Contente
A flor branca nos cogumelos pode aparecer após a coleta ou durante o armazenamento para conservação. Às vezes, na floresta, há cogumelos cobertos por uma flor branca. Os amantes experientes da "caça silenciosa" sabem o que fazer com esses cogumelos, mas para os iniciantes isso levanta muitas questões.
O que significa flor branca em agarics de mel
A floração branca nas cápsulas de cogumelos frescos nem sempre é um sinal do desenvolvimento de microflora patogênica. Às vezes, está associado às peculiaridades do crescimento dos cogumelos na floresta. Se a placa aparecer em cogumelos já coletados ou preservados, medidas urgentes devem ser tomadas, caso contrário, todo o branco deverá ser descartado.
Flor branca em agarics mel na floresta
Percebendo os cogumelos de outono cobertos por uma flor branca na floresta, muitos catadores de cogumelos tentam contorná-los. Isso é justificado pela preocupação com sua segurança, pois os dublês falsos podem estar escondidos por trás de tais espécimes.
Muitas vezes, a flor branca em tampas de agaric de mel é um pó de esporos, é inofensivo para a saúde. Porém, com mais frequência, essa característica se manifesta em espécimes grandes, com um chapéu esticado em forma de guarda-chuva. Coletores de cogumelos experientes não recusam cogumelos grandes e maduros, se sua polpa não for inferior em propriedades e aparência às dos jovens. Você pode limpar essa placa em casa com uma esponja de cozinha seca.
Você pode coletar cogumelos de mel com uma flor branca se eles tiverem um aroma característico de cogumelo, e o pó de esporos lhes dá uma cor esbranquiçada estranha.
A flor amarela bolorenta nos cogumelos é fácil de distinguir pelo seu odor característico e desagradável. Se a maior parte da tampa e da haste estiverem mofados, essas amostras não podem ser coletadas na cesta. Eles acumularam toxinas perigosas que podem causar intoxicações graves.
Flor branca em agarics mel em um banco
Após a salga dos cogumelos, às vezes aparece uma flor branca na superfície do frasco. Isso não é mofo, mas sim fermento kahm, eles não são prejudiciais à saúde. Se a tampa não fechar bem o frasco, a salmoura ou a marinada evaporam e a superfície dos cogumelos fica coberta com uma flor branca.
A situação só pode ser salva se o início do processo for notado a tempo. Os espécimes cobertos são jogados fora, os restantes são lavados, fervidos por 5-10 minutos e despejados em salmoura fresca, aumentando a concentração de sal. A preservação é feita em frascos limpos e esterilizados e, após o resfriamento, são armazenados em local fresco e escuro.
Para evitar que a flor branca apareça nos pratos de uma jarra com cogumelos salgados, use um pano de algodão embebido em vodka. É usado para cobrir a superfície de cogumelos em conserva. O frasco é bem enchido para que não haja lacunas e espaço de ar entre os cogumelos, é aqui que o mofo começa a crescer durante o armazenamento.
Se depois de um tempo aparecer uma flor branca na superfície do pano, deve-se jogá-la fora, pegue um pano limpo embebido em vodca, limpe a flor com uma esponja das bordas do frasco. Cubra com um pano limpo, coloque lascas de pinho como uma conta e adicione um pouco de salmoura (1 colher de sopa de sal por litro de água). A salmoura deve cobrir o produto em 1-2 cm. Em seguida, feche com uma tampa apertada. Também é desejável umedecê-lo na vodka.
É possível comer cogumelos com uma flor branca
Quando os cogumelos do mel são cobertos com uma flor branca durante a salga, este é um processo natural.Normalmente, essa placa cobre um pano ou gaze, que é coberta com um produto, deve ser trocada de vez em quando por uma limpa embebida em vodca.
É impossível comer cogumelos cobertos de mofo. Eles acumulam toxinas prejudiciais à saúde, que podem causar febre, vômito, tontura e outros sintomas desagradáveis. Os biólogos atribuem o mofo ao reino dos fungos microscópicos. Eles têm uma estrutura semelhante, como os grandes espécimes comestíveis familiares às pessoas, apenas alguns milhares de vezes menores.
Todos os representantes do reino têm um sistema de raízes - micélio, que absorve nutrientes do solo, e acima do solo há um corpo frutífero - um órgão reprodutor contendo milhões de esporos. Ela é o ancestral do micélio ou micélio. Quando exposto a condições favoráveis, produz muitos filamentos ramificados. Eles crescem absorvendo e processando o substrato nutriente. O processo tem duas fases: a primeira é o crescimento dos filamentos e a segunda é a formação do corpo. Novos esporos estão amadurecendo nele.
As colônias de fungos têm cores diferentes - cinza, preto, amarelo, verde, avermelhado. O molde provoca alergias, afeta o corpo de forma invisível, como a radiação e os metais pesados. O fungo mais perigoso é o aspergilo preto. Para vê-lo, às vezes é suficiente olhar para o porão onde os alimentos são armazenados. Percebendo mofo na superfície dos alimentos enlatados, eles devem ser jogados fora sem arrependimento. Raspando a parte superior bolorenta, é possível remover apenas o lado visível do "iceberg", e as toxinas que os cogumelos produzem ficarão dentro do produto.
As micotoxinas não são destruídas nem mesmo fervendo e se acumulam lentamente no corpo. Essas substâncias são patogênicas mesmo em pequenas concentrações. Eles afetam o fígado e podem causar tumores malignos. Portanto, é preciso jogar fora os produtos mesmo com uma pequena ilha de mofo e nunca levar espécimes mofados na floresta.
Mas o mofo pode não ser visto, muitas vezes a comida enlatada já está contaminada antes de chegar à mesa. Isso é especialmente verdadeiro para a conservação adquirida em mercados espontâneos.
Conclusão
A flor branca em cogumelos é formada na floresta a partir do pó de esporos, é totalmente seguro para a saúde. Se aparecer flor branca em potes sobre cogumelos, use essa preservação com cuidado. O tratamento térmico não destrói as toxinas acumuladas. Portanto, se houver várias camadas de mofo no frasco, é melhor jogá-lo fora.