Como cozinhar compota de uva

A compota de uva é considerada uma das mais saborosas. Esta bebida é muito semelhante ao sumo puro, é apreciada tanto por adultos como por crianças. As compotas de uva podem ser diferentes, são preparadas a partir de bagas de diferentes cores e variedades, combinadas com outras frutas e bagas, acrescenta canela, limão e especiarias diversas. Fazer compota de uva para o inverno não é nada difícil, levará para a dona de casa no máximo meia hora. Mas então toda a família poderá desfrutar do sabor fresco do verão durante um inverno longo e frio.

Este artigo será dedicado a como cozinhar compota de uva. Aqui veremos várias receitas de preparação de inverno e também mostraremos como deixar o sabor de uma bebida caseira ainda melhor.

Os segredos de uma deliciosa compota de uva para o inverno

Você pode preparar compota de uva para o inverno de várias maneiras: escolha uma receita simples, esterilize latas de bebida, use frutas vermelhas com sementes ou coloque-as em cachos inteiros, enrole ou feche uma tampa de náilon.

Absolutamente qualquer uva, tanto azul quanto branca ou rosa, é adequada para compota de uva. A bebida mais deliciosa é obtida a partir de variedades escuras agridoces. Coquetéis com ameixas, maçãs ou peras não são menos bons.

Conselho! Para enriquecer a cor da compota de uva de bagas brancas, pode adicionar algumas folhas de cereja.

Em casa, você pode fazer deliciosas compotas, principalmente se fizer experiências: combine uvas com outras frutas, acrescente especiarias e ervas, dilua a doçura das bagas de vinho com suco de limão ou ácido cítrico.

A compota de uva para o inverno é fermentada não apenas para beber. Excelentes mousses, geleias, cocktails alcoólicos e não alcoólicos são feitos a partir deste branco.

Esta bebida não é apenas saborosa, mas também incrivelmente saudável - a compota de uva é certamente preferível ao sumo de fruta comprado.

Como cozinhar compota de uva

Esta compota caseira é semelhante em concentração e intensidade de sabor ao suco natural. Bagas de qualquer tipo são adequadas para sua preparação, mas uvas escuras como Isabella, Moldova, Golubok ou Kish-mish são as melhores.

O cálculo dos produtos é dado para um frasco de três litros:

  • 1 xícara de açúcar granulado;
  • meia lata de uvas;
  • 2,5 litros de água;
  • algum ácido cítrico.

Você precisa preparar uma vitamina em branco como esta:

  1. As uvas precisam ser colhidas em cachos, limpas de galhos e frutas podres.
  2. Agora as frutas são lavadas em água corrente e descartadas em uma peneira para que o copo fique com o excesso de umidade.
  3. Cada frasco deve ser enchido com frutas até a metade do volume.
  4. A água é colocada em uma panela e o açúcar é adicionado. O xarope de açúcar é fervido no fogão, levando o líquido para ferver.
  5. A calda ainda a ferver é vertida sobre as uvas em potes e tapada com tampas. A bebida deve ser infundida por 15 minutos.
  6. Depois de um quarto de hora, a calda é despejada das latas na mesma panela e colocada no fogo. Dois minutos após a fervura, adiciona-se ácido cítrico ao líquido (uma pitada de ácido é suficiente para cada lata).
  7. Agora a calda é despejada sobre as uvas em potes e selada com uma máquina de costura.

Os potes com compota devem ser virados e deixados a arrefecer completamente, cobertos com uma manta quente. A cor da compota acabada será rica, e o sabor, ao contrário, será leve e refrescante.

Conselho! Para facilitar a drenagem da calda das latas, você pode usar tampas de plástico especiais com orifícios.

Receita de compota de uva sem esterilização

Comprar sucos e compotas naturais sai caro, mas no inverno você quer mesmo algo saboroso, verão e vitaminas. Você pode preparar rapidamente a compota de uva para o inverno sem esterilização - qualquer dona de casa pode fazer isso.

Dois frascos de três litros exigirão a seguinte quantidade de produtos:

  • 2 kg de uvas azuis;
  • 0,5 kg de açúcar granulado;
  • 4 litros de água.
Atenção! A água para a preparação de compotas para o inverno deve ser retirada de água purificada da torneira que passou pela filtração. É melhor não usar água engarrafada comprada em lojas - essa bebida pode não ter gosto.

Como fazer compota:

  1. Retire os bagos dos cachos, despeje água por 15-20 minutos, enxágue bem e descarte em uma peneira para que a água fique de vidro.
  2. Os frascos de compota devem ser esterilizados com água fervente ou vapor.
  3. Cada frasco está cheio de frutas vermelhas com cerca de um terço de seu volume.
  4. Agora você pode colocar 250 g de açúcar em cada pote. Saha tornará o sabor da bebida mais concentrado.
  5. A gosto, você pode adicionar algumas folhas de hortelã, um pouco de canela, uma flor de cravo - as especiarias tornarão a compota mais inusitada e saborosa.
  6. Agora encha cada frasco com água fervente e feche imediatamente as tampas de metal.

Resta virar os potes de compota e envolvê-los em um cobertor quente. No dia seguinte, você pode levar a peça de trabalho para o porão.

Importante! A compota de uva não esterilizada só pode ser armazenada na cave e não por mais de um ano.

Compota de uvas e maçãs

O sabor dessa bebida é duas vezes melhor, porque contém não apenas uvas, mas também maçãs aromáticas. O ácido da maçã ilumina a compota de uva, a sua tonalidade acaba por ser muito bonita, rubi. Mas, isso, se você pegar os frutos de variedades escuras (Moldávia, Isabella) - eles são os mais adequados para preparar uma compota para o inverno.

Para cada lata, você precisará de:

  • 150 g de açúcar granulado;
  • 1-2 cachos de uvas (dependendo do tamanho);
  • 3-4 maçãs.

É simples preparar uma bebida vitamínica:

  1. As uvas são lavadas diretamente sobre os pincéis, sacudidas e ligeiramente secas.
  2. As maçãs também devem ser lavadas e cortadas em vários pedaços, o caroço com as sementes deve ser removido. Se as frutas forem pequenas, coloque as maçãs inteiras no frasco.
  3. Os bancos são pré-lavados com refrigerante e esterilizados.
  4. Maçãs e uvas são colocadas em cada jarro, enchendo o recipiente em 2/3.
  5. Resta adicionar açúcar, despejar água fervente sobre a fruta, encher os potes até o gargalo e enrolar.

A compota é virada e embrulhada. No dia seguinte, você pode abaixar as latas no porão.

Atenção! Você também pode cozinhar uma compota de uvas brancas. Nesse caso, é preciso tirar maçãs vermelhas para que a cor da bebida fique bonita.

Receita de compota para o inverno de uvas e ameixas

O sabor e o aroma de uma baga de vinho vão bem com outras frutas. A variedade azul pode ser combinada com vantagem com uma ameixa, obtendo uma bebida perfumada e saborosa para o inverno.

Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • uvas azuis 4-5 cachos médios;
  • 250 g de açúcar granulado;
  • 0,5 kg de ameixas;
  • agua.

O preparo da bebida será assim:

  1. Os bancos são preparados com antecedência: primeiro lavam os vasilhames com refrigerante, depois os esterilizam no forno ou de qualquer outra forma. Após este procedimento, o recipiente deve secar completamente.
  2. As uvas não são colhidas dos cachos, são lavadas assim mesmo. Os pincéis estão bem sacudidos. As ameixas também são lavadas e ligeiramente secas.
  3. Coloque tantas ameixas em cada frasco para encher o recipiente em um quarto. Coloque alguns cachos de uvas por cima. Como resultado, o frasco deve estar cheio até a metade com frutas.
  4. A mistura de frutas preparada é despejada com água fervente e os potes são tampados com tampas.
  5. Depois de meia hora, é preciso escorrer a água da infusão com as frutas vermelhas e colocá-la em uma panela. O açúcar é despejado ali, misturado e levado para ferver. Depois de ferver, você pode ferver a calda um pouco mais para que o açúcar se dissolva completamente.
  6. Despeje a fruta com calda fervente e feche rapidamente os potes com tampas de metal.Agora você precisa virar os recipientes com a compota e deixar nesta posição por meia hora. Quando a bebida esfria um pouco, as latas são voltadas para a posição normal e envoltas em um cobertor - para que a própria compota passe pelo processo de esterilização.

A peça é levada para a adega após 2 a 3 dias, quando a compota está bem infundida e completamente resfriada sob a manta.

Como fechar a compota de limão

Esta bebida acaba por ser muito refrescante, pode ser preparada não só para o inverno, mas também cozinhada todos os dias para matar a sede no insuportável calor do verão. Além de excelente sabor, esta preparação para o inverno possui um alto teor de vitamina C, que é muito útil no período de outono e primavera beribéri.

Para cozinhar você precisará de:

  • 100 gramas de uvas;
  • 30 g de limão;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 litro de água.

É muito simples preparar uma bebida saudável e revigorante:

  1. Retire as bagas dos cachos e enxágue bem. Remova as uvas estragadas e podres.
  2. O limão deve ser escaldado com água fervente e cortado em rodelas junto com a casca.
  3. Coloque as frutas vermelhas e as rodelas de limão em uma panela, cubra com açúcar e adicione água. Tudo isso deve ser levado para ferver e cozido em fogo baixo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
  4. Para beber uma compota fresca, basta tapar a panela com uma tampa e esperar que a bebida arrefeça completamente. Na preparação para o inverno, a compota é despejada junto com as frutas em potes e selados com tampas de metal.

Conselho! Quem não gosta muito de doces não precisa adicionar açúcar à bebida de uva. Então a compota ficará ligeiramente azeda e será armazenada por mais tempo.

Como fechar a compota de uva para o inverno com cachos inteiros

As variedades de frutos pequenos azuis são mais adequadas para este tipo de branco, porque o cacho deve caber livremente no frasco e passar pelo gargalo. Cozinhar essa compota é ainda mais rápido e fácil, porque você não precisa separar e colher frutas.

Os ingredientes são os seguintes:

  • cachos inteiros sem bagas estragadas e podres;
  • 2 litros de água;
  • 1 xícara de açúcar granulado.

A tecnologia de cozimento é muito simples:

  1. Os pincéis são lavados em água corrente, examinados e as uvas estragadas são removidas.
  2. Os bancos precisam ser lavados com bicarbonato de sódio, mas ainda não esterilizados.
  3. Vários cachos são colocados em cada jarro para enchê-lo em cerca de um terço.
  4. Despeje água fervente sobre os cachos de uva, enchendo os potes até o topo. Após 10-15 minutos, a água é drenada.
  5. Açúcar é adicionado a esta infusão e o xarope é levado para ferver.
  6. Despeje os cachos de uva com a calda fervente e sele com uma guarnição.

Para o primeiro dia, a compota está em potes invertidos, bem embrulhados em um cobertor. No dia seguinte, você pode colocar a peça de trabalho na adega ou na despensa.

Conselho! Para que a compota não fique amarga, as uvas são cortadas até à base, no local onde começam os pincéis com bagas.

Se você está fazendo compota de uva, lembre-se que uma grande quantidade de açúcar pode estragar o sabor delicado dessa bebida. Além disso, a maioria das variedades já é caracterizada por um maior teor de açúcar, portanto, em alguns casos, você pode não adicionar nenhum açúcar granulado.

O ácido encontrado em limões ou maçãs ajudará a iluminar a bebida do vinho. Mas as folhas de cereja, algumas bagas de groselha preta ou maçãs vermelhas doces ajudarão a tornar a cor de uma compota de variedades brancas mais bonita.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção