Contente
Enlatar é uma das maneiras mais fáceis e acessíveis de preparar vegetais e frutas para armazenamento a longo prazo. Caviar de Squash ela apenas se prepara para o inverno, os produtos são baratos para ela e seus benefícios são conhecidos pelos nutricionistas. A abobrinha fresca ou processada é facilmente absorvida pelo organismo, contém poucas calorias, mas muito ferro, fósforo, cobre, vitaminas, ácidos orgânicos. Além disso, o caviar de abobrinha ajuda a lidar com o inchaço, melhora o funcionamento dos intestinos, da vesícula biliar, está incluído em dietas para pessoas que sofrem de hipertensão, doenças cardiovasculares ou simplesmente que desejam perder peso.
Existem muitos receitas para cozinhar caviar de abobrinha para o inverno, são variados tanto no sabor quanto na aparência. Talvez estejam unidos apenas pelo conjunto básico de produtos: abobrinha, cebola, cenoura, extrato de tomate, além do tratamento térmico obrigatório. Em casa, costuma-se fritar e estufar, mas há receitas que exigem que as abobrinhas sejam assadas no forno ou mesmo fervidas.
Chamaremos sua atenção para três receitas de caviar de abobrinha: uma é de baixo teor calórico, dietética, a outra é mais nutritiva, mas excepcionalmente saborosa, e a terceira é para os amantes de especiarias. Para maior clareza e comodidade, apresentamos receitas com fotos.
Caviar de abóbora de baixa caloria
Esta receita além de conter um mínimo de calorias, é indicada também para diversificar a dieta de pessoas que aderem a um jejum rigoroso, já que nem contém óleo vegetal.
Produtos usados
Para cozinhar caviar de abóbora para o inverno, você precisará de:
- abobrinha descascada - 1 kg;
- cebolas - 200 g;
- tomates vermelhos - 200 g;
- cenouras - 200 g;
- sal de mesa - 1 colher de sopa;
- pimenta preta, açúcar - a gosto (você não precisa adicionar).
Cozinhar caviar
Lave bem a abobrinha, corte a bica e o caule e remova as áreas danificadas. Velhos - descasque, tire o caroço, corte em pedaços pequenos, os vegetais jovens não precisam ser descascados.
Descasque as cebolas e as cenouras, corte em cubos pequenos.
Coloque a abobrinha, cebola e cenoura em uma panela, acrescente um pouco de água, cozinhe por 40 minutos.
Esta receita de abóbora de inverno é preparada com tomates frescos. Despeje água fervente sobre eles e coloque-os imediatamente em água fria. Faça uma incisão cruciforme no topo, retire a casca, corte a fruta.
Quando o resto dos vegetais estiver cozido, escorra a água, acrescente os tomates cozidos e use o liquidificador para picar os ingredientes.
Coloque o purê de batata em uma panela com um dia grosso, acrescente os temperos, cozinhe em fogo baixo por cerca de meia hora. Durante esse tempo, o excesso de líquido evaporará e a massa ficará espessa.
Transfira o caviar para potes de meio litro pré-esterilizados. Coloque-os em uma tigela grande com água quente, cubra com as tampas e pasteurize por 15 minutos.
Role o caviar, vire as latas, embrulhe, deixe esfriar completamente.
Você precisa armazenar os frascos em local fresco ou na geladeira. O caviar estará pronto para consumo em um mês.
Caviar de abobrinha cozido com maionese
A receita de caviar de abóbora dada abaixo deve agradar as donas de casa que não gostam de pasteurizar os espaços em branco. É verdade que não se destina ao armazenamento a longo prazo: os potes terão de ser esvaziados antes do início da primavera. Não será difícil fazer isso, já que este caviar acaba sendo tão saboroso e tenro que até quem, a princípio, não gosta de abobrinha adora.
Antes de dizer como cozinhar o caviar de abóbora com a adição de maionese, deve-se notar que não será de baixa caloria. Inclui a maionese, que é bastante nutritiva, assim como o ácido cítrico e a pasta de tomate, que dificilmente podem ser chamados de alimentos diet.
Produtos usados
Ingredientes:
- abobrinha - 5 kg;
- cebolas - 1 kg;
- maionese - 0,5 l;
- pasta de tomate - 0,5 l;
- óleo refinado - 1 copo;
- açúcar - 0,5 xícara;
- ácido cítrico - 1 colher de chá;
- sal a gosto.
Notas de qualidade do produto
Além disso, daremos algumas dicas sobre como fazer o caviar de abóbora o mais saboroso possível.
- Use apenas abobrinhas jovens.
- O azeite de oliva não funciona bem para esta receita. Melhor levar girassol ou milho.
- O sabor do caviar é altamente dependente da pasta de tomate. Deve ser saboroso e sem amargor.
- Em nenhum caso, não prepare enlatados com maionese vencida ou aberta mesmo no dia anterior. Leve apenas produtos frescos!
- Não use cebolas roxas - é claro, elas são saborosas e saudáveis, mas a aparência de caviar não será atraente.
- Não coloque sal nos olhos - experimente. A quantidade a ser servida depende da maionese e da pasta de tomate, que também pode conter sal.
- Esta receita não contém cenouras. Se você decidir adicioná-lo, certifique-se de reduzir a quantidade de açúcar.
Cozinhar caviar
Antes de expor passo a passo a receita do cozimento, lembre-se que é necessário esterilizar os potes e lavar os legumes com muito cuidado, pois não haverá pasteurização adicional.
Lave e descasque as abobrinhas, corte.
Corte a cebola ao meio rodelas e frite em uma pequena quantidade de óleo vegetal refinado até ficar transparente.
Moa os vegetais em um moedor de carne.
Transfira para uma panela, cubra com óleo, misture bem, cozinhe por uma hora.
Adicione o resto dos ingredientes, misture bem para que a consistência e a cor do caviar fiquem homogêneas. Cozinhe por mais 40 minutos com agitação constante.
Prove o caviar várias vezes durante o processo de cozimento, pois seu sabor mudará.
Quando o caviar estiver pronto e o sabor o satisfizer, transfira para potes esterilizados de meio litro ou de litro, enrole.
Importante! Caviar de abobrinha bem quente deve ser enrolado. A receita não prevê tratamento térmico adicional, além disso, inclui maionese. O melhor é colocar o caviar em potes sem retirar do fogo a frigideira onde foi cozinhado.
O rendimento estimado do caviar é de 4 litros. Ele está pronto para uso imediatamente.
Caviar de abóbora picante
Esta receita para o inverno pode ser chamada nem mesmo de caviar de abóbora, mas de adjika de abóbora. Você terá que mexer no preparo, mas o resultado será um aperitivo muito interessante.
Produtos usados
Ingredientes:
- abobrinha - 2 kg;
- cebolas - 0,5 kg;
- tomates - 0,5 kg;
- cenouras - 250 g;
- alho - 1 cabeça (grande);
- óleo refinado - 150 g;
- mostarda - 1 colher de sopa;
- farinha - 2 colheres de sopa;
- açúcar - um copo incompleto;
- essência de vinagre - 1 colher de sopa;
- sal a gosto.
Qualidade dos produtos de caviar
Essa receita prevê a pasteurização, além de incluir mostarda, alho, essência de vinagre, que por sua vez são conservantes.
- Vão servir abobrinhas velhas, basta descascá-las e retirar com cuidado o meio com as sementes grandes. Neste caso, é necessário pesar os vegetais já preparados.
- Pegue cebolas brancas ou douradas para não prejudicar o aspecto do caviar.
- A mostarda deve estar seca, não cozida.
- A quantidade de sal, açúcar, alho, essência de vinagre pode ser alterada de acordo com o seu gosto.
- Substitua os tomates, se necessário, por pasta de tomate ou mesmo molho de tomate.
Cozinhando caviar picante
Lave bem as abobrinhas e pique bem.
Retire a casca dos tomates, conforme descrito na primeira receita, pique no liquidificador ou com a ajuda de um moedor de carne.
Lave as cenouras, descasque, rale, de preferência grande.
Corte a cebola em cubos, cozinhe na panela de caviar, acrescente as cenouras e metade dos tomates. Cozinhe por 30 minutos sem tampa.
Adicione a abobrinha picada e tempere com sal. Tampe os pratos e cozinhe por mais 40 minutos em fogo baixo.
Retire a tampa, deixe ferver por mais 40 minutos para que a massa engrosse.
Misture o restante do purê de tomate com a farinha e a mostarda até ficar homogêneo.
Adicione o açúcar e o alho picado.
Despeje a mistura em vegetais ferventes, misture bem, mantenha em fogo baixo por mais 20 minutos. Lembre-se de mexer.
Desligue o fogo, esfrie um pouco a massa, acrescente a essência do vinagre, triture no liquidificador ou de outra forma.
Espalhe o caviar preparado em potes de meio litro limpos e esterilize por 15 minutos.
Vire, embrulhe, deixe esfriar.
Conclusão
Como você pode ver, o caviar de abóbora pode ser preparado de várias maneiras. Pode ser uma refeição dietética, um aperitivo ou apenas uma iguaria requintada. Escolha a receita que você mais gosta. Desfrute de sua refeição!