trará benefícios à saúde.